Os trechos de areia encharcados de sol são o cartão de visita de Chipre. Os desportos náuticos são uma das grandes atracções do Chipre e a ilha oferece óptimas condições para a prática de qualquer um deles. E se você se cansar do mar, entre no interior, onde prados e vales repletos de flores silvestres e de vinhedos densamente plantados se estendem até uma montanha coberta de pinheiros, oferecendo caminhadas, ciclismo e mesmo esqui no inverno.
Ao passear pelas cidades, você pode ver o legado arquitectónico preservado dos períodos lusignano, veneziano e otomano. Chipre pode ser famoso pelas suas praias, mas a quantidade de história, monumentos e museus exigem vários dias para explorar a ilha. Com uma história dividida entre as influências da Grécia e da Turquia, o Chipre é um mundo de contrastes digno de ser explorado e saboreado com tempo e paciência.
Chipre, uma ilha mediterrânica, está na encruzilhada entre a Europa, o Médio Oriente e o norte de África, encontrando-se facilmente acessível no leste do Mediterrâneo a partir de qualquer uma dessas três regiões. A ilha é conhecida pelas belas praias, vinhos regionais, interior montanhoso acidentado e a cidade costeira de Pafos, com sítios arqueológicos relacionados com a deusa Afrodite. Estes são os melhores locais para visitar no Chipre.
1. Nicósia
Nicósia é a capital cipriota, um epicentro cultural com uma história que remonta à Idade do Bronze. A cidade combina perfeitamente o antigo com o novo através de fenomenal arquitectura. Nicósia é também o lar do icónico Museu do Chipre, que mostra a sua longa história a partir de esplendorosas descobertas arqueológicas.
2. Limassol
Limassol é um dos destinos turísticos cipriotas mais populares. Lady’s Mile Beach é perfeita para famílias com crianças pequenas. Governor’s Beach é indicada para mergulhadores e casais que querem assistir ao nascer do sol. Kourion Beach é um local estupendo para nadar e praticar desportos aquáticos.
3. Larnaca
As duas atracções mais importantes da cidade de Larnaca são a Igreja de São Lázaro e a Mesquita de Hala Sultan. Os viajantes também vão encontrar oportunidades para degustação de vinhos, passeios a pé, mini-cruzeiros, trilhos para caminhadas, mergulho e, claro, observação de aves.
4. Episkopi
Trata-se de um destino absolutamente imperdível. Há múltiplas coisas interessantes em Episkopi: os visitantes encontrarão trilhos para caminhadas, jardins botânicos, igrejas antigas, canais de pedra e moinhos de água, vinhedos densos e pomares, que contribuem para o ambiente sereno e natural da região.
5. Kakopetria
Kakopetria, situada no sopé norte das montanhas Troodos, tem um clima fresco e paisagens incríveis, tornando-se um destino turístico apetecível. É uma localidade conhecida pelas maravilhosas maçãs. Os viajantes também desejarão ver o Olive Mill Museum (ou Linos Museum), dedicado ao vinho, pão e azeite.
6. Kato Polemidia
Uma das subidas mais populares é uma caminhada de cinco horas pelas montanhas até Alhetona. Diz a lenda que os enamorados que visitam Alhetona ao pôr-do-sol nunca se separarão. Kato Polemidia é, também, o local ideal para as pessoas que nutrem interesse em visitar vinhas e assistir a provas de vinho. Algumas tours proporcionam ver o fabrico e engarrafamento de vinhos.
7. Lefkara
Lefkara situa-se no sopé das montanhas Troodos. Tornou-se um dos primeiros municípios rurais de Chipre em 1883 e recebeu o nome das rochas calcárias brancas circundantes. Em Lefkara encontrará muitas oficinas de artesanato de prata, onde os ourives fazem joias, querubins, cruzes e outros símbolos religiosos.
8. Agros
Agros foi construída a uma altitude de 1100 metros, nas montanhas Troodos. A cénica área montanhosa oferece belas vistas panorâmicas e uma ótima oportunidade para agroturismo. Os aldeões cultivam frutas, legumes e rosas, fazem marmeladas caseiras, destilam óleo de rosas e produzem carnes curadas.
9. Omodos
Uma quantidade variada de árvores frutíferas e videiras é cultivada nesta área, incluindo ameixa, maçã, pêssego, pera e damasco. Há, ainda, várias áreas que não foram cultivadas e apresentam uma coleção diversificada de vegetação natural, dando à paisagem uma beleza orgânica.
