Quais são os melhores miradouros de Lisboa. A capital portuguesa é uma cidade incrível de todas as perspetivas, e ainda mais imponente e graciosa se torna do alto destes miradouros, que proporcionam vistas espetaculares sobre a cidade e os seus arredores. A partir deles é possível contemplar várias partes da cidade, desde os bairros mais antigos e pitorescos ao sempre presente rio Tejo.
Em vários destes miradouros existem cafés com esplanadas onde pode tomar ler um livro ou conversar com os seus amigos enquanto aprecia a paisagem. Além disso, são ainda ótimos locais para ver o famoso pôr-do-sol de Lisboa, por exemplo. E se não estiverem apinhados de turistas durante a sua visita, podem também ser locais bastante românticos.
Pronto para conhecer a cidade a partir de novas perspetivas? Se sim, descubra a lista de alguns dos melhores miradouros de Lisboa. Depois, é só escolher o seu preferido. Ou, quem sabe, fazer uma rota por todos eles à procura daquele pelo qual se vai apaixonar!
1. Miradouro de Nossa Senhora do Monte
As vistas sobre Lisboa que tem a partir daqui dão-lhe um panorama sobre o centro histórico e o castelo, em primeiro plano, com o Tejo no horizonte. No miradouro, pode encontrar também uma capela datada do século XIII, dedicada à Senhora do Monte.
2. Miradouro das Portas do Sol
A sua localização entre o Castelo de São Jorge e Alfama torna este miradouro um dos mais procurados na cidade, pela sua vista sobre a zona histórica, com as suas casas, e o Tejo ao fundo. Perto daqui, encontra outro miradouro que merece visita: o miradouro de Santa Luzia.
3. Miradouro de São Pedro de Alcântara
Perto do ascensor da Glória e à porta do Bairro Alto, encontra este miradouro, instalado no jardim com o mesmo nome. Daqui pode apreciar o Castelo de São Jorge, a Baixa e o Tejo. Existe uma esplanada no local, num ponto recolhido, que convida a uma apreciação mais profunda da vista.
4. Miradouro da Graça
O nome oficial é miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, sendo que a poetisa até tem um busto no local. Apesar disso, é conhecido por todos como miradouro da Graça. Para além das vistas sobre a cidade, pode usufruir da esplanada que aqui se encontra, bem como da sombra das árvores. Existe também uma igreja no espaço.
5. Miradouro do Jardim do Recolhimento
Se procura uma perspetiva da cidade um pouco diferente, este miradouro, a dois passos do Castelo de São Jorge, é para si. Aqui terá Alfama a seus pés, com o enquadramento do Tejo, do Mosteiro de São Vicente e da Igreja de Santa Engrácia. No local, existe parque infantil e uma cabine de leitura.
6. Miradouro do Castelo de São Jorge
Para além de símbolo da cidade, o castelo é também um dos seus melhores miradouros. Daqui consegue ver grande parte de Lisboa, com enfoque na zona histórica, bem como a envolvente, podendo ver a serra da Arrábida, a mais de 40 quilómetros da capital.
7. Miradouro Panorâmico de Monsanto
Este é um miradouro menos conhecido, mas nem por isso menos digno de visita. Está situado num edifício que serviu já de restaurante, discoteca, bingo, armazém e que esteve abandonado durante anos, até ter a sua atual função. O grande destaque vai para um mural de Vhils, em homenagem à ativista brasileira Marielle Franco, assassinada em março de 2018.
8. Miradouro do Arco da Rua Augusta
Está aberto ao público desde 2013, e, apesar da entrada ser paga, a vista vale bem a pena. A subida é feita por um elevador e dois lanços de escadas, mas, uma vez no topo, pode avistar a Praça do Comércio e o Tejo de um lado, e a Rua Augusta do outro. Ao longe, vê o castelo, a ponte 25 de abril e a margem sul do rio.
9. Amoreiras 360º Panoramic View
Na Torre 1 do Amoreiras Shopping Center, existe este miradouro panorâmico, a 174 metros de altura e com vista de 360º sobre Lisboa inteira, a partir do centro da cidade. Prepare-se para apreciar a zona histórica, o castelo, as colinas, o Tejo e muito mais.
10. Experiência Pilar 7
Este é um miradouro recente, e convida a uma perspetiva invulgar sobre a cidade, a partir da ponte 25 de abril. Para além da vista única, em que parece que levitar sobre Alcântara e o Tejo, também aqui se conta a história da ponte e aceder a espaços inacessíveis ao público. A entrada é paga. É um dos mais radicais miradouros de Lisboa.