Marraquexe, conhecida como a Cidade Vermelha por causa dos seus edifícios de arenito, já foi uma das cidades imperiais de Marrocos. Na década de 1960, era um destino popular entre celebridades como os Beatles e os Rolling Stones. Hoje, Marraquexe continua a ser um dos destinos turísticos mais procurados em África, graças à sua arquitetura antiga e aos encantadores jardins.
1. Jemaa el Fna
Jemaa el Fna é uma praça enorme e um mercado que existe desde os séculos XI e XIV. É reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade. Aqui pode encontrar mercadores, contadores de histórias, músicos e artistas. A praça enche-se de vendedores de comida à noite, proporcionando um verdadeiro sabor de Marrocos.
2. Palácio el Badi
O Palácio El Badi, construído para o sultão Ahmad al-Mansur, foi concluído em 1593 e, embora grande parte esteja em ruínas, ainda é impressionante. O palácio original tinha mais de 350 quartos decorados, um grande salão e uma piscina central. É famoso pelas suas passagens subterrâneas e jardins.
3. Mesquita de Koutoubia
O minarete da Mesquita de Koutoubia é uma das atrações imperdíveis em Marraquexe, com mais de 70 metros de altura e típica decoração marroquina. Embora o interior não seja acessível a não-muçulmanos, o exterior vale certamente a visita.
4. Medina
A medina, no centro histórico da cidade, é Património Mundial da UNESCO. Aqui pode explorar mercados e barracas de comida e artesanato. O Palácio Bahia e a Mesquita Koutoubia ficam neste local e são atrações imperdíveis.
5. Hammans (banhos públicos)
Depois de um dia agitado, relaxe num dos muitos hammams da cidade, como Les Bains de Marrakech ou Hammam Rosa Bonheur. Espere uma experiência diferente dos spas ocidentais, incluindo a necessidade de tirar a roupa. Os preços variam, mas normalmente custam cerca de 16 euros por sessão.
6. Palácio da Bahia
O Palácio da Bahia, construído em 1859, é um dos locais mais visitados de Marraquexe. Destaca-se pela sua fusão de estilos arquitetónicos islâmicos e marroquinos, com jardins perfumados e interiores decorados com mosaicos e estuques. Parte do palácio é usada pelo Ministério de Assuntos Culturais de Marrocos.
7. Jardins Menara
Os Jardins Menara datam do século XII e foram criados para cultivar frutas e hortaliças. No centro, há um grande lago com vista para um elegante pavilhão e as montanhas do Atlas. Os jardins são um refúgio tranquilo do calor e da agitação da cidade, com entrada gratuita.
8. Jardins Majorelle
Os Jardins Majorelle foram construídos pelo artista francês Jacque Majorelle e restaurados por Yves Saint Laurent. São um oásis de tranquilidade, com árvores exóticas, flores coloridas e riachos. O Museu Berbere, dentro dos jardins, explora a cultura berbere.
9. Túmulos de Saadian
Descobertos em 1917, os Túmulos Saadianos datam de 1557 e mantêm muito do seu esplendor original. Há mais de 66 túmulos nos mausoléus e 100 túmulos nos jardins, decorados com belos azulejos zellij.
10. Madrassa de Ben Youssef
Construída em 1565, a Madrassa de Ben Youssef é a maior faculdade teológica de Marrocos. Tem salas de aula e pátios internos com telhas zellige e detalhes em madeira de cedro, sendo uma das mais belas construções de Marrocos.
11. Koubba Almorávida
Construído no século XII, o Koubba Almorávida é o monumento mais antigo de Marraquexe. O seu uso original é desconhecido, mas o interior tem um teto abobadado com motivos Almorávidas.
12. Museu de Marraquexe
O Museu de Marraquexe tem uma coleção variada, desde arte contemporânea a cerâmicas e tecidos locais. O edifício, Dar Me’nebhi, é uma mistura de estilos do Norte da África e elementos portugueses, com um deslumbrante pátio central.