A capital eslovaca é um amor à primeira vista, já que respira estilo, cultura e história. Até 1919 Bratislava era conhecida como Pressburgo e, até então, fazia parte da Hungria, nalguma forma, há mais de 1000 anos.
A partir do século XVI, as jóias da coroa húngara foram mantidas no castelo e 11 Reis e rainhas da Hungria foram coroados na catedral da cidade. A posição da cidade no Danúbio ajudou a que fosse transformada num centro de comércio e poder naquele tempo.
As profundas camadas da história da cidade estão todas expostas, portanto prepare-se para palácios, castelos, igrejas e invulgares mega-estruturas soviéticas. Estes são os melhores locais para visitar em Bratislava, a belíssima capital da Eslováquia.
1. Slavín
No cume da colina mais alta existe um memorial bélico para as tropas soviéticas. O monumento está num bairro de luxo da cidade, acima de mansões e embaixadas e foi revelado em 1960. Na base do Slavín há estampada uma estátua de um soldado soviético em cima de um pilão de 39,1 metros.
2. Igreja de Santa Isabel (Igreja Azul)
Esta caprichosa igreja art nouveau foi criada na década de 1910 como a capela do ginásio Gamča (escola de gramática), mas passou a tornar-se um símbolo para a Eslováquia. O arquitecto responsável foi Ödön Lechner, muitas vezes chamado de Gaudí húngaro.
Do lado de fora, a igreja possui uma mistura de design românico, barroco e oriental. Dentro, os bancos são especialmente bonitos, pintados de azul com padrões de ouro.
3. Castelo de Bratislava
O Castelo de Bratislava está num sitio fortificado há milhares de anos. O seu apogeu teve lugar no século XVI, quando foi o assento dos reis da Hungria, tendo abrigado as jóias da coroa húngara nos 200 anos subsequentes.
Do terraço, poderá ver o Danúbio e as fronteiras para a Áustria e a Hungria, enquanto o interior tem exposições para o Museu Nacional, cobrindo a história eslovaca da Idade Média até ao presente.
4. Centro histórico de Bratislava
Bratislava possui o tipo de núcleo histórico onde poderá deixar que a curiosidade ociosa assuma o controlo e o oriente para ruas brilhantes e arejadas. Muitos lugares têm uma verdadeira importação histórica, como o Edifício da Biblioteca Universitária, um antigo edifício do governo da Era da Reforma Húngara, onde a servidão no reino foi abolida no século XIX. Há também uma abundância de cafés ao ar livre, gelatarias e lojas de artesanato deveras interessantes.
5. Castelo de Devin
Não perca a oportunidade de ver este impressionante castelo, a cerca de dez quilómetros a oeste do centro da cidade. É uma ruína empoleirada num penhasco de 212 metros na confluência dos rios Danúbio e Morava.
No seu apogeu, esta poderosa fortaleza controlou a rota comercial no Danúbio. Com traços reportando ao século V a.C., é um dos três castelos mais antigos da Eslováquia.
6. Catedral de S. Martinho
Situa-se à sombra do castelo de Bratislava e, a partir de 1563, tornou-se a igreja da coroação para o reino da Hungria. 11 Reis e rainhas e oito dos seus consortes foram coroados neste edifício até 1830. O papel da catedral como uma igreja de coroação encontra-se homenageado: há uma reprodução banhada a ouro da Coroa de Santo Estêvão no topo da torre.
7. Old Town Hall
Surgiu quando a casa românica pertencente ao presidente de Câmara foi adquirida pela cidade. A parte mais elegante é o pátio renascentista, datado de 1581. A torre principal é mais antiga: projectada no estilo gótico toscano, alberga um ramo do Museu da Cidade que lida com a justiça feudal em Pressburgo do tempo medieval.
8. Galeria Nacional da Eslováquia
Uma pequena exposição permanente foi criada no primeiro andar para apresentar a arte e os artefactos góticos e barrocos mais apreciados de 1300 a 1700. Esta mostra encontra-se organizada em seis partes, começando com os incomparáveis bustos do século XVIII, pelo escultor Franz Xaver Messerschmidt, em que se revelam expressões faciais bizarras.
9. Porta de Miguel
É o último vestígio das quatro portas medievais originais de Bratislava, protegendo a entrada leste da cidade. Ficou com a aparência barroca actual depois de uma remodelação em 1759.
