Capital Europeia da Cultura em 2004, Génova é uma vasta cidade que fica no Golfo de Génova, no Mar da Ligúria, na região noroeste de Itália. Com uma população central actual de 588.000 habitante, trata-se da sexta maior cidade italiana, sendo, de igual modo, um dos centros económicos mais importantes.
Um marco da cidade é o seu imenso porto e estaleiros que se encontram em atividade desde o século XIX. O seu porto natural era usado tanto pelos romanos como pelos etruscos.
Génova tinha uma estreita associação com o Sacro Império Romano e era conhecida pelo seu feroz conjunto de marinheiros e guerreiros durante a Idade Média. Na atualidade, Génova tem fantásticos palácios, praças acolhedoras e esplendorosas igrejas; possui uma variedade de atracções turísticas de primeira classe e belas oportunidades para fazer compras e refeições requintadas.
1. Piazza de Ferrari
Trata-se de um dos pontos centrais de Génova e oferece uma infinidade de pontos turísticos diferentes. Nesta praça – onde encontrará uma magnífica fonte – existem vários importantes edifícios, entre os quais o Palácio dos Doges e o Teatro Carlo Felice. A Piazza de Ferrari tem, ainda, vários pequenos restaurantes e cafés com mesas ao ar livre para relaxar.
2. Porta Soprana
Génova é conhecida pela ligação a muralhas – ao longo dos anos, as mesmas ver-se-iam expandidas e cercavam, de facto, grande parte da cidade. Eram, mencione-se, as maiores muralhas citadinas transalpinas. O par de torres – mais do que indicadas para figurarem nas mais belas fotografias – estão a poucos passos da Piazza De Ferrari e são facilmente visíveis de muitas partes de Génova.
3. Piazza Matteotti
Localiza-se ao lado da Piazza de Ferrari e é um maravilhoso local com uma grande variedade de edifícios históricos e pontos turísticos. Por estas bandas situa-se o Palácio dos Doges, uma construção verdadeiramente opulenta. Na outra extremidade está a fabulosa Catedral de São Lourenço. Indique-se, de igual modo, que os mercados encontram-se muitas vezes aqui instalados.
4. Catedral de São Lourenço
É mais comumente conhecida como Catedral de Génova. A arquitectura é uma reminiscência da Catedral de Florença. Construída em 1118, a Catedral de São Lourenço apresenta um interior verdadeiramente inspirador. Nele encontrará um tecto imensamente decorado com afrescos e obras de arte deveras coloridas.
5. Aquário de Génova
Próximo da Piazza Carciamento, o Aquário de Génova é um lugar fantástico para toda a família. Dois dos temas centrais são as criaturas do Mar da Ligúria e o Oceano Atlântico Norte. Todos os tanques são bem mantidos e espaçosos. Encontra-se, efectivamente, tudo fielmente recreado para dar aos animais tudo o que precisam em termos de clima e habitação.
6. Museu Marítimo de Génova
Génova foi uma grande potência naval durante os séculos XVI-XIX. É, por isso, lógico que a cidade possua um dos maiores museus marítimos do Velho Continente.
Este museu é um lugar verdadeiramente interessante e apresenta quatro andares de artefatos históricos, reconstruções e exposições. No segundo andar, por exemplo, há reproduções de naufrágios e uma infinidade de instrumentos navais.
7. Palazzo Spinola di Pellicceria
Uma visita a Génova tem que incluir obrigatoriamente a Piazza della Pellicceria. Aqui fica o imponente Palazzo Spinola di Pellicceria, construído em 1593 pela vontade de Francesco Grimaldi e mais tarde herdado pela família Ansaldo-Pallavicino, Doria , Fieschi e finalmente, em meados do século XVIII, pela família Spinola.
Em 1958 os proprietários deixaram toda a propriedade, com os móveis e valiosa colecção de arte ao Estado italiano, com cláusula obrigatória que fossem mantidos a aparência de habitação: assim nasceu a National Gallery Palazzo Spinola, um dos maiores museus da cidade de Génova.
