Não há como negar que o pôr do sol torna qualquer paisagem mais cativante, e as paisagens da nossa capital não são a exceção. A cidade enche-se de uma luz quase mágica, que torna tudo mais misterioso, para deleite de turistas e dos habitantes. Existem diversos locais em Lisboa onde pode apreciar o pôr do sol com toda a tranquilidade, tornando a experiência ainda mais inesquecível.
Começando pelos espaços de lazer, destacamos alguns miradouros, sítios perfeitos para passear ao final da tarde e assim desfrutar do espetáculo natural do pôr do sol. São eles os miradouros de Santa Catarina, São Pedro de Alcântara, das Portas do Sol e da Graça, que têm uma vista panorâmica sobre Lisboa, permitindo-lhe apreciar o pôr do sol e ver a cidade a ganhar uma nova vida à noite.
Estes miradouros, para além do cenário romântico, contam com uma esplanada e bancos, que lhe permitem apreciar a paisagem com a devida calma, seja qual for a hora do dia. Mas claro, ficam ainda mais mágicos e deslumbrantes quando começam a escurecer os dias e as luzes do põr do sol lisboeta tomam conta da cidade.
Como se sabe, quanto mais alto for o ponto, melhor será a vista sobre a cidade e o Tejo. Por isso, não podemos deixar de salientar o sítio que é considerado por muitos como sendo aquele que tem a melhor vista para a cidade: o Castelo de São Jorge. Neste local histórico, que se encontra na colina mais alta, poderá observar o pôr do sol a partir de um local único e cativante.
Seguindo em direção a Belém, existem aqui diversos locais maravilhosos, onde se pode observar o pôr do sol com calma e tranquilidade. Afinal, com locais como a famosa Torre de Belém ou o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) como cenário, é impossível não apreciar o momento e talvez até fotografá-lo para mais tarde recordar.
Por sua vez, na zona oriental de Lisboa, pode sempre apreciar este fenómeno da natureza no Parque do Tejo, um espaço grande onde poderá correr e praticar outros desportos, ou simplesmente parar para apreciar a paisagem com calma, seja em que altura for.
Se procura a experiência de observar o pôr do sol num contato mais próximo com a natureza, recomendamos também a visita ao Parque Eduardo VII ou a Monsanto, sendo que os dois locais contam com pontos incríveis de onde poderás observar a paisagem sobre a cidade a partir de uma perspetiva diferente.
Um ponto imperdível na cidade, recentemente reabilitado, é a Ribeira das Naus, que liga o Cais das Colunas, na Praça do Comércio, ao Cais do Sodré. Diz-se que, apreciado daqui, o pôr do sol na nossa capital é ainda mais impressionante do que a partir de qualquer outro ponto da cidade.
Sendo uma varanda imperdível sobre o Tejo, a Ribeira das Naus é o ponto ideal para relaxar em qualquer altura do dia, tendo como pano de fundo a Ponte 25 de Abril. Esta zona da cidade tem qualquer coisa de mágico e é ótima para tirar fotografias ao pôr do sol (isto, claro, se conseguir obter um plano sem demasiadas pessoas no horizonte).
No que ao pôr do sol diz respeito, não nos podemos esquecer também do sítio que concentra grande parte dos turistas, de máquina fotográfica na mão: o Arco da Rua Augusta, que se encontra na Praça do Comércio.
Por aqui, são diversos os restaurantes e esplanadas que se enchem no final da tarde, com todos a esperar a magia das cores que aparecem no céu e que tornam um pôr do sol sobre o rio Tejo uma experiência imperdível.
Seja em que local for, não pode deixar escapar o momento incrível que a mãe-natureza nos proporciona ao final de cada dia, até porque, como pode ver, não faltam locais na nossa capital que são perfeitos para essa contemplação.
E se tem paixão por fotografia, nada como fazer uma lista destes locais e começar a frequentá-los à hora certa, à espera dessa hora mágica em que a luz do pôr do sol torna Lisboa ainda mais bonita e deslumbrante.