10. Pafos
Os visitantes desta parte do Chipre podem desfrutar do majestoso Mar Mediterrâneo e das enormes montanhas Troodos. Pafos também oferece uma bela variedade de actividades recreativas, como golfe, degustação de vinhos, natação em piscinas de água salgada e exploração de jardins exóticos.
11. Lofou
Diz-se que Lofou existe desde a Idade do Bronze e serviu inúmeros propósitos ao longo dos séculos, entre eles: refúgio dos ataques árabes, lugar onde os pastores pararam para repousar e um vinhedo. Presentemente, Lofou trabalha arduamente para preservar e restaurar as preciosidades arquitectónicas históricas que mostram a sua rica história.
12. Panagia
Panagia fica nos arredores da floresta de Pafos. Tem o nome da multitude de mosteiros e igrejas que estão dentro ou perto da aldeia dedicada à Virgem Maria. Panagia é, de igual forma, conhecida pela sua zona agrícola, a Vouni Panagias, famosa pelos vinhos deliciosos e pela magnífica vida selvagem.
13. Paralimni
Paralimni tem vários locais incríveis, muitos dos quais estão localizados dentro da proeminente praça da igreja, o maior centro de Chipre. A praça possui quatro igrejas, uma construída no século XIX, uma edificada em 1965 e duas que foram abençoadas em homenagem a São Jorge. Existe, também, uma antiga igreja bizantina do século XIII, construída fora do centro, chamada “A Santíssima Mãe de Deus”, que é popular entre os visitantes.
14. Pissouri
Pissouri, que fica a 30 minutos de distância de Limassol e Pafos, tem uma sensacional praia a apenas três minutos da praça principal. Os visitantes de Pissouri poderão desfrutar de imensas coisas: “Cyprus Nights” na praça desta bela povoação cipriota, apresentações culturais no anfiteatro, nadar até à icónica Rocha de Afrodite e uma visita a uma praia secreta.
15. Platres
Platres situa-se no distrito de Limassol. É o maior resort de Troodos e é um dos sítios que compõem as localidades ricas em vinho conhecidas pelo nome de krasochoria. A Cachoeira Millomeri, o Rio Krios e a Ponte Milia são algumas atrações naturais que valem a pena visitar em Platres.
16. Polis
Trata-se de uma cidade na região noroeste de Chipre (está a 30 minutos de Pafos). Polis oferece a oportunidade de participar numa grande variedade de actividades ao ar livre, designadamente ciclismo, caminhadas e equitação. O excelente Tsada Golf Course fica a apenas 25 minutos de distância.
17. Protaras
Protaras fica na costa mais oriental do sul de Chipre. Uma das características mais atraentes é o clima: há, sensivelmente, 340 dias de céu limpo, brisa suave e sol. Protaras tem nove praias gloriosas e distintas, com muitas delas a alcançar o “status” de bandeira azul, graças à limpeza e excelente qualidade da água.
18. Agia Napa
Agia Napa é consistentemente eleito como um dos melhores destinos do mundo. Há uma infinidade de desportos aquáticos, incluindo vela, windsurf, esqui aquático, parapente, canoagem e jet ski. Excursões de pesca e mergulho, bem como viagens de barco, também estão disponíveis.
19. Tala
Os monumentos proeminentes de Tala são a igreja de Agia Ekaterini e o mosteiro de Agios Neofytos. Tala é, igualmente, uma área agrícola cheia de laranjeiras, limoeiros, nogueiras, amendoeiras, oliveiras e bananeiras, bem como grãos, legumes, plantas forrageiras e videiras para vinho e frutas, levando a sua beleza natural a um novo patamar.
20. Salamina
É um dos melhores locais históricos de Chipre, com uma colecção diversificada de arquitectura antiga que permite aos visitantes a chance de ver como as civilizações passadas viveram. Salamina apresenta deslumbrantes banhos romanos, teatros, mosaicos, reservatórios, arquitectura grega e um ginásio, entre outras atracções.
21. Gálata
Gálata fica no vale de Solea, a oeste de Nicósia, sendo conhecida pela vegetação exuberante circundante e as deliciosas frutas que produz (maçãs, uvas, pêssegos, damascos, entre outros). Apresenta, igualmente, uma mistura única de casas tradicionais e modernas, bem como seis igrejas bizantinas do século XVI.