Não há qualquer dúvida que Portugal está repleto de belíssimas paisagens, de norte a sul, e passando pelas ilhas. São montanhas, vales, rios, cabos e cascatas que nos cortam a respiração e nos fazem esquecer tudo o resto, enquanto contemplamos as maravilhas que a natureza tem para nos oferecer.
E a verdade é que Portugal é um dos países com mais diversidade de paisagens em menos espaço. Enquanto que alguns países são predominantemente montanhosos ou planos, por exemplo, Portugal possui uma variedade enorme de ambientes que mudam em apenas alguns quilómetros. Em pouco tempo, pode passar do Gerês ao Douro, da Serra da Estrela ao Alentejo e terminar nas falésias das praias do Algarve.
Mesmo as construções de cada região são diferentes, adaptando-se ao ambiente que as rodeia e tornando estas paisagens ainda mais especiais. Afinal de contas, a vertente humana também faz parte do meio natural. Descubra algumas das mais bonitas paisagens de Portugal.
1. Parque Nacional Peneda-Gerês
Entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, encontra a única área protegida portuguesa que se encontra classificada como Parque Nacional, num mundo à parte onde a atividade humana se complementa na perfeição com a natureza, preservando-se valores e tradições muito antigas, como podemos ver em aldeias comunitárias como Pitões das Júnias e Tourém.
A vegetação exuberante inclui uma floresta de azevinho, única a nível nacional, e espécies endémicas como o lírio do Gerês, que alegra os campos. Os terrenos montanhosos são atravessados por rios e ribeiras, que se precipitam em cascatas e que encontram a calma em albufeiras de barragens como a de Vilarinho das Furnas do da Portela do Homem.
2. Serra da Arrábida
Esta paisagem tem um excecional valor estético, apresentando-se como uma das mais belas paisagens do nosso país e até do mundo, com o seu magnífico contraste entre os seus vales e picos e o mar. Esta é uma região-chave, de um ponto de vista geológico, para se ter um melhor conhecimento das etapas fundamentais da história da Terra.
A serra reúne uma série de especificidades que justificam a presença de diversas variedades vegetais, muito bem preservadas e únicas a nível mundial. É também relevante ao nível dos ecossistemas marinhos, sendo uma área com uma biodiversidade elevada, sem paralelo a um nível europeu.
3. Douro Vinhateiro
A primeira região demarcada do mundo foi criada em 1756 por iniciativa do marquês de Pombal, e é um exemplo excecional de uma região que vive em torno da produção vinícola, seja do famoso vinho do Porto, seja dos mais recentes vinhos de mesa de elevada qualidade, provenientes dos socalcos que rodeiam o Douro e seus afluentes, onde muros de xisto suportam alas e alas de videiras.
Mas não é só a paisagem que é marcada pelo vinho, mas também o ritmo de vida, com o inverno marcado pelo sossego, e com o outono a trazer a azáfama das vindimas.
4. Douro Internacional
O Parque Natural do Douro Internacional abrange parte dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo, tendo uma extensão de cerca de 122km. Por aqui encontra desfiladeiros monumentais e incríveis, formados pelas margens escarpadas do vale escarpado do rio.
Diversas espécies de aves, muitas ameaçadas de extinção a nível nacional e internacional, escolheram este local para nidificar, atraídas pela proximidade das explorações agrícolas e pecuárias. De entre elas, destacamos o Abutre do Egito, que foi escolhido como símbolo do parque.
5. Lagoa das Sete Cidades
Encontra-se na ilha de São Miguel e é um dos mais famosos locais do arquipélago dos Açores. Este é o maior lago de água doce do arquipélago, e encontra-se situado nas crateras vulcânicas que formam a ilha. É constituído por duas lagoas, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, naquela que é uma das imagens mais simbólicas dos Açores.
A Lagoa tem uma profundidade máxima de 33 metros e comprimento máximo de 4,2 quilómetros, e encontra-se rodeada por campos verdejantes e emoldurada por belíssimas encostas, num cenário que se encontra classificado como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000.
6. Alqueva
A grande barragem do Alqueva foi construída no Alentejo, região de águas escassas, sobre o rio Guadiana, entre Moura e Portel, criando o maior lago artificial da Europa. Este plano de água tem 250 km2, estendendo-se por mais de 80kms do curso do antigo rio, com os seus mil recortes a perfazerem 1.160kms de perímetro. A jusante do paredão construiu-se o Açude de Pedrógão, bem visível da ponte que liga Pedrógão a Moura.
A beleza deste lago artificial surpreende-nos, muito graças à paisagem tipicamente alentejana que o rodeia, constituída por milhares de oliveiras, sobreiros e azinheiras, e pela quantidade notável de vilas fortificadas que defenderam a zona ao longo dos séculos e que hoje rendem guarda ao lago.
7. Alentejo
A paisagem de planície começa a desenrolar-se junto do Tejo. A norte, o ritmo é marcado pelo verde da campina, mas para sul, a paisagem liga bem com o sol, calor e com um ritmo mais vagaroso.
O Alentejo é um mundo em termos de paisagens, com o norte rico em pastos verdejantes, o interior de uma planura imensa, com searas louras a ondular ao vento, e o litoral de praias selvagens de uma beleza agreste. As tradicionais casas caiadas de branco integram-se na paisagem, e os seus castelos e fortificações evocam lutas e conquistas.
8. Costa Vicentina
A faixa litoral de Odeceixe e Burgau é um Algarve diferente, onde a natureza preserva o seu caráter forte e selvagem, que se traduz aqui em paisagens simplesmente deslumbrantes.
A zona faz parte do Parque Natural que começa mais a norte, no sudoeste alentejano, sendo a maior extensão de costa portuguesa sujeita a proteção. Aqui se sucedem praias com extensos areais e grandiosas arribas de xisto e calcário, com o mar a servir de banda sonora de fundo a todo o enquadramento paisagístico.
9. Falésias do Algarve
Situada na orla costeira algarvia, a zona do Barlavento é constituída por imponentes falésias e diversos algares (um abismo natural formado pela ação das águas), por baixo dos quais existem complexas redes de galerias subterrâneas.
Um bom exemplo é o Algar do Padre Vicente, que se encontra perto do Carvoeiro, e que é uma enorme cavidade que comunica com o mar e que amplia de forma impressionante o som causado pelo movimento das marés.
10. Montanhas da Madeira
O arquipélago da Madeira é um autêntico refúgio de beleza natural, com o colorido das flores a sobressair entre o azul do mar e o verde da vegetação. Dois terços do arquipélago são áreas protegidas, e é aqui que se encontra a maior floresta laurissilva do mundo inteiro.
A temperatura amena convida a caminhadas durante o ano inteiro, podendo aproveitar para conhecer a rede de percursos pelas levadas, visitar o Funchal e conhecer o património da época dos Descobrimentos, ou simplesmente percorrer livremente a ilha.