A cidade de Oslo, capital da Noruega, é uma das capitais mais interessantes da Europa. Parques e espaços abertos são parte integrante da paisagem urbana de Oslo e são facilmente acessíveis a partir de praticamente qualquer lugar da cidade.
Estendendo-se da Estação Central de Oslo até ao Palácio Real, a Karl Johans Gate, a artéria principal da capital norueguesa, passa por muitas das atracções turísticas de Oslo, designadamente o Palácio, o Teatro Nacional, os antigos edifícios da Universidade e a Catedral.
Regularmente considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver, Oslo possui uma cena cultural rica e é famosa pelo teatro, museus e galerias. Há muito para ver e para fazer nesta capital nórdica e estamos aqui para lhe ajudar a fazer o seu roteiro. Estes são os melhores locais para visitar em Oslo.
1. Casa da Ópera de Oslo
A Casa da Ópera dispõe de uma lotação de 1364 lugares sentados. Revestida em mármore italiano e granito branco, a Casa da Ópera é o maior edifício cultural construído na Noruega desde a Catedral de Nidaros, em Trondheim, no século XIV.
Falando ainda de música, mas em que esta se faz ouvir num outro local, no caso na Fortaleza de Akershus, recomenda-se a ida a dois festivais, os quais acontecem todos os Agostos: o Oslo Jazz Festival (um grande atractivo para músicos e fãs) e o Festival de Música Clássica (o qual inclui dezenas de concertos de música clássica protagonizados por artistas internacionalmente aclamados).
2. Parque Vigeland
O icónico Parque Vigeland trata-se de uma das atracções turísticas mais famosas da Noruega. Aberto todo o ano, este parque é, sem dúvida alguma, único. Nele, tem a oportunidade de ver uma imensidade de formidáveis estátuas em bronze, granito e ferro forjado. Quem as construiu foi o escultor norueguês Gustav Vigeland (1869-1943).
3. Museu das Embarcações Viking
Nenhuma viagem à Noruega estará completa sem visitar, pelo menos, um dos muitos museus e exposições dedicados ao passado Viking do país. Um dos melhores é o Museu das Embarcações Viking, que abriga três navios históricos do século IX, sendo o melhor preservado o navio Oseberg, de 21 metros de comprimento.
4. Museu Nacional de Oslo
O Museu Nacional de Oslo engloba a Galeria Nacional e o Museu Nacional – Arquitectura, além de colecções adicionais de arte contemporânea e design. A Galeria Nacional de Oslo abriga a maior colecção de arte da Noruega, apresentando obras de consagrados artistas como Johan Christian Dahl e Edvard Munch.
5. Palácio Real de Oslo
Situado numa colina no final da Karl Johans Gate, uma das principais zonas de Oslo, o Palácio Real da Noruega, construído em 1825, domina a paisagem urbana. O impressionante edifício de 173 quartos está aberto ao público para visitas guiadas durante o Verão, com guias em inglês quatro vezes/dia.
6. Museu Munch
Dedicado à vida e obra do maior pintor norueguês, Edvard Munch (1863-1944), o Museu Munch apresenta uma vasta colecção de pinturas, arte gráfica, desenhos, aguarelas e esculturas da vida do sobredito artista nórdico. Contém perto de 28 000 obras de arte, além de objectos e ferramentas de Munch (até mesmo a sua biblioteca particular).
7. Museu de História Cultural
Abriga a maior reunião de artefactos egípcios na Noruega, sendo possível encontrar, entre outros, múmias e objectos funerários. A galeria medieval do museu também é extensa e ficará encantado com a beleza dos artefactos religiosos. Há, ainda, uma grande exposição dedicada à história da cunhagem de ouro, onde pode observar fascinantes exemplos de moedas dos últimos 2600 anos.
8. Museu Fram
Recebeu o nome do primeiro navio norueguês construído especificamente para a pesquisa polar. Este esplendoroso museu é uma obrigação para qualquer pessoa interessada na exploração do Árctico.
As principais estrelas do museu são o Fram, um ícone devido às muitas viagens polares recheadas de sucesso, além do Gjoa, o primeiro navio a navegar pela Passagem do Noroeste.
9. Resort Holmenkollen
O Museu do Esqui é o mais antigo do seu tipo no mundo, estando aberto desde 1923. Aqui, os entusiastas de esqui encontrarão artefactos com quase 4000 anos. O museu tem um “Hall of Fame” (dedicado a grandes esquiadores noruegueses), exposições interactivas sobre esqui e snowboard, além de informações sobre as explorações polares de Fridtjof Nansen no navio Fram.
10. Catedral de Oslo
Foi consagrada em 1697. A torre foi reconstruída em 1850, enquanto o interior foi renovado logo após o final da Segunda Guerra Mundial. A nível de características sublimes tem a porta principal com portas de bronze decoradas, as pinturas do tecto por Hugo Lous Mohr, o púlpito barroco, além de uns magníficos vitrais (Emanuel Vigeland).
11. Câmara municipal
Radhuset é, sem dúvida, um dos grandes marcos de Oslo. Este imponente edifício, construído em betão revestido a tijolo, foi desenhado por Arnstein Arneberg e Magnus Poulson e tem duas torres, uma delas adornada com um enorme mostrador de relógio. Uma das torres abriga os 38 sinos que podem ser escutados a tocar em toda a área portuária.
12. Aker Brygge
Estima-se que 12 milhões de pessoas visitem Aker Brygge todos os anos, atraídos pela maravilhosa calçada à beira-mar, óptimas lojas, fantásticos restaurantes e belos bares. Não deixe de visitar, também, o Museu de Arte Moderna Astrup Fearnley, onde existem obras de grandes nomes como Andy Warhol, Damien Hirst e Jeff Koons.
13. Museu de História Natural e Jardins Botânicos
O Museu de História Natural de Oslo – constituído por Museu Geológico, Museu Zoológico e Jardim Botânico – é a maior colecção de história natural da Noruega. O Museu Geológico tem fantásticos minerais, além de uma impressionante colecção de esqueletos de dinossauros, enquanto no Museu Zoológico encontrará dioramas da fauna norueguesa.
O melhor de tudo, porém, é o requintado Jardim Botânico: fundado em 1814, possui 7500 espécies de plantas diferentes da Noruega e de outras partes do mundo, 1500 delas localizadas no belo Jardim das Rochas.
14. Fortaleza de Akershus
Passeie tranquilamente pelos jardins e muralhas, sendo que pode contar com esplendorosas vistas do porto. Tente visitar os seguintes dois sítios: a pitoresca capela com o túmulo de Haakon VII (1872-1957) e o impressionante Museu da Resistência Norueguesa, estabelecimento onde conseguirá saber mais acerca da ocupação alemã de 1940-45.
15. Parque do Palácio
O Parque do Palácio é um espaço de 22 hectares com árvores, lagoas e trilhos de cascalho sinuosos. Caminhe pelo terreno, admire as estátuas e veja os soldados no parque rondando pela casa principal da Família Real norueguesa. A construção do parque foi iniciada na década de 1820, enquanto o palácio era erguido. O local foi um dos primeiros parques públicos da cidade.
Muitas das árvores plantadas na época ainda estão de pé hoje. Ao caminhar pelo parque, observe as estátuas de noruegueses famosos. Entre elas estão as da princesa britânica que se tornou a Rainha Maud da Noruega em 1905 e do escultor Gustav Vigeland.