10. Danubiana Meulensteen Art Museum
Este museu de arte contemporânea tem uma localização fabulosa na ponta de uma longa península no meio do Danúbio. A partir do início dos anos 2000, o museu abriu em várias etapas antes de estar totalmente completo em 2014.
O Grande Salão, no primeiro andar, acolhe a exposição permanente, onde encontrará uma variedade internacional de pintura e instalações.
11. Palácio Grassalkovich
A habitação oficial do presidente eslovaco fica num sublime palácio rococó. Como residência permanente do presidente, Grassalkovich não está aberto ao público, mas poderá parar para uma foto em frente à fonte moderna. Posteriormente, vá até à retaguarda, já que os jardins do palácio são agora um bonito parque público.
12. Palácio dos Primados
Ao contrário de Grassalkovich, o Palácio dos Primados recebe visitantes. Foi construído na década de 1770 num estilo neo-clássico soberbo para o Arcebispo de Esztergom e até 1996 também foi a residência do presidente.
Há um conjunto de tapeçarias Mortlake do século XVII em exibição e no pátio interior está uma magnífica fonte com uma estátua de São Jorge a matar o dragão.
13. Most SNP
Atravessar o Danúbio é uma espetacular relíquia do período soviético. Em funcionamento desde 1972, a ponte Most SNP possui apenas um pilão e um único conjunto de cabos.
No topo desse pilão está uma estrutura conhecida como UFO, que alberga um belo e distinto restaurante. Reserve mesa para uma refeição com uma visão memorável.
14. Praça Hviezdoslavovo
Uma ampla avenida para pedestres, a Praça Hviezdoslavovo começa perto do SNP e estende-se até ao Teatro Nacional Eslovaco. No lado norte da praça encontrará bares, restaurantes e gelatarias, ao passo que na banda sul há um conjunto de embaixadas. Existe um palco para eventos públicos e a praça acolhe, igualmente, o mercado de Natal de Bratislava em Dezembro.
15. Fonte Roland
Outro dos monumentos e locais de encontro mais valiosos de Bratislava. A Fonte Roland foi encomendada, em 1572, pelo rei Maximiliano II para servir como abastecimento de água para os cidadãos de Pressburgo.
A coluna no meio inclui uma estátua de um cavaleiro com a armadura de batalha. Algumas pessoas acreditam que se trate de uma imagem de Roland – mítico defensor dos direitos de Pressburgo -, enquanto outros estão seguros de que seja o próprio Maximiliano II.
16. Sinagoga
A única sinagoga de Bratislava data de 1926 e é um extraordinário edifício cubista desenhado pelo arquitecto avant-garde Artúr Szalatnai-Slatinský. A sua construção de aço e cimento era de ponta para a época e possibilitou um grande salão aberto desobstruído por pilares. A sinagoga é um lugar de culto e está preservada como monumento nacional eslovaco.
17. Galeria Nedbalka
Do lado de fora, nunca adivinharia o que se encontra dentro desta galeria de arte que abriu em 2012. O exterior barroco dá lugar a um átrio influenciado pelo Guggenheim. Neste elegante espaço existem quatro andares dedicados à escultura e pintura eslovacas (do século XIX até ao presente).
Se não está familiarizado com a cena artística eslovaca, terá aqui uma oportunidade para conhecer os gostos do pintor paisagista Ladislav Medňanský, do antigo modernista Ľudovít Fulla e do expressionista Vincent Hložník.
18. Kamzík
Esta peculiar torre de televisão é visível de quase qualquer ângulo em Bratislava. Terá de apanhar o autocarro 201 a partir do centro para lá ir. Viajará numa direcção noroeste e passará pelo Slavín. Depois de uma breve caminhada será confrontado com este gigante de alta tecnologia de 196 metros, erguido em 1975.
A 70 metros, o deck de observação possui dois estabelecimentos onde se preparam e servem refeições: um bistro casual e o outro um restaurante sofisticado. Ambos proporcionam fascinantes panoramas da cidade e poderá ver a Áustria, a Hungria e até a República Checa a partir desta altura.
