A cidade de Marbella, na província de Málaga, Andaluzia, sul de Espanha, é uma das mais portentosas estâncias balneares da Costa do Sol. Clubes de praia luxuosos e campos de golfe exclusivos atraem uma clientela sofisticada.
As deslumbrantes praias arenosas e o pitoresco centro histórico de Marbella são qualquer coisa de esplêndido. A histórica Marbella apresenta bonitas casas caiadas de branco, ruas de pedra arredondada e árvores frondosas. Muitos dos edifícios antigos são adornados com varandas de ferro.
Igualmente maravilhoso é explorar as praças, monumentos históricos, museus de arte e boutiques de Marbella. Estes são os melhores locais para visitar em Marbella.
1. Plaza de los Naranjos
A Plaza de los Naranjos é o coração de Marbella. Um grupo de laranjeiras está plantado no meio da praça, como um pequeno pomar, sendo que, durante a Primavera, a fragrância é celestial. A câmara municipal e a igreja paroquial mais antiga de Marbella, Ermita de Santiago, localizam-se na Plaza de los Naranjos.
2. Museu de Gravuras Contemporâneas Espanholas de Marbella
Este museu – único do seu género em Espanha – é outra das principais atracções do centro histórico de Marbella. Dedica-se à preservação e exibição de gravuras contemporâneas e obras gráficas espanholas dos séculos XX e XXI. Dispõe de uma extensa colecção de mais de 4000 trabalhos artísticos.
3. Praias de Marbella
Marbella possui fascinantes praias. Várias excelentes opções situam-se perto do centro histórico marbelli. Todas as praias públicas têm instalações sanitárias e salva-vidas de serviço durante o Verão. Não falta a Bandeira Azul. As águas são calmas e seguras, sendo, por isso, óptimas para nadar.
4. Porto Banús
Porto Banús é a marina mais famosa e deslumbrante de Marbella. É conhecida como a melhor marina espanhola de iates. Os restaurantes têm terraços ao ar livre para um ambiente perfeito à beira-mar. Serve-se uma deliciosa cozinha.
5. Plaza de Altamirano
Esta encantadora praça – cuja calçada é em pedra arredondada – encontra-se repleta de palmeiras frondosas e candeeiros de rua antigos. Uma atracção turística interessante na praça é a Colecção Arqueológica, localizada no escritório central do Departamento de Cultura, um edifício renovado do século XVI.
6. Igreja de Nossa Senhora da Encarnação
Erigida no século XVI pelos reis católicos. Tem uma nave central abobadada e uma abside semicircular com colunas coríntias. Uma característica distintiva da fachada: a porta principal é requintadamente esculpida a partir de pedra ocre em estilo rococó, um aprimoramento do século XVIII.
7. Avenida do Mar e as estátuas de Dalí
Um panorama imperdível para os amantes de arte surrealista, a Avenida do Mar apresenta uma exposição permanente das estátuas brônzeas de Salvador Dalí. Na década de 1990, o espaço foi convertido numa moderna avenida, sendo que continua a ser um popular lugar de encontro para locais e visitantes.
8. Museu Ralli de Marbella
O Museu Ralli, inaugurado em 2000, está instalado num prédio completamente renovado. Há dez amplas salas de exposição. Aqui encontrará uma das melhores colecções de arte latino-americana do mundo.
Existe uma extensa colecção de obras de artistas contemporâneos de vários países da América Latina. As pinturas expostas refletem a influência dos grandes mestres europeus.
9. Alcazaba
Constitui as ruínas do antigo castelo mouro de Marbella e as suas impressionantes fortificações, que outrora cercaram a cidade. Esta fortaleza do castelo é uma importante relíquia da civilização muçulmana de Marbella. As torres e outros vestígios do edifício são do período dos califas mouros (dos séculos X e XI).
10. Igreja do convento franciscano do Santo Cristo
Edificada no século XVI, a igreja do convento franciscano do Santo Cristo está situada na zona histórica. A fachada da igreja apresenta detalhes em pedra e um telhado octogonal de cerâmica. No que concerne ao interior desta igreja: há uma única nave e decoração de estilo andaluz.
11. Mesquita do rei Abdul Aziz Al-Saud (mesquita de Marbella)
Foi construída por um príncipe saudita. Trata-se de um esplêndido exemplo da moderna arquitectura andaluza inspirada na herança mourisca. A mesquita é cercada por jardins mediterrâneos e contém uma colecção de 30 000 volumes, concentrando-se nos estudos do Alcorão.
12. Paseo del Alameda
O Paseo del Alameda tem à volta vegetação exuberante. Há palmeiras e pinheiros frondosos. Aqui encontrará um encantador parque do século XVIII, o qual apresenta uma avenida principal, bancos decorativos e fontes.