Trata-se de uma lista feita com base em vários critérios, como o número de turistas que cada país recebe, a quantidade de locais classificados como património da humanidade e a percentagem do país ocupado por áreas verdes. Da lista fazem parte Portugal e o Brasil.
Os critérios poderão ser sempre subjectivos e cada pessoa poderá construir uma lista completamente diferente mas esta lista tem também em conta o número de turistas que cada país recebe e o número de publicações de artigos sobre viagens acerca desse mesmo país. Descubra os 15 países mais bonitos do mundo.
1. Itália
A Itália é um dos países que mais influência teve e tem na cultura europeia e mundial, em todas as áreas da arte e cultura. Enquanto país, não existia antes da unificação das Cidades-Estado.
A unificação só se concluiu em 1870. Em função disto, muitas tradições culturais que hoje reconhecemos como italianas são mais associadas a regiões específicas do país.
Os italianos podem-se vangloriar de uma longa tradição cultural das artes às ciências e tecnologia, e uma forte tradição de excelência em todas as artes, culturas, literatura e ciências, corroborado no facto do país possuir o maior número de patrimónios da UNESCO, totalizando 44.
Itália é o berço de cidades tão belas como Roma, Bolonha, Milão, Veneza ou Florença e regiões que são consideradas como algumas das mais bonitas e românticas do mundo, como a Toscana, por exemplo.
2. Espanha
Durante as últimas quatro décadas, a indústria turística espanhola cresceu e se tornou a segunda maior do mundo, alcançando o valor de cerca de 40 biliões de euros, cerca de 5% do PIB do país, em 2006.
Hoje, o clima da Espanha, a história e os monumentos culturais e sua posição geográfica, juntamente com as suas instalações, fazem do turismo uma das principais indústrias nacionais da Espanha e uma grande fonte de emprego estável e de desenvolvimento.
Com cidades como Sevilha, Barcelona, Toledo, Salamanca, Madrid ou Santiago de Compostela, ou ainda como regiões de praias douradas, ilhas paradisíacas ou montanhas verdejantes, uma viagem por Espanha é sempre uma nova descoberta. Da Galiza à Catalunha, dos Pirenéus às Ilhas Baleares, viajar por Espanha é descobrir um país diferente em cada lugar.
3. França
A França tem 41 locais classificados como Património Mundial da UNESCO e apresenta cidades de interesse cultural elevado (principalmente Paris, além de Toulouse, Estrasburgo, Bordéus, Lyon e outras), praias e balneários, estâncias de esqui e regiões rurais, repletas de aldeias medievais de uma beleza incomparável.
O país e, especialmente a sua capital, tem alguns dos maiores e mais renomeados museus do mundo, incluindo o Louvre, que é o museu de arte mais visitado no mundo, além do Musée d’Orsay, principalmente dedicado ao impressionismo, e o Beaubourg, dedicado à arte contemporânea.
4. Austrália
O turismo é um importante sector da economia australiana. Em 2003/04, a indústria do turismo representou 3,9% do PIB da Austrália no valor de cerca de 32 biliões de dólares australianos para a economia nacional.
A participação do turismo no PIB do país tem vindo a decrescer ligeiramente nos últimos anos, representando 1,1% do total das exportações de bens e serviços.
5. Grécia
Uma percentagem importante do produto interno bruto (PIB) da Grécia vem do turismo. De acordo com estatísticas do Eurostat, a Grécia recebeu mais de 19,5 milhões de turistas em 2009, o que significa um aumento em relação aos 17,7 milhões de turistas que visitaram o país em 2007.
A grande maioria dos visitantes na Grécia em 2007 vieram do continente europeu, alcançando 12,7 milhões de turistas, enquanto a maioria dos visitantes vindos de uma única nacionalidade foram os do Reino Unido (2,6 milhões), seguidos de perto por aqueles da Alemanha (2,3 milhões). Atenas e as famosas ilhas gregas são alguns dos muitos pontos de interesse deste fantástico país.
6. Portugal
Portugal está entre os 20 mais visitados países do mundo, recebendo uma média de 13 milhões de turistas estrangeiros anualmente. O turismo está a desempenhar um papel cada vez mais importante na economia de Portugal, contribuindo para cerca de 11 % do seu produto interno bruto (PIB) em 2010.
Os principais pontos turísticos de Portugal são Lisboa, Algarve e Madeira, mas o governo português continua a promover e desenvolver novos destinos turísticos, como o vale do Douro, os Açores e o Alentejo.
7. Estados Unidos
Os Estados Unidos são considerados um “país megadiverso”: cerca de 17 000 espécies de plantas vasculares ocorrem nos Estados Unidos Continentais e no Alasca, e mais de 1 800 espécies de plantas são encontradas no Havaí.
À medida que se avança para o interior, a planícies costeiras do litoral Atlântico dão lugar a bosques caducifólios e à meseta de Piedmont. Os Apalaches separam a costa oriental dos Grandes Lagos das pradarias do centro-oeste. As montanhas de Serra Nevada e a Cordilheira das Cascatas (Cascade Range) se encontram próximas à costa do Pacífico.