19. Sad Janka Kráľa
Situado no bairro de Petržalka, em frente ao Danúbio, o SNP é o parque público mais antigo da Europa, tendo sido traçado entre os anos de 1774 e 1776. Encontrará aqui salgueiros, choupos, sequóias e gingko bilobas. A principal mais-valia do parque é o coreto gótico.
20. Estátuas do Centro Histórico
Trazer alguma extravagância ao centro de Bratislava é o que acontece com uma série de criativas estátuas posicionadas em lugares inesperados. O mais fotografado é Cumil, na junção das ruas de Laurinská e Panská. Trata-se de um homem que trabalha nos esgotos, apresentando-se com as mãos a amparar o queixo.
Na praça principal há um simpático soldado napoleónico que se inclina sobre um banco, ao passo que na rua Sedlárska permanece Schoner Naci, representando Ignác Lamár, um cidadão de Pressburgo no século XIX que se diz ter perdido a cabeça devido a um amor não correspondido.
21. Museu dos Transportes de Bratislava
Esta atracção fica na Rua Šancová, dentro da primeira estação ferroviária de Bratislava e muito perto do principal centro de transportes da capital eslovaca. Os trilhos e plataformas foram mantidos como estavam, juntamente com um pequeno conjunto de máquinas a vapor.
Quanto a automóveis, há uma emocionante relíquia da era soviética sob a forma de uma limusine ZIL-115, o modo de transporte preferido para a elite comunista nos anos 70 e 80.
A maior parte da colecção de carros é checa e ostenta Pragas, Tatras e, claro, Skodas, num regresso ao início do século XX. O núcleo da exposição de motos remonta às décadas de 1920 e 1930 e inclui Indians, Harley Davidson, BMWs e Ogars.
22. Teatro Nacional Eslovaco
A designação, Teatro Nacional Eslovaco, refere-se à ópera neo-renascentista na Praça Hviezdoslavovo e a um salão moderno ao lado do Danúbio que foi inaugurado em 2007. Os dois locais apresentam espectáculos de ópera, ballet e teatro.
No edifício mais novo terá os benefícios de uma acústica superlativa e espaço extra para as pernas. O antigo salão possui uma resplandecente arquitectura e foi desenhado pelos austríacos Fellner & Helmer, responsáveis por centenas de novos edifícios em toda a Europa neste período.
23. Jardim Botânico da Universidade de Comenius
Aberto apenas de 1 de Abril a 31 de Outubro, fica a oeste do centro de Bratislava, na margem esquerda do Danúbio. Mesmo que o jardim esteja fora da trilha turística, muitos visitantes revêem-se nas cores e fragrâncias no Verão, quando 120 espécies de rosas a crescer no rosário estão em flor.
Existem também grandes estufas que contêm orquídeas, um jardim australiano e outras variedades de plantas tropicais e sub-tropicais como palmeiras. Do lado de fora, o jardim tem azáleas, rododendros, bem como colecções detalhadas de árvores coníferas e de folha caduca.
24. Memorial Chatam Sofer
Um sítio de significado real para pessoas da fé judaica. Fica no pé ocidental do Castelo de Bratislava. É o local de enterro de Moisés Sofer, um dos rabinos ortodoxos mais proeminentes da Europa no século XIX e uma notável voz anti-reforma. Sofer estabeleceu uma yeshiva (escola religiosa) em Pressburgo, que se tornou a mais influente na Europa e instruiu dezenas de líderes espirituais judeus.
O cemitério em que o rabino húngaro foi enterrado foi danificado na década de 1940, mas o sítio foi restaurado na década de 1990 e um memorial moderno foi erguido em torno do túmulo de Sofer. As visitas devem ser organizadas antecipadamente através da comunidade judaica de Bratislava.
25. Eurovea
Na margem esquerda do Danúbio, no sudeste da cidade, o antigo bairro industrial de Bratislava foi totalmente revitalizado. O símbolo desta brilhante revivificação é o Eurovea, que combina casas, compras e entretenimento. A primeira fase foi concluída em 2010, quando o Eurovea Galleria Mall abriu as portas, juntamente com um casino, cinema, piscina e ginásio.
Qualquer um que deseje algumas compras de grandes marcas ficará satisfeito não só com a escolha do mercado médio, mas também por poder encontrar nomes luxuosos como H&M, Lacoste, Guess, Armani, Marks & Spencer, Adidas e Mango.