Com as suas praias de tirar o fôlego, uma gastronomia riquíssima e uma história milenar repleta de influências de outras culturas e com uma mistura mágica entre o Ocidente e o Oriente, a Turquia tem tudo que você precisa para umas férias inesquecíveis.
As mesquitas e palácios em Istambul são uma paragem obrigatória, os bazares e as casas de chá são um mundo de cores, cheiros e sabores. Mas a Turquia é muito mais do que isso. As praias da Turquia são belíssimas e possuem elevada qualidade.
Visitar a Turquia é também descobrir monumentos com milhares de anos de idade ou cidades escavadas na rocha na região da Capadócia. Um povo milenar, uma cultura tolerante e um clima agradável são outros pontos a favor a considerar. Estes são os melhores locais para visitar na Turquia.
1. Istambul
Uma visita à Turquia não seria completa sem passar algum tempo em Istambul. Com a sua localização única abrangendo a Europa e a Ásia, a cidade é um caldeirão vivo do Oriente e do Ocidente.
A maioria dos locais mais conhecidos da cidade são encontrados na Cidade Velha, mas o horizonte da cidade inteira é uma mistura de igrejas e palácios bizantinos, adornados com belos mosaicos e afrescos, majestosas mesquitas otomanas e modernos arranha-céus. Além da sua arquitectura impressionante e história fascinante, a cidade oferece museus de classe mundial e galerias de arte, uma agitada vida nocturna e muitos dos melhores restaurantes do país.
2. Capadócia
A Capadócia é provavelmente um dos lugares mais únicos que você algum dia poderá visitar. Com as suas formações rochosas de formas estranhas, a região parece algo saído de um conto de fadas. Uma série de excelentes trilhos para caminhadas serpenteiam através das rochas, mas também vale a pena gastar algum tempo e descer ao subsolo e explorar as cidades semelhantes a colmeias escavadas na rocha.
A área também é conhecida como um dos melhores lugares do mundo para voar em balões de ar quente, e a visão de centenas de balões voando sobre a paisagem surreal ao nascer do sol é uma oportunidade única na vida.
3. Pamukkale
Pamukkale é uma palavra que significa “castelo de algodão” em português, e quando se visita este incrível sítio natural é fácil perceber porque razão recebeu este nome. Fluxos de água quentes e ricos em minerais desaguam nos terraços de uma montanha imponente, deixando para trás uma camada branca brilhante de calcite.
A maioria dos terraços são proibidos para os turistas, mas uma série de piscinas artificiais permite que os visitantes tomem banho na água fumegante. O local fica bastante movimentado durante o dia, mas os visitantes podem optar por ficar na aldeia vizinha de Pamukkale e dirigir-se ao local no início da noite.
4. Mar Negro
Apesar de seu nome sombrio, o Mar Negro é tão digno do seu tempo quanto o Mar Mediterrâneo e o Mar Egeu. A região recebe uma quantidade impressionante de chuvas todos os anos e, por isso, embora os céus nem sempre sejam azuis e ensolarados, o terreno é verde e exuberante.
O clima é excelente para a agricultura; os visitantes podem conferir as plantações de chá com terraços, as enormes fazendas de avelãs e alguns dos mais antigos pomares de cerejas do mundo. A maioria dos visitantes opta por começar o seu tempo aqui na cidade de Trabzon, mas também há muitas pequenas vilas de pescadores para aqueles que querem ter um gostinho da cultura tradicional turca.
5. Bósforo
O Bósforo é um estreito natural que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e separa a Turquia Asiática da Turquia Europeia. Três pontes suspensas estendem-se sobre a água, mas a melhor maneira de aproveitar o estreito é fazer um dos muitos cruzeiros de barco disponíveis.
Eles variam de duas horas a todo o dia, e passeios nocturnos especiais são possíveis durante os meses de pico do verão. Excelentes restaurantes de frutos do mar e casas de chá alinham-se nas margens do estreito, e muitos cruzeiros incluem paragens que permitem aos visitantes desfrutar de uma refeição ou uma bebida.
6. Akdamar
Situada no meio do Lago Van, Akdamar é mais conhecida por abrigar a famosa Catedral Akdamar do século X. A igreja foi convertida em museu e possui uma série de excelentes esculturas de baixo-relevo nas paredes externas, incluindo uma imagem de David e Golias.
Depois de explorar a igreja, os visitantes podem nadar, fazer piqueniques, passear pelas amendoeiras ou tentar avistar a andorinhas brancas e outras aves. Akdamar fica a cerca de quatro quilómetros de distância das margens do distrito de Gevas, e leva cerca de vinte minutos de barco para chegar até à ilha.
7. Alanya
Situado numa pequena península que se projecta para as águas azuis cintilantes do Mar Mediterrâneo, Alanya é uma cidade costeira que oferece uma mistura atraente de aventura e relaxamento.
Quem quiser relaxar e descontrair pode descansar na praia ou visitar uma tradicional sauna turca, enquanto os visitantes mais aventureiros podem fazer mergulho, parapente, andar de burro ou fazer um passeio de safari em jipe. A visão mais impressionante da cidade é a icónica cidadela do século XIII; empoleirado no topo de uma colina rochosa, o local oferece excelentes vistas panorâmicas da cidade e do oceano.
8. Antalya
Muitas vezes vista como a porta de entrada para o sul da Riviera Mediterrânica da Turquia, Antalya é uma cidade resort de rápido crescimento com uma impressionante variedade de belas praias e hotéis de luxo.
