Poucos serão os países que, ao longo da história da Humanidade, terão tido ações que mudaram o mundo tantas vezes como os portugueses. Apesar de Portugal ser um país relativamente pequeno, a nossa História está repleta de momentos em que Portugal mudou o mundo. O momento mais conhecido será as Descobertas, mas está longe de ser o único.
O efeito de alguns destes episódios históricos fez-se notar apenas alguns séculos depois. Noutros casos, foi imediato: a expansão marítima portuguesa levou a nossa cultura aos 4 cantos do mundo mas também impediu outras civilizações de progredirem ou, noutros casos, fez desaparecer impérios.
Esta é uma lista de pequenas ou grandes ações, de atos involuntários que fizeram mudar o rumo da História ou, em alguns casos, de atos de uma grande bravura e coragem, quase incompreensíveis aos olhos das pessoas de hoje. Descubra 15 momentos em que Portugal mudou o mundo.
1. O ouro dos romanos
Os romanos conseguiram arrecadar ouro suficiente para financiar as suas campanhas de guerra na Britânia (atual Reino Unido) e na Gália (atual França) na antiga Lusitânia. Como consequência, os romanos dominaram e moldaram a Europa de uma forma tal que as consequências desse domínio ainda hoje são sentidas.
2. A bancarrota de Veneza
Antes de Portugal iniciar a sua expansão marítima, os mercadores de Veneza dominavam os mares e o comércio com a Ásia. A entrada de Portugal nas suas aventuras náuticas e a descoberta do caminho marítimo para a Índia acabou por levar à bancarrota de Veneza.
3. O fim da Rota da Seda
Graças ao domínio português do comércio marítimo com o Oriente, foi dada a machadada final na rota terrestre desse comércio, a Rota da Seda. Isso conduziu ao fim de alguns impérios que exploravam o comércio nesta rota e levou à ascensão de outras civilizações.
4. A chegada das armas ao Japão
Portugal chegou ao Japão numa altura em que este país estava repleto de guerras civis entre diferentes clãs. Foram os portugueses que introduziram armas no Japão. O clã que conseguiu essas armas venceu os rivais e manteve-se no poder até aos dias de hoje. Portugal introduziu também muitas palavras de origem portuguesa no Japão.
5. O símbolo nacional da Índia
Costumamos associar a Índia ao caril, mas a verdade é que esta relíquia culinária só foi criada graças ao comércio com os portugueses, que acabaram por introduzir naquele país algumas das especiarias necessárias para aquele tempero.
6. O símbolo nacional da Inglaterra
Foram os portugueses a introduzir o chá em terras inglesas, e foi uma portuguesa, D. Catarina de Bragança (que, por casamento, se tornou rainha de Inglaterra) quem instituiu o hábito do chá das cinco naquele país.
7. O símbolo nacional da Holanda
Quando se fala nos Países Baixos, pensamos em tulipas, mas foram os portugueses que introduziram o seu cultivo naquele país. A tradição da plantação das tulipas era comum nos países árabes. Os portugueses pegaram nessa tradição e levaram-na para a Flandres, região que é hoje o norte da Bélgica. A partir da Flandres, as tulipas rapidamente conquistaram o fascínio dos holandeses.
8. O outro símbolo nacional da Holanda
Os Países Baixos são também conhecidos pelos seus diamantes, até porque são o maior centro mundial do comércio destas pedras preciosas. Este comércio começou quando Portugal levou diamantes das suas colónias para a Flandres, e daí para os atuais Países Baixos.
9. O símbolo nacional da Suíça
Se foi o chocolate que lhe veio à cabeça, acertou. Apesar de terem sido os espanhóis a trazer o chocolate para a Europa, foram os mercadores portugueses que levaram esta iguaria para os Países Baixos, tendo o consumo do chocolate migrado depois para a Suíça. Antes de Portugal levar o chocolate ao resto da Europa, França e Espanha detinham o seu monopólio de mercado, impedindo os outros países de aceder a este produto.
10. A génese da maior joia do império inglês
Durante muito tempo, a Índia foi considerada a joia do império britânico, mas a verdade é que os ingleses só conseguiram conquistar este país porque tinham em sua posse um local estratégico: Bombaim. Ora, Bombaim foi uma doação de Portugal à Inglaterra, por alturas do casamento de D. Catarina de Bragança (a do chá das cinco) com Carlos II de Inglaterra.
11. Nem tudo são coisas boas
A maior atrocidade cometida pelos portugueses foi a escravatura, algo que não tem desculpa e que não pode sequer ser amenizado pelo facto de termos sido um dos primeiros países a aboli-la. Infelizmente, o comércio de escravos mudou o mundo e, para o bem e para o mal, Portugal mudou para sempre a história de inúmeros países africanos e do continente americano.
12. A expulsão dos muçulmanos da Europa
A Europa afirmou-se como um continente cristão através de sucessivas guerras, expulsando os muçulmanos do seu território. Portugal foi um dos primeiros locais a fazê-lo e, depois de o ter conseguido, foi ajudar a Espanha e alguns países dos Balcãs na sua luta contra os muçulmanos do Império Otomano.
13. A expansão do Cristianismo
Portugal foi um dos grandes responsáveis pela expansão da religião cristã, especialmente durante a época dos Descobrimentos, onde, para além de mercadores e aventureiros, iam também padres a bordo das naus. Esta expansão foi tudo menos pacífica e as crueldades cometidas foram muitas, mas o impacto em diversos países foi imenso.
14. O início da Era industrial
Foi graças à péssima gestão do ouro brasileiro que a Inglaterra iniciou a Era Industrial, mudando assim o mundo para sempre. De uma forma simples, Portugal geriu muito mal as suas dívidas, e o imenso ouro que chegava do Brasil, em vez de ser investido em território nacional, era usado para comprar produtos ingleses. A Inglaterra usou esse ouro para dar origem a uma das maiores transformações da história mundial.
15. 32 idiomas foram criados pelos portugueses
Existem 32 idiomas que tiveram origem na língua portuguesa, que vão desde locais na América do Sul, passam por África e vão até ao Sudoeste Asiático. Este tesouro imenso junta-se à extensa comunidade de falantes de português que é, no fundo, uma das melhores coisas que demos ao mundo.
Gostei muito. Sempre admirei muito os portugueses pelo legado que deixaram ao Brasil e o mais importante, mantiveram esse imenso território unido falando um único edioma e não permitiram a divisão do mesmo. Obrigado Portugal.