Málaga, na Andaluzia, é conhecida como a cidade onde nasceu Pablo Picasso. Porém, a cidade tem muito mais para oferecer além do famoso artista. Há um museu fantástico dedicado às suas obras, com muitas das suas criações.
Málaga está localizada à beira do Mediterrâneo e tem praias incríveis – a mais próxima do centro é a Playa de la Malagueta. A cidade é uma das principais portas de entrada para a Costa del Sol, famosa pelas praias ensolaradas. Ao longo da história, Málaga foi habitada por fenícios, romanos e mouros, e guarda construções preciosas dessas épocas, enriquecendo o seu património histórico.
Existem muitos pontos de interesse em Málaga, como os vestígios romanos e o palácio construído pelos mouros. As praias de Málaga também são um grande atrativo. Estes são os melhores locais para visitar em Málaga.
1. Alcazaba de Málaga
A Alcazaba de Málaga foi construída sobre uma rocha e combina defesas militares com a beleza dos seus jardins e salas internas. Inicialmente, foi usada como uma fortaleza urbana, sede do governo e residência dos dirigentes da cidade.
No ponto mais alto do complexo, está a área do palácio, com várias dependências organizadas em torno de pátios retangulares. A visita revela a arquitetura Hispano-Muçulmana, com belos trabalhos em madeira e pinturas elaboradas.
2. Catedral de Málaga
A Catedral de Málaga, ou Santa Igreja Catedral Basílica da Encarnação, está situada em frente à Praça do Bispo. É um dos monumentos renascentistas mais valiosos da Andaluzia.
Construída por grandes mestres do Renascimento, a catedral mistura estilos gótico, renascentista e barroco. Iniciada no século XVI e concluída no século XVIII, é conhecida como “La Manquita” devido à sua torre sul inacabada.
3. Castelo de Gibralfaro
No topo do Monte Gibralfaro, encontra-se o Castelo de Gibralfaro, cujo nome vem de um antigo farol fenício. Construído pelos árabes, o castelo servia para proteger a Alcazaba e abrigar tropas.
Foi considerado uma das fortalezas mais difíceis de conquistar na Península Ibérica. A sua estrutura inclui muralhas duplas e 8 torres, sendo a mais alta com 17 metros de altura.
4. Museu Pablo Picasso
No Palácio de Buenavista, do século XVI, está o Museu Picasso de Málaga. Este museu reúne 233 obras do artista, cobrindo uma ampla variedade de estilos e técnicas.
O palácio, que foi também um Museu de Belas Artes, tornou-se a sede do museu em 2009, graças às doações da família do pintor. O museu tem também um jardim agradável e uma pastelaria.
5. Teatro Romano
O Teatro Romano de Málaga é o principal vestígio romano da cidade. Descoberto em 1951, está localizado no sopé da colina da Alcazaba. As ruínas foram restauradas e estão abertas ao público, proporcionando um vislumbre da antiga Malaca.
6. Mercado de Atarazanas
O Mercado Central de Atarazanas, construído entre 1876 e 1879, é um exemplo da arquitetura eclética de Málaga. Antigamente, o local abrigava uma fábrica naval árabe, e uma das portas de acesso foi preservada. No interior, há um grande painel de vitrais que mostra os edifícios mais emblemáticos da cidade.
7. Praça da Constituição
A Praça da Constituição é a mais importante de Málaga desde os tempos árabes. Em 1812, recebeu o nome atual. É um local cheio de vida e palco de importantes eventos culturais. No centro da praça, está a Fuente de Génova, rodeada por edifícios do século XIX e o centro comercial Pasaje Chinitas.
8. Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Málaga tem 250.000 metros quadrados e abriga mais de 2.000 espécies de plantas e árvores. É um dos jardins botânicos mais diversos da Europa. Aos domingos à tarde, a entrada é gratuita, e o local possui áreas para piqueniques e bancos onde se pode desfrutar da tranquilidade.
9. Praça de Touros La Malagueta
A Plaza de Toros, construída em 1874, é um lugar emblemático em Málaga. O edifício, de estilo neo-Mudéjar, pode acomodar mais de 9.000 pessoas. A arena é usada para touradas, feiras e concertos.
10. Parque de Málaga
O Parque de Málaga, um dos maiores parques naturais da cidade, possui a flora tropical mais ampla da Europa. Inaugurado em 1899, é um reduto de plantas exóticas e pequenos papagaios. O parque tem lagos, recreios para crianças, quiosques e um anfiteatro para espetáculos.
11. Jardins Pedro Luís Alonso
Os Jardins Pedro Luís Alonso, criados em 1947, estão ao lado da Câmara Municipal. Inspirados nos jardins franceses, têm laranjeiras e outras árvores de fruto, perfumando o ar especialmente na Primavera. O jardim também abriga o monumento El Biznaguero, representando um homem com flores de jasmim.
12. Museu do Vidro
Este museu está numa linda casa do século XVIII e exibe uma grande coleção de objetos de vidro antigos, de várias civilizações como fenícios, romanos, gregos e egípcios. A coleção inclui peças venezianas e vidro de chumbo inglês dos anos 1500.
Tudo o que me têm enviado é muito informativo, esplêndido. Agradeço muito. Um abraço a todos