Alguns locais no mundo parecem saídos de um filme de terror, e encontram-se ligados a lendas misteriosas ou a histórias assustadoras. Todos estes locais foram abandonados e votados ao esquecimento, mas, para os exploradores, são alguns sítios mais interessantes por onde passear, apesar de muitos destes locais serem perigosos e verdadeiramente inóspitos.
Estes locais estão frequentemente associados a lendas que remetem para algum fundo de verdade embora com muita imaginação à mistura. Nos últimos anos cresceu exponencialmente o interesse por este tipo de turismo e são cada vez mais as pessoas que fazem planos para os visitar e conhecer melhor as suas histórias.
Mas a verdade é que é o mistério que os torna mais atrativos, e, em Portugal e no Brasil, podemos encontrar alguns desses sítios misteriosos. Por entre casas assombradas, lagos e pontes, esqueletos e cadáveres, deixamos-lhe 24 dos locais mais misteriosos do mundo.
1. Central eléctrica IM, Charleroi, Bélgica
Esta central elétrica foi em tempos um importante centro de atividade, chegando a ser a maior fonte de energia da cidade de Charleroi. O local acabou por fechar em 2007, uma vez que era responsável por 10% das emissões de dióxido de carbono da Bélgica, e encontra-se abandonado desde então.
2. Castelo Miranda, Houyet, Bélgica
Este castelo pertenceu a uma família que, durante a Revolução Francesa, decidiu fugir para Celles. Mais tarde, o local foi transformado em orfanato, mas os habitantes acabaram também por fugir, estando o local associado a histórias que nos falam de assombrações e fenómenos estranhos.
3. Estação City Hall, Nova Iorque, Estados Unidos
Foi em tempos uma construção gloriosa e muito utilizada, tendo sido uma das primeiras estações de metro norte-americanas a ser inaugurada. O seu serviço acabou por ser descontinuado em 1945, e o local encontra-se abandonado desde essa altura.
4. Ilha de Hashima, Nagasaki, Japão
Aqui viviam os trabalhadores das minas de carvão da ilha, mas, quando o petróleo veio substituir este combustível, a ilha acabou por ser abandonada. Portanto este local é uma ilha sem ninguém desde os anos 90, estando também associada a histórias de fantasmas.
5. Colina das Cruzes, Siauliai, Lituânia
Este local de peregrinação católico, único em todo o mundo, teve origem nos rituais de pesar das famílias lituanas durante a guerra de separação da Rússia. Hoje, este sítio conta com mais de 100 mil cruzes, que lhe dão um aspeto misterioso.
6. Hospital Militar de Beelitz, Alemanha
Este local foi o sanatório onde Hitler foi tratado, em 1916, mas, com a queda da Alemanha nazi, o local acabou por ser abandonado. Desde então, o edifício ficou entregue à passagem do tempo, encontrando-se hoje bastante degradado.
7. Humberstone, Chile
Neste local funcionava uma fábrica de nitratos, mas a Grande Depressão levou esta empresa à falência, não deixando ninguém no local desde 1960. No entanto, para alguns, este local ainda é habitado por mortos, que por ali caminham à noite.
8. Ilha das Bonecas, Xochimilco, México
Neste local, diz-se que uma menina morreu afogada e que, após a sua morte, começou a atormentar um agricultor. O pobre homem apenas teve descanso quando começou a pendurar bonecas nas árvores, mas, mesmo assim, acabou por morrer afogado.
9. Kapustin Yar, Rússia
É conhecida como sendo a “área 51” da Rússia, local onde se desenvolvem armas, como mísseis e tecnologia de ponta. Este local não é acessível à população, o que ajuda a criar ideias e histórias no imaginário das pessoas.
10. Lago Anjikuni, Nunavut, Canadá
Aqui viviam pessoas, mas, em 1930, todos acabaram por desaparecer literalmente do dia para a noite. A polícia acabou por encontrar apenas 7 cães mortos e nenhum sinal de gente, o que levou a que, ao longo do tempo, se criassem as mais diversas teorias sobre o que aconteceu.