O edifício destaca-se não só para as obras de arte que abriga, mas também pelas decorações valiosas feitas ao longo do tempo por grandes artistas como Lazzaro Tavarone, Sebastiano Galeotti, Giovanni Battista Natali e Lorenzo De Ferrari .
8. Via Garibaldi
A Via Garibaldi – Património Mundial da UNESCO – é uma das mais importantes ruas genovesas, sendo famosa pela grande quantidade de palácios e arquitectura refinada. Nela estão o Palazzo Bianco, o Palazzo Rosso, o Palazzo Doria Tursi, o Palazzo Lomelino e o Palazzo Pantaleo.
Três destes palácios estão abertos ao público (Bianco, Rosso e Tursi), oferecendo os mesmos uma fabulosa visão da história de Génova, juntamente com uma grande variedade de artefactos e maravilhosas colecções de arte.
9. Porto de Génova
O porto de Génova estende-se por 22 quilómetros de costa. Este sítio onde os navios podem fundear tem bastante potencial turístico e inclui uma miríade de bares, restaurantes e museus. No ponto central da rede portuária, à esquerda da baía, fica a fantástica Lanterna de Génova.
10. Museu de Arte Oriental
Localizado perto da Piazza del Portello, no centro de Génova. Dentro dos limites desta estrutura convidativa fica uma das maiores colecções de arte asiática. As exposições, divididas em várias categorias que abrangem diferentes épocas, incluem esculturas budistas e uma grande variedade de armaduras e armas japonesas bem preservadas. Há, igualmente, uma colecção de pinturas asiáticas e objectos teatrais de bronze.
11. Castello d’Albertis
O Castello d’Albertis oferece excelentes vistas do Mar da Ligúria e da cidade circundante. Dentro da fortaleza está o maravilhoso Museu de Culturas do Mundo. Esta colecção inclui artefactos da civilização maia, assim como uma série de descobertas de todo o mundo por Enrico e Luigi Alberti, entre as quais armas do Sudão e da China.
12. Spianata Castelletto
Castelletto é um bairro residencial em Génova e Spianata é uma plataforma elevada que oferece vistas incomparáveis da cidade e do porto. O pátio e a passagem são acessíveis através de uma série de degraus ou de um elevador que é coberto por um grande edifício com painéis de vidro.
O pátio em si é um óptimo lugar para relaxar e é protegido por uma variedade de árvores. Existem, igualmente, vários binóculos que permitem ver todos e quaisquer detalhes.
13. Passeggiata Anita Garibaldi a Nervi
É um trecho de calçada pavimentada que serpenteia ao longo da costa de Génova. Começando na Via Giovanni, a passagem apresenta um caminho de paralelepípedos rosa e abraça perfeitamente o litoral. Venha aqui para fugir da agitação da cidade, apreciar o ar do mar e admirar a bela paisagem costeira que Génova tem para oferecer.
14. Palazzo Tursi
Construído durante os anos dourados da República de Génova é hoje o local onde o presidente do município recebe os seus convidados especiais. O edifício abriga também uma extensão da Galeria Palazzo Bianco.
Nas suas fabulosas salas estão expostas peças famosas como o Guarneri del Gesù, um violino que pertenceu a Paganini, um conjunto considerável de obras de arte decorativa, uma exposição de majólica liguriana entre os séculos XVI e XVIII, tapeçarias preciosas e uma colecção de documentos oficiais, moedas, pesos e medidas da antiga República de Génova.
15. Castello Bruzzo
O Castello Bruzzo está localizado numa área montanhosa da cidade onde é possível apreciar as deslumbrantes vistas sobre o Golfo de Génova. O castelo está localizado quase no centro de um parque que, de acordo com os padrões românticos, é articulado em caminhos sinuosos e amplas áreas de repouso e contemplação.
A extensa área arborizada é acessada a partir de três entradas: a primeira em Corso Firenze, através de uma escada larga e íngreme; o segundo, na Via Paride Salvago, leva à área em frente à fachada principal e mais representativa do edifício, aquela com a entrada através de uma ponte sobre um fosso; o terceiro na Via Piaggio leva directamente ao hall de entrada dos fundos.