Vidago, uma vila encantadora situada no concelho de Chaves, em Trás-os-Montes é como uma joia escondida no coração de Portugal, à espera de ser descoberta. A vila é conhecida principalmente pelas suas águas termais e pelo Vidago Palace Hotel, um ex-libris da região. As águas de Vidago são famosas pelas suas propriedades curativas e são apreciadas tanto para beber como para banhos termais.
Mas Vidago tem muito mais a oferecer do que apenas suas águas termais. A vila está cercada por belas paisagens naturais e possui uma rica história e cultura. É Aqui pode visitar a Casa Museu João Vieira, dedicada à vida e obra do famoso artista plástico e escritor português, ou explorar a Igreja Paroquial de Vidago, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Ou pode, simplesmente, caminhar pelas suas ruas repletas de história e associadas à realeza.
Vidago é um lugar onde pode relaxar e rejuvenescer, enquanto explora tudo o que esta bela vila tem a oferecer. É como um oásis de calma e tranquilidade no meio da agitação da vida moderna. Estes são alguns dos melhores locais para visitar em Vidago, Chaves.
1. Palace Hotel de Vidago
O Palace Hotel de Vidago está situado em Vidago, concelho de Chaves. Um emblemático hotel termal, desenhado por José Ferreira da Costa, o Vidago Palace é uma grande ironia do destino e da história. O edifício foi mandado construir por D. Carlos, que queria pompa e circunstância para ali receber a realeza e aristocracia europeia, com a intenção de impressior os seus familiares e amigos que governavam a Europa.
Foi o primeiro hotel do país a ter elevador. Os candeeiros a petróleo foram suprimidos e optou-se por lâmpadas elétricas (um total de 700), um luxo para a época. Todos os quartos tinham duches e frigoríficos, algo muito incomum para aquele tempo. E apesar de quase não existirem carros nas estradas portuguesas, o Palácio tinha uma ampla garagem. Estima-se que os custos da sua construção equivaleriam hoje a mais de 120 milhões de euros.
2. Parque de Vidago
Este espaço verde rodeia por completo o Palace Hotel de Vidago e tem diversas árvores centenárias, com destaque para as suas magnólias. Aqui existe um lago artificial e diversos trilhos, que nos permitem descobrir cada recanto deste recinto.
Em tempos, o parque estava aberto e podia ser visitado por todos os que quisessem, mas hoje o acesso é mais restrito e controlado pela entidade que gere o hotel Palace.
3. Termas de Vidago
As águas termais de Vidago foram descobertas em 1863, quase por acidente. A partir daí, começou a atrair a atenção do país e as visitas da realeza. A nascente das águas termais brota de uma fratura no solo que se estende desde Ourense, na Espanha, até Coimbra. É nesta falha que ocorrem as nascentes termais de Chaves, Vidago, Pedras Salgadas e São Pedro do Sul, entre outras.
A realeza portuguesa tomou conhecimento das propriedades medicinais destas águas e mandou construir um palácio no local. A intenção era receber a fina flor da aristocracia portuguesa e europeia num ambiente que conjugava o luxo e a serenidade. As águas de Vidago são frias e gasosas e são também apreciadas como águas de mesa. São engarrafadas e distribuídas para todo o país.
4. Campo de Golf
O campo de golfe do Vidago Palace é como um tesouro escondido no meio de um parque centenário. É um lugar mágico onde pode jogar golfe entre árvores centenárias e muros de pedra. É como se praticasse golf numa espécie de jardim secreto.
O campo foi redesenhado para ser desafiador e emocionante, com tees e greens elevados e bunkers estrategicamente colocados. A sensação é de jogar golf num labirinto verde, tentando encontrar o caminho para o buraco.
5. Balneário Pedagógico de Vidago
Este balneário enquadra-se na remodelação dos edifícios da antiga estação de caminho-de-ferro de Vidago e oferece aos termalistas tratamentos que permitem a recuperação e manutenção da condição física. Assim, cada pessoa seguirá o seu regime de tratamentos personalizados, combinando os tratamentos com água mineral natural com técnicas de fisioterapia.
6. Solar dos Machados
O Solar dos Machados fica situado no Largo do Olmo, em Vidago, assim como a sua capela. Este edifício pertenceu a familiares do General Sousa Machado, oficial do exército que deu o nome à rua onde se encontra este majestoso solar. A fachada ostenta o brasão alusivo ao nome da família e está datado dos fins do Século XVIII.
A família dos Machados possui carta de brasão desde 1645 e destacou-se essencialmente pelos feitos militares na África Oriental ao serviço do rei D. Carlos I. O solar possuía a particularidade de apresentar a pedra de armas da família sobre a porta de entrada da capela.
7. Ecopista do Corgo
Tem uma extensão total de 51 km e liga Vila Real ao Vidago. Alguns troços da ecopista não se encontram muito bem sinalizados, pelo que deverá ter atenção ao caminho. À entrada de Vila Pouca de Aguiar, o troço desaparece, devendo procurar o campo de futebol, onde este recomeça. A partir daí, o percurso é sempre a descer, até ao Vidago.
Está prevista uma extensão de 45 km desta ecopista, de modo a ligar o Peso da Régua a Vila Real e Vidago e Chaves. Em Vila Real, a 250 metros da estação, encontra um pequeno carreiro que desce até ao Corgo, de onde pode admirar uma cascata e lagoa espetaculares.
8. Antigo Balneário Termal
O antigo Balneário Termal de Vidago é um edifício histórico que foi construído em 1916. Tem uma torre central e duas alas laterais idênticas. Quando se entra, é possível observar 4 impressionantes colunas e uma decoração que prima pela elegância.
No passado, as pessoas acudiam ao balneário para tomar banhos termais e fazer tratamentos para melhorar sua saúde. Existia uma farmácia, uma sala para exercícios e muitos quartos para banhos. Também havia salas para duches e massagens. Hoje em dia é um espaço destinado a conferências, mas não perdeu a sua beleza original.
9. Igreja da Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Paroquial de Vidago, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Conceição, é um tesouro escondido no coração de Vidago. É um edifício neorromânico impressionante que foi construído no início da década de 1940 (entre 1940 e 1942), seguindo o modelo de muitas igrejas românicas do norte de Portugal .
Ao entrar na igreja, somos transportados para outro tempo e lugar. É como se estivéssemos a caminhar por um castelo medieval, com as suas paredes de pedra e arcos elegantes. A luz suave que entra pelas janelas cria um ambiente tranquilo e sagrado.
10. Casa Museu João Vieira
A Casa Museu João Vieira é um espaço cultural localizado em Vidago, dedicado à vida e obra de João Vieira, um artista plástico e escritor português nascido em Vidago em 1934. João Vieira foi um dos maiores artistas portugueses do século XX e a exposição é curada por seu filho, Manuel João Vieira.
A Casa Museu está instalada na antiga casa de Bonifácio Alves Teixeira e pretende rejuvenescer a atividade cultural da vila de Vidago. O edifício foi doado pelo benemérito Bonifácio Teixeira para ensino primário e a mãe do pintor viveu e ensinou no espaço que agora é uma nova atração da vila termal de Vidago.