Poucas cidades no mundo se podem gabar da majestosidade, da grandeza da sua história e da sua arquitetura como Barcelona, no norte de Espanha. Conhecida como a cidade condal, Barcelona sempre ocupou uma papel de relevo na história de Espanha e, durante algum tempo, foi mesmo a capital de um país independente que hoje faz parte do território espanhol: a Catalunha.
O fervor independentista não acalmou com o passar dos anos e está hoje bem vivo de novo, com o povo catalão a ansiar pela independência mais uma vez. Mas Barcelona é muito mais do que tudo isto. Barcelona é a pátria de Gaudi e é o lar da Sagrada Família.
Barcelona é uma cidade que atrai milhões de turistas todos os anos vindos de todo o mundo que aqui procuram cultura, arte, monumentos, museus e diversão. A segunda maior cidade de Espanha fervilha de vida e cultura e encanta os turistas de todo o tipo, sejam aqueles que viajam com amigos ou os que viajam em família. Estes são os melhores locais para visitar em Barcelona, Espanha.
1. Catedral de Barcelona
Esta impressionante catedral gótica foi construída em 1298, no local onde antigamente estava construído um templo românico. A sua construção durou mais de 150 anos, construída em três etapas. O exterior principal foi concluído nos últimos anos do século 19 e o cimborrio de quase 300 pés de altura foi terminado em 1913.
Em 1969 o altar foi adaptado, os arquivos foram reformados e as iluminações foram instaladas e naquele ano também foi feita a limpeza e as cúpulas foram enegrecidas. Dentro desta impressionante catedral, os visitantes poderão ver uma série de arte gótica e retábulos barrocos, o seu coro e baptistério, e o local de sepultamento de Santa Eulália.
2. Bairro Gótico
O Barri Gòtic já foi o centro desta cidade romana, originalmente marcada pela convergência das duas principais ruas de Decumanus e Cardo; hoje, a Carrer Llibeteria e a Carrer del Bisbe encontram-se aqui. Esta praça é composta por ruas estreitas onde beleza e história são vistas de todos os ângulos.
A Plaça del Rei ostenta o esplendor arquitetónico dos monarcas catalão-argonianos; residências reais e os restos do templo romano de Augusto podem ser vistos de perto. A Câmara Municipal, as igrejas góticas, a catedral, o antigo Bairro Judeu e o Palau de la Generalitat também podem ser encontrados neste bairro, entre outros destaques históricos.
3. Casa Batló
A Casa Batló é uma casa modernista de proporções mágicas projetada pelo famoso arquiteto Antoni Gaudi e muitos acreditam que esta foi sua grande obra-prima. Este edifício arquitetonicamente inovador reflete a beleza de um mar calmo, oferecendo aos hóspedes uma deliciosa viagem do passado ao início do século XX.
O passeio utiliza realidade aumentada através de smartphones para guiar os hóspedes de andar em andar, começando no Piso Nobre, a residência anterior da família Batlló. Ele então os levará para o sótão, antes de ir para o terraço da cobertura, com as suas lendárias chaminés. A jornada é completada com uma visita ao hall de entrada e à escadaria principal.
4. Sagrada Família
A Sagrada Família é um templo religioso e uma peça de génio arquitetónico projetado pelo icónico arquiteto Antoni Gaudi, que possui um estilo gótico que foi modificado para criar uma nova arquitetura, tornando este templo completamente único. Este extraordinário local de culto apresenta uma igreja no centro cercada por fachadas monumentais.
É feito de quatro estruturas abobadadas e 18 torres, a mais alta delas alcançando mais de 170 metros, representando Jesus Cristo. Os hóspedes podem optar por fazer uma visita guiada por áudio ou por orientação de um guia por toda a basílica, museu e escola para aprender sobre a complexa arquitetura, o interior, as fachadas e a história da Sagrada Família.
5. Casa Mila
A Casa Mila é mais conhecida como La Pedrera, que em português significa a pedreira. O nome foi-lhe atribuído por causa da sua semelhança a uma pedreira. Construído de 1906 a 1912 pelo famoso arquiteto Antoni Gaudi, esta estrutura icónica é conhecida como um de seus projetos mais ambiciosos.
