A cidade de Manchester, capital comercial e cultural da região de Lancashire é um centro célebre pelas artes e ensino superior. Juntamente com Salford e outros oito municípios, forma o condado metropolitano de Grande Manchester, no qual vivem cerca de três milhões de pessoas.
Tal como Liverpool, Manchester passou por uma espécie de renascimento com a introdução de iniciativas como o projeto Castlefield, com o seu complexo de museus na Liverpool Road. A extensão das instalações de entretenimento e desportos da cidade também fez aumentar consideravelmente o interesse junto dos turistas.
Exemplos notáveis incluem a sensacional Opera House, onde há fenomenais apresentações teatrais e musicais, e a sublime Chill Factore, a maior e mais ampla pista coberta de ski da Grã-Bretanha. Estes são os melhores locais para visitar em Manchester.
1. Castlefield
Castlefield é um óptimo lugar para começar a explorar Manchester. Fará, com certeza, um excelente passeio entre belíssimas casas vitorianas cuidadosamente restauradas. Não deixe de explorar o canal Bridgewater, construído em 1761. Outras belas atracções turísticas são a Galeria de Arte Castlefield e Bridgewater Hall.
2. Museu da Ciência e Indústria
O Museu da Ciência e Indústria tem galerias esplendorosas. Há, por exemplo, o espetacular Power Hall, onde encontrará máquinas da era dourada da indústria têxtil, bem como carros antigos feitos em Manchester, incluindo um raro Rolls Royce de 1904. Também vale muito a pena visitar – pelos incríveis veículos de combate – o Imperial War Museum North.
3. Catedral de Manchester
Tornou-se catedral no remoto ano de 1847. A octogonal casa do capítulo, construída em 1465, apresenta murais onde Cristo surge com trajes modernos. Outro fascinante sítio é a St. Mary’s Catholic Church, conhecida localmente como uma “hidden gem”.
4. Museu Nacional do Futebol
Santuário com fascinantes recordações alusivas ao desporto-rei, incluindo preciosidades como o primeiro livro de regras, além de fenomenais troféus. Um conjunto de formidáveis curtos filmes mostram a história do futebol. Existem, ainda, empolgantes exposições que cativam quem visita o museu.
5. Biblioteca de Chetham
Trata-se de uma das bibliotecas públicas mais antigas de Inglaterra. Em funcionamento desde 1653, tem mais de 100 000 livros, mais da metade deles impressos antes de 1850. Chetham também conquistou fama por ser o ponto de encontro entre Karl Marx e Friedrich Engels durante a visita de Marx a Manchester.
6. Galeria de Arte de Manchester
Há aqui uma das maiores colecções de arte na Grã-Bretanha fora de Londres. A galeria inclui obras de mestres flamengos do século XVII, impressionistas franceses (Gauguin, Manet, Monet), pintores alemães (Max Ernst), artistas ingleses (Stubbs, Constable), enquanto a colecção de esculturas apresenta obras de Rodin, Maillol, Jacob Epstein e Henry Moore.
7. Chinatown
A colorida casa de uma das maiores comunidades chinesas da Grã-Bretanha, Chinatown, fica a poucos passos da Galeria de Arte de Manchester. Muitas lojas e restaurantes que oferecem uma grande variedade de iguarias de Hong Kong e Pequim instalaram-se neste bairro. No Centro de Arte Contemporânea Chinesa há artesanato e obras de arte originais.
8. Câmara Municipal de Manchester
A imponente fachada neogótica da Câmara Municipal enfeita a Albert Square e a torre proporciona excelentes vistas panorâmicas da cidade. A Câmara do Conselho merece atenção especial, juntamente com o ciclo de pinturas de Ford Madox Brown que retratam a história de Manchester. Veja, também, o Free Trade Hall, inaugurado em 1951.
9. Museu da História do Povo
Dá a conhecer a história do povo trabalhador na Grã-Bretanha. Versa sobre a democracia britânica e o que a mesma dá à população. Há extensas colecções de artefatos relacionados com sindicatos e o sufrágio feminino. Existem, ainda, dois outros equipamentos museológicos nas proximidades: o Museu Judaico e o Museu dos Transportes.
10. Heaton Park
É o maior parque de Grande Manchester e um dos maiores parques municipais do Velho Continente. Os entusiastas de desporto poderão desfrutar de campo de golfe, minigolfe e courts de ténis. Há, também, jardins ornamentados, parques infantis, um observatório e um museu.
11. Platt Hall
Elegante casa georgiana construída em 1764. Faz parte da Galeria de Arte de Manchester. Proporciona uma excelente visão geral do vestuário inglês no período 1600-presente. É, talvez, a única colecção que rivaliza com o londrino Victoria and Albert Museum. Apresenta, efetivamente, uma das maiores colecções de roupas e acessórios da Grã-Bretanha.
12. Universidade de Manchester
A Universidade de Manchester pode gabar-se de ter três vencedores de prémios Nobel: Ernest Rutherford (1871-1939), que lançou as bases da física atómica moderna, o médico James Chadwick, que, em 1932, provou a existência do neutrão, e Sir John Cockcroft (1897-1967), um dos principais físicos a nível de pesquisa atómica britânica e canadiana.