Explorar a Ilha Terceira, nos Açores, através dos seus trilhos pedestres é uma das melhores formas de conhecer esta bela ilha. Os percursos estão bem sinalizados e permitem descobrir alguns dos recantos mais bonitos da Terceira. Aqui estão alguns dos melhores trilhos para explorar a ilha.
1. Trilho da Passagem das Bestas
- Categoria: Circular
- Dificuldade: Médio
- Extensão: 4 km
- Tempo Médio: 2h30m
Este trilho está inserido na área protegida da Caldeira de Guilherme Moniz, conhecida pelos seus matos e turfeiras. Começa no parque de estacionamento junto à estrada e segue por um campo de lava até uma bifurcação, onde deve ir pela esquerda. Durante o percurso, vai ver as marcas dos carros de bois na rocha, usadas durante séculos para transportar lenha.
O trilho passa por uma central hidroelétrica desativada, um miradouro, e atravessa pastagens onde podes avistar a caldeira do Vulcão dos Cinco Picos. Continua por uma mata rica em vegetação endémica até à serra do Morião e desce por um caminho ladeado por criptomérias. O trilho termina de volta ao parque de estacionamento.
2. Trilho da Rocha do Chambre
- Categoria: Circular
- Dificuldade: Médio
- Extensão: 9.3 km
- Tempo Médio: 2h30m
Este trilho começa no lugar da Malha Grande, na freguesia dos Biscoitos. O percurso passa por espécies da flora endémica e segue por um atalho empedrado até uma linha de água.
Sobe até uma clareira e continua até ao ponto mais alto do percurso, o marco geodésico a 708m de altitude. Desce para o miradouro da Rocha do Chambre e segue pelas pastagens agrícolas. O trilho termina no ponto de partida, depois de passar por várias matas e caminhos de terra batida.
3. Trilho Baías de Agualva
- Categoria: Linear
- Dificuldade: Fácil
- Extensão: 4 km
- Tempo Médio: 2h
Começa nas imediações do Pico dos Loiros, na freguesia da Agualva. O trilho desce por uma canada de terra batida e passa por pastagens e miradouros, como o da Fajãzinha e da Baía das Pombas, onde pode observar aves como o garajau-comum e o cagarro.
O percurso segue por entre muros de antigas curraletas de vinhas e termina na estrada regional.
4. Trilho dos Fortes de São Sebastião
- Categoria: Linear
- Dificuldade: Fácil
- Extensão: 5.7 km
- Tempo Médio: 2h30m
Este trilho percorre a costa sudeste da ilha, passando por antigas fortificações de defesa marítima. Começa na estrada regional para a ponta das Contendas e passa pelos Fortes da Greta e de Santa Catarina das Mós, com vista para a baía da Mina.
O percurso continua até ao Forte do Bom Jesus e termina na Vila de São Sebastião, passando por várias ermidas e pelo Largo da Fonte.
5. Trilho dos Mistérios Negros
- Categoria: Circular
- Dificuldade: Difícil
- Extensão: 5.8 km
- Tempo Médio: 2h30m
O percurso começa perto da Lagoa do Negro e da Gruta do Natal. Passa por áreas com vegetação densa e lagoas pequenas, contornando domos traquíticos.
O trilho desce por uma mata de criptomérias e continua até ao Pico Gaspar, onde é possível fazer um desvio opcional. O percurso termina de volta ao ponto de partida.
6. Trilho do Monte Brasil
- Categoria: Circular
- Dificuldade: Fácil
- Extensão: 7.5 km
- Tempo Médio: 2h30m
Começa no Parque do Relvão, em Angra do Heroísmo, e sobe até à Fortaleza de São João Baptista. Passa pela Ermida de Santo António e pelo parque de merendas do Monte Brasil.
O percurso continua até ao Pico do Facho e desce até ao Forte da Quebrada. Segue por miradouros e termina de volta ao parque de merendas.
7. Trilho Relheiras de São Brás
- Categoria: Circular
- Dificuldade: Fácil
- Extensão: 5 km
- Tempo Médio: 2h
O trilho começa no parque de merendas da freguesia de São Brás e segue por uma canada de terra batida onde pode ver as marcas dos antigos carros de bois.
Passa por uma fonte e por um atalho com vegetação densa, terminando de volta ao ponto de partida. Durante o percurso, pode avistar o milhafre, uma ave endémica dos Açores.
8. Trilho da Serreta
- Categoria: Circular
- Dificuldade: Médio
- Extensão: 7 km
- Tempo Médio: 2h30m
Este percurso começa na Canada das Fontes, na freguesia da Serreta. Sobe por um troço asfaltado e segue por um caminho ladeado por criptomérias. Passa por várias ribeiras e matas até chegar à Lagoinha.
O trilho continua por pastagens e desce por um miradouro sobre a Ribeira do Além, terminando de volta ao ponto de partida.