Há quem confunda Monsaraz com Reguengos de Monsaraz. Na realidade, são duas localidades distintas, sendo que Monsaraz faz parte do concelho de Reguengos de Monsaraz. Verdade seja dita, a vila histórica de Monsaraz é a principal atracção turística desta região. No entanto, há muitos mais pontos de interesse e motivos para visitar Reguengos de Monsaraz.
Desde que nasceu a Albufeira do Alqueva, o número de turistas que visitam esta localidade aumentou exponencialmente. Reguengos de Monsaraz é conhecida também pelos seus monumentos megalíticos, cujo maior exemplo é o Cromeleque do Xerez.
O grande lago do Alqueva possibilitou também um novo tipo de turismo: começam a nascer as praias fluviais no Alqueva e as atividades náuticas ao longo de todo o lago. Estes são os melhores locais para visitar em Reguengos de Monsaraz.
1. Monsaraz
Monsaraz é uma vila histórica que ainda tem as suas muralhas medievais. Fica numa colina com vista para o vale do Guadiana e a albufeira do Alqueva. Esta vila existe desde o tempo dos muçulmanos e, depois de ser conquistada pelos cristãos, foi protegida por várias ordens, incluindo os Templários.
2. Castelo de Monsaraz
O Castelo de Monsaraz está no sudoeste da vila. Foi construído no século XIII por ordem do rei D. Dinis e fazia parte das fortificações de fronteira com Espanha. Hoje, a torre de menagem e as quatro torres pequenas são visitáveis, com a parte central frequentemente usada para eventos.
3. Igreja Matriz de Santo António
Construída a partir de 1887, esta igreja foi criada para acomodar mais fiéis. Desenhada pelo arquitecto António José Dias da Silva, tem uma forma de cruz latina, três naves e uma torre sineira.
4. Lago do Alqueva
O Grande Lago do Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa, é ideal para relaxar. Tem uma albufeira de 250 km² e é ótimo para desportos náuticos como vela, ski e passeios de canoa. Também há percursos para caminhadas e bicicleta.
5. Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa
Esta igreja, com raízes no século XIII, foi reconstruída no século XVI. Tem três naves, decoração renascentista e um altar-mor com talha dourada e esculturas de madeira. Destaca-se também o túmulo de Gomes Martins Silvestre.
6. Torre do Esporão
Esta torre quadrangular, construída entre 1457 e 1490, era um símbolo de status. Hoje, abriga um museu arqueológico com peças do Esporão e do Complexo Arqueológico dos Perdigões.
7. Praia Fluvial de Monsaraz
Inaugurada em 2017, esta praia está na albufeira do Alqueva e tem uma piscina flutuante. Tem bar, parque infantil, zona de merendas e rampa para barcos.
8. Convento da Orada
Construído no século XVIII, este convento albergou a Ordem dos Agostinhos Descalços. Agora, funciona como hotel rural e museu arqueológico, com espaços para eventos.
9. Cromeleque do Xerez
Este conjunto megalítico, com 50 menires e um monólito central, data de 4000-3000 a.C. Foi recomposto em 1969 e está localizado perto do Convento da Orada.
10. Ermida de Santa Catarina
Construída no século XVIII, esta ermida tem símbolos templários e um estilo típico da Ordem do Templo. É classificada como Monumento Nacional.
11. Olaria de São Pedro do Corval
São Pedro do Corval é conhecido pela cerâmica desde tempos pré-históricos. As peças são feitas com técnicas ancestrais e a aldeia é um dos maiores centros oleiros da Península Ibérica.
12. Centro Interactivo da História Judaica
Este centro está numa casa histórica em Monsaraz e apresenta a história da comunidade judaica local, que já existia no século XIII. Não foi um tribunal da Inquisição, mas pode ter sido usado por familiares do Santo Ofício.