No centro da cidade fica o histórico bairro antigo que fica isolado do resto da cidade por antigas muralhas de pedra e abriga um minarete de 50 metros, um belo porto e várias ruínas interessantes. Belas praias ficam de ambos os lados da cidade; o western Konyaalti Beach possui atracções como um grande parque aquático e um aquário, enquanto a oriental Praia Lara abriga um grande número de hotéis luxuosos.
9. Bodrum
Um dos resorts de férias mais populares do país, Bodrum fica no local da antiga cidade de Halikarnassus e é a antiga localização do Mausoléu de Halikarnassu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Embora o mausoléu tenha sido destruído durante a Idade Média, as baías gémeas da cidade proporcionam vistas deslumbrantes do icónico Castelo de Bodrum, que remonta ao início de 1400 e agora é um excelente museu.
Um número elevado de outras ruínas históricas fascinantes pode ser encontrado em toda a cidade, mas os avanços modernos significam que há também muitos restaurantes, bares e lojas para os visitantes desfrutarem.
10. Çanakkale
Çanakkale é a base perfeita para quem quer explorar os campos de batalha de Gallipoli e as ruínas de Tróia, mas há muitas coisas boas para ver e fazer na também nesta cidade. Uma das vistas mais impressionantes é a Fortaleza de Çimenlik, que remonta ao século 15 e agora abriga um Museu Militar e um Museu Naval.
O centro da cidade é pequeno o suficiente para explorar a pé, e os visitantes interessados na história da região também devem visitar o cavalo de Tróia à beira-mar e fazer uma visita ao Museu Arqueológico.
11. Edirne
Aninhada nas planícies suavemente onduladas da Trácia, Edirne está localizada junto às fronteiras grega e búlgara. A cidade foi a segunda capital do Império Otomano e possui um grande número de belas mesquitas. No coração da cidade está a Mesquita Selimiye, do século XVI, que possui uma grande cúpula e quatro minaretes e foi construída pelo famoso arquitecto Mimar Sinan.
Outros destaques da cidade incluem a bela Grande Sinagoga, as graciosas pontes de pedra sobre o Rio Meriç e as pitorescas casas de madeira espalhadas pelo antigo bairro romano da cidade.
12. Erzurum
Empoleirada a 2.000 metros acima do nível do mar, Erzurum é a maior cidade da Turquia e é o melhor lugar para se basear se pretender explorar a parte oriental do país. Uma visita à cidade não está completa sem uma paragem na Cidadela de Erzurum.
Localizada no topo de uma colina no centro da cidade, a cidadela tem uma torre de relógio que pode ser escalada para obter umas excelentes vistas da cidade e das montanhas circundantes. Outro atractivo da cidade é a vizinha Montanha Palandöken, que se transforma numa movimentada estação de esqui no inverno.
13. Antep
Informalmente conhecida como Antep, a cidade de Gaziantep é o coração comercial do sudeste da Turquia. Não faltam hotéis e restaurantes e lembranças exclusivas podem ser compradas aos artesãos do Bazar dos Ferreiros.
Uma série de excelentes museus pode ser encontrada aqui também, incluindo o Museu de Mosaicos Gaziantep Zeugma e um museu arqueológico que abriga uma excelente colecção de cerâmicas romanas. A área sempre foi famosa pelos seus pomares de pistacho, e hoje a cidade é, sem dúvida, o melhor lugar do mundo para experimentar a tradicional baklava de pistacho.
14. Izmir
A terceira maior cidade da Turquia, Izmir está situada perto das águas azuis da baía de Izmir. Aproximadamente metade dos moradores da cidade tem menos de 30 anos, dando à cidade uma atmosfera descontraída e jovem que consegue receber pessoas de todas as idades.
Há muitas coisas para os visitantes verem e fazerem aqui, mas os destaques incluem viajar numa carruagem puxada por cavalos ao longo da bela avenida à beira-mar, visitar o impressionante museu de história e arte da cidade e passar por um dos bazares mais interessantes do país para fazer um pouco de compras ou observar as pessoas.
15. Marmaris
Escondido num cenário de montanhas cobertas de pinheiros na Riviera Turca, Marmaris é uma cidade popular conhecida pela sua atmosfera turbulenta e vida nocturna animada. É também um óptimo lugar para começar um cruzeiro ao longo da costa; muitas empresas de barcos turísticos podem ser encontradas no porto.
A rua Bar é o lugar para estar depois de escurecer, e os visitantes encontrarão uma selecção surpreendente de bares, clubes ao ar livre e locais de música. Durante o dia, os visitantes podem relaxar na praia de seixos, passear pelo bela avenida à beira-mar ou visitar o encantador Castelo de Marmaris, datado do século XIV.
16. Side
Um dos locais mais conhecidos do país pela sua arquitectura clássica, a antiga cidade de Side é agora uma cidade turística movimentada na costa sul do Mediterrâneo. O principal destaque arquitectónico da cidade é um teatro do século 2 que pode acomodar até 15.000 pessoas, mas impressionantes ruínas romanas e gregas podem ser vistas espalhadas por toda a cidade.
No entanto, a cidade é conhecida por mais do que apenas a sua história; os turistas deslocam-se até Side aqui para desfrutar das belas praias de areia branca, das águas relaxantes do Mediterrâneo e da aparentemente infinita selecção de acomodações, restaurantes, bares e lojas da moda.