O edifício recebeu elogios surpreendentes e foi listado como Património Mundial da UNESCO em 1984 por causa do seu valor patrimonial e artístico. Este edifício catalão de estilo art nouveau apresenta um centro cultural que exibe exposições de arte e vários espetáculos artísticos ao longo do ano. Eles também promovem debates saudáveis e oferecem palestras sobre questões presentes e futuras.
6. La Rambla
La Rambla é a principal avenida que corta o centro de Barcelona e é uma avenida animada que atrai as massas diariamente. Com pouco menos de um quilómetro de comprimento, o seu ponto mais ao sul é Port Vell e o ponto mais ao norte é a Plaça Catalunya. Arte de estátuas humanas e performances ao vivo são os aspectos mais notáveis nesta área, como a estátua humana Galileu e o Pintor Branco.
Os visitantes encontrarão alguns artistas de caricaturas ao longo do caminho que ficarão felizes em desenhá-los. Atrações mais proeminentes, como o monumento Cristóvão Colombo, o Museu Erótica e o modernista Mercado Boqueria também podem ser encontradas aqui.
7. Parc de Montjuic
O Parc de Montjuïc é um epicentro cultural que é mais famoso por sediar a Exposição Internacional de 1929 e os Jogos Olímpicos de 1992. Estes dois eventos notáveis ajudaram a moldar esta zona proeminente de Barcelona. Os visitantes desta área encontrarão uma variedade de museus extraordinários, incluindo o Fundacio Miro, o Museu Etnológico e o Museu d’Arqueologia, entre outros.
A Fonte Mágica, com uma vila de artesãos é outra atração imperdível nesta área, bem como o Anel Olímpico, que foi o centro dos Jogos Olímpicos. Ainda por cima, esta comunidade de artistas também apresenta o encantador e tranquilo Jardim Botânico.
8. Mosteiro de Montserrat
O mosteiro de Monserrat é um santuário da montanha de monges beneditinos apenas a uma hora a noroeste de Barcelona, viajando de comboio. Embora este seja um mosteiro de considerável importância religiosa, também é conhecido pela beleza natural que o rodeia. Os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre a gruta sagrada onde se acredita ter aparecido a Virgem Maria.
Os hóspedes também podem ouvir o Coro de Meninos de Montserrat cantar cantos gregorianos, bem como outras músicas corais religiosas. Os amantes da natureza vão encontrar uma série de caminhos pedestres ao longo da cordilheira, onde eles podem ver toda a Catalunha, bem como formações rochosas surpreendentes.
9. Museu Nacional de Arte da Catalunha
O Museu Nacional de Arte da Catalunha foi originalmente construído em 1929 para a Expedição Internacional, antes de abrir as suas portas às massas em 1934 para apresentar uma coleção medieval de arte. Ao longo dos anos, mais adições foram feitas, incluindo novas salas com arte românica em 1995 e a integração da arte moderna em 2004.
Agora, os visitantes podem explorar este incrível e vasto museu, que abriga a melhor coleção de murais romanescos do mundo. Ele também mostra a mais impressionante coleção de artistas conhecidos do modernismo catalão, incluindo Casas e Gaudi. Arte gótica, pinturas barrocas e renascentistas europeias também podem ser encontradas aqui.
10. Museu Picasso
O Museu Picasso oferece aos visitantes uma visão interna da vida de Pablo Picasso e a sua intensa relação com a cidade de Barcelona. Os hóspedes serão levados numa jornada pela sua vida e obra através de 4.151 peças de sua arte desde a adolescência até a idade adulta.
Desde a sua inauguração em 1963, este museu abrigou e apresentou uma infinidade das suas grandes obras, incluindo peças do seu período azul, as obras importantes que ele criou em 1917 e a sua série Las Meninas. Visitas guiadas estão disponíveis em catalão, espanhol e inglês, proporcionando aos visitantes uma visão íntima da vida de um dos artistas mais notáveis do mundo.