11. Estação Central de Michigan, Detroit, Estados Unidos
Em tempos, foi uma das estações de comboio mais importantes da cidade de Detroit. No entanto, a última locomotiva que por aqui passou foi em 1988, encontrando-se a estação totalmente abandonada desde essa altura.
12. Farol Mys Aniva, Sakhalin, Japão
Em tempos, os japoneses montaram aqui um sistema que permitia ao farol funcionar sozinho. No entanto, hoje em dia, há quem garanta que este é um sítio radioativo, assim como um local de pouso para os espíritos dos mortos no mar.
13. Ponte Overton, Dumbarton, Reino Unido
Este local é conhecido por centenas de cães aqui se terem tentado suicidar, atirando-se da ponte. As teorias sobre o porquê são várias, mas a mais partilhada é a de que existe uma força da natureza que os impele a saltar daquela ponte.
14. Pine Gap, Austrália
Esta é uma estação de satélites australiana a que ninguém pode aceder, a não ser que seja um oficial autorizado. Tal como acontece no caso de outros locais secretos, o sítio encontra-se envolto em mistérios e é alvo das mais diversas teorias.
15. Presídio Modelo, Nueva Gerona, Cuba
Esta é uma casa de detenção que se encontra na ilha da Juventude, local onde ficaram os presos políticos da Segunda Guerra. Este é também o local onde Fidel foi preso, depois do ataque ao Quartel de Moncada.
16. Pripyat, Ucrânia
Em tempos cheia de vida, hoje esta é uma cidade-fantasma, que foi abandonada depois do acidente nuclear de Chernobyl. Segundo os entendidos, só daqui a 900 anos é que a radioatividade do local irá desaparecer por completo.
17. Riddle House, Flórida, Estados Unidos
Diz-se que o dono desta casa se suicidou por enforcamento no local. A casa acabou por ser herdada pelos seus descendentes, mas prontamente abandonada devido aos rumores de assombração, que ainda hoje persistem.
18. Sede do Partido Comunista Búlgaro, Buzludzha, Bulgária
Este edifício integra uma longa lista de edifícios comunistas que foram abandonados na Bulgária, tendo ficado assim depois da queda da Cortina de Ferro. Apesar de degradado, o local é hoje pouso de diversos graffiters.
19. Six Flags Jazzland, Nova Orleães, Estados Unidos
Este parque de diversões, bastante conhecido da região, acabou por ficar totalmente destruído após a passagem do furacão Katrina. O local nunca mais foi reerguido, e encontra-se hoje ao abandono, num estado bastante degradado.
20. Lago dos Esqueletos, Roopkund, Índia
Em 1942, as águas deste lago descongelaram, e um grupo de pessoas acabou por encontrar 200 ossos nas suas águas. Estes ossos eram de 850 a. C. e pensa-se que são testemunhos de uma espécie de ritual suicida que ali se realizou.
21. Forte marítimos de Maunsell, Tâmisa, Reino Unido
São um conjunto de fortes que se encontram no estuário do rio Tamisa, que foram usados pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Estes fortes foram abandonados nos anos 50 do século XX, não tendo sido usados desde essa altura.
22. Cidade Subaquática de Shicheng, China
Esta cidade ficou submersa a diversos metros de profundidade após a construção de uma barragem no local, de modo a criar energia hidroelétrica. A cidade subaquática acabou por ser redescoberta por mergulhadores.
23. Capela dos Ossos, Évora, Portugal
Também há locais misteriosos em Portugal, e um excelente exemplo é a Capela dos Ossos de Évora. As suas paredes e teto encontram-se decorados com diversos ossos, numa tentativa de mostrar aos visitantes a efemeridade da vida.
24. Caverna do Diabo, São Paulo, Brasil
Com mais de 6 km de extensão, esta é uma das maiores cavernas do Brasil. Existem diversas lendas associadas ao local, que nos falam de vozes e gemidos estranhos, e que nos dizem que nela morava o diabo em pessoa, que saía de noite para destruir as plantações.