8. Brasil
O Best in Travel 2014, uma classificação anual dos melhores destinos feita pelo guia de viagens Lonely Planet, classificou o Brasil como o melhor destino turístico do mundo em 2014.
Entre os destinos mais procurados estão a Floresta Amazónica, praias e dunas na região nordeste, o pantanal no centro-oeste, praias no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, turismo cultural e histórico em Minas Gerais e viagens de negócios em São Paulo.
9. Nova Zelândia
O turismo é a maior indústria de exportação da Nova Zelândia, com cerca de 2,4 milhões de turistas internacionais a visitar o país anualmente (dados de Setembro de 2009), o que forneceu 18% das receitas de exportação neozelandesas em 2010.
A Nova Zelândia é comercializada no exterior como um lugar “limpo e verde” de aventura, com destinos naturais, como Milford Sound, o Monte Cook, as Cavernas de Waitomo, o Parque Nacional Abel Tasman e a Travessia Alpina do Tongariro, enquanto actividades como o bungee jumping ou a observação de baleias exemplificam atracções turísticas típicas.
10. Alemanha
A Alemanha possui uma grande diversidade natural e cultural, apresenta-se como um dos mais populares destinos turísticos do mundo.
De castelos, vilas idílico, vales alpinos, praias e lagos intocados para o eterno festival urbano de cidades, a Alemanha é uma combinação singular de encanto, muito cosmopolita e com um estilo de vida único. Berlim, Munique, Colónia e Frankfurt são alguns dos seus destinos turísticos mais famosos.
11. Suiça
O inverno suíço faz o coração bater mais rápido: um panorama alpino incomparável, pistas extraordinárias e cidades-butique cobertas de neve garantem um inverno especial.
Após um dia de sol e neve, chalés aconchegantes e hotéis típicos da Suíça convidam a sonhar. Cidades como Berna, Zurique, Genebra ou Montreux fazem as delícias dos turistas.
12. Áustria
Ainda que os exigentes austríacos sempre afirmarão o contrário, a Áustria é um daqueles lugares onde os problemas parecem não chegar.
Com um dos melhores índices de qualidade de vida da Europa (ou seja, do mundo), o país tem paisagens que não parecem de verdade: picos nevados e esbeltos, bosques verdinhos, lagos cristalinos.
Numa viagem de trem pelo interior, pequenos vilarejos de casinhas de telhados pontudos se alternam com fazendas que lembram presépios. Nesse cenário idílico ainda há cidades magníficas, como Innsbruck, Salzburgo e nada menos que Viena, uma das capitais mais imponentes e belas de todo o Velho Mundo.
13. Noruega
A Noruega é um país único para os viajantes que procuram a Natureza como destino de viagem, onde se privilegia o turismo sustentável, o ambiente e o respeito pela cultura local.
Formado por um relevo acidentado constituído por montanhas, fiordes, florestas, quedas de água e glaciares, o país oferece condições múltiplas de lazer e paisagens de rara beleza, onde se pode esquiar, fazer escalada, observar aves, explorar os glaciares, ou passear de barco.
14. Islândia
A Islândia e as pequenas ilhas que a circulam — como Surtsey — brotaram do mar por força da poderosas actividade vulcânica que as estremecem constantemente. Vulcões como o impronunciável Eyjafjallajökull, que lançou cinzas por importantes rotas aéreas do norte da Europa, trazem vida e medo aos islandeses. É exactamente esse movimentado ciclo geológico que move a a espectacularmente inóspita e selvagem paisagem do país.
Mais de 170 piscinas geotérmicas, lagos, a bela cascata de Gulfoss e o Parque Nacional Þingvellir (Thingvellir) estão entre as principais atracções, um paraíso para quem curte actividades ao ar-livre e belos panoramas.
15. Croácia
Ao longo dos 1.778 quilómetros de extensão de sua costa, iates de europeus endinheirados disputam palmo a palmo um espaço no mar de água verde/azul-turquesa cristalina, enquanto locais bem vestidos passam o tempo entre cafés estilosos e butiques em alguma das diversas “old towns”.
A descrição acima caberia bem a qualquer trecho do litoral grego ou à Costa Amalfitana, na Itália, mas se aplica igualmente à Croácia, que começa a atrair os brasileiros e portugueses aos poucos, mas que há pelo menos uma década ganhou o título de a “melhor praia da Europa”.
A primeira explicação está na localização: com o Mar Adriático em seu quintal, foi preciso apenas remodelar cidades já atractivas como Dubrovinik e Split para atrair os euros dos europeus com gostos mais refinados.
Os paises mais bonitos do mundo sao: italia, Espanha e Franca.
1-Italia e o pais mais bonito entre se todos pais e tem mais numeros de turistas tambem e um pais muito formado sobre casa isto e predios e a maioria das mulheres nao sao casa procurao de homems para casa la.
2-Franca tambem e um pais cheio de pobulacao e socia economico e muito desenvolvido nas apartir das Industrias e Empresas.
Faltou o Alaska
O Alasca (em inglês Alaska e em russo Аляска) é um dos 50 estados dos Estados Unidos e o maior em extensão territorial, sendo maior do que os estados norte-americanos do Texas, Califórnia e Montana juntos (respectivamente o segundo, o terceiro e o quarto mais extensos).