11. Palau de La Musica
O Palau de la Musica é um local de concertos encantador, construído entre 1905 e 1908, em estilo art nouveau catalão, pelo famoso arquiteto Lluís Domènech I Montaner. Esta joia arquitetónica e espaço cultural dedica-se a fomentar a música com ênfase no canto coral. As suas performances musicais são entendidas como uma ferramenta para distribuir o conhecimento do património cultural e reforçar a coesão social.
Eles apresentam vários concertos ao longo de cada ano e apresentam uma série de exposições em várias áreas do Palau que detalham a história da música do coro catalão. Estes incluem Maria Canals e a sua paixão pelo piano, bem como Richard Strauss, um maestro mundialmente famoso.
12. Palau Guell
O Palau Güell é uma casa em estilo art nouveau que foi construída entre 1886 e 1890 pelo famoso arquiteto Antoni Gaudi para Eusebi Güell, que queria uma mansão urbana única para expandir a casa da família que já residia em La Rambla. Os hóspedes são convidados a visitar este espaço incrível de uma forma visualmente interativa, folheando o piso principal, hall central, telhado, cocheira e antigo estábulo e quartos.
Eles também apresentam uma exposição permanente do mobiliário original que uma vez decorou esta casa palaciana. Os visitantes podem optar por percorrer a casa por conta própria usando um guia de áudio ou fazer uma visita guiada, onde os especialistas divulgam os segredos do Palau.
13. Parc de La Ciutadella
O Parc de la Ciutadella é um enorme parque de 44 hectares no centro de Barcelona construído pelo arquitecto Josep Fontsere em 1888 para a Exposição Universal, uma feira mundial. Este oásis urbano ainda exibe relíquias desse período, incluindo edifícios como o Castell dels Tres Dragons.
Os visitantes ficarão encantados com o lago e a cascata projetados por Fontsere, além da magnífica casa de plantas. Eles também encontrarão uma casa de vidro, o Parlamento Catalão e uma estátua gigantesca, além de um coreto no local. Além disso, os hóspedes podem ver uma réplica da impressionante escultura El Desconsol projectada por Josep Llimona.
14. Parc Guell
Em 1900, Eusebi Guell contratou o famoso arquitecto Antoni Gaudi para começar a projectar e construir uma propriedade modernista para famílias ricas na zona de Muntanya Pelada. A sua localização era a maior atracção, com belos jardins naturais que proporcionavam vistas deslumbrantes sobre o Mar Mediterrâneo.
Gaudi foi autorizado a construir 60 propriedades triangulares, mas só acabou por completar duas das inicialmente previstas. Em 1922, foi inaugurado como um parque municipal antes de abrir em 1963 como monumento artístico e parque público. Hoje, os hóspedes podem fazer uma excursão guiada de 1 hora por este icónico parque, explorando como Gaudi misturou arquitetura, sustentabilidade, harmonia e natureza.
15. Praça de Catalunha
A Praça de Catalunya é uma praça circular no centro de Barcelona, um ponto focal para muitos viajantes, como também é um centro de transporte principal da cidade. Possui várias áreas relvadas, esculturas impressionantes e fontes de água que oferecem um pequeno oásis no coração desta selva de betão.
Muitas vezes há festas dentro da Praça, onde as apresentações musicais acontecerão enquanto os espectadores dançam ao som da música. Várias lojas cercam a praça, incluindo FNAC, Habitat e El Corte Ingles. Do outro lado deste oásis ao ar livre está o popular Café Zurich, um óptimo lugar para fazer uma refeição rápida antes de sair para explorar.
16. Praça de Espanha
A Praça Espanya é uma majestosa praça nos arredores de Barcelona, onde também fica o Palácio Nacional da Arte da Catalunha, um museu de artes catalão. Este museu real, ao lado de Montjuic, fica de frente para a Fonte Mágica, que apresenta espectáculos de água, música e de luzes inspiradoras todas as noites.
Os visitantes também descobrirão que a antiga arena de touradas de Barcelona ao lado da praça foi agora convertida num centro comercial conhecido como Las Arenas de Barcelona. À medida que os turistas entram na praça, deparam-se com a gema arquitetónica Mies Van de Rohe, construída em 1929, e também com o Poble Espanyol, um pavilhão construído para a feira mundial naquele mesmo ano.