No Algarve, podemos encontrar diversos tesouros naturais e arquitetónicos, que surpreendem os visitantes e moradores com a sua beleza. Um desses tesouros é o Palácio de Estoi, joia arquitetónica situada na pacata vila de Estoi, a cerca de 10 quilómetros de Faro, e que encanta pela sua fachada neoclássica e jardins exuberantes.
A história deste palácio remonta ao século XIX, altura em que foi mandado construir pelo Visconde de Estoi como sua residência para o verão. A construção começou em 1840, tendo levado cerca de 20 anos a ficar concluída.
O projeto ficou a cargo do talentoso arquiteto Domingos da Silva Meira, que decidiu combinar elementos neoclássicos com algumas influências mouriscas, o que resultou numa construção única. Assim, mesmo durante a duração das obras, o local foi palco de grandes festas e eventos sociais, tendo sido frequentado pela alta sociedade da época.
Ao longo dos anos, o palácio passou por diversas mãos e teve utilizações diferentes. Ao longo da Segunda Guerra Mundial, foi quartel para as tropas inglesas, tendo depois sido abandonado, o que levou a um estado de degradação. Mas, na década de 1980, o palácio foi adquirido pelo município de Faro, que levou a cabo um ambicioso projeto de restauração e recuperação.
Após extensas obras, o palácio voltou ao seu antigo esplendor, sendo atualmente um dos principais pontos turísticos do Algarve, atraindo visitantes de todo o mundo.
Quando se entra no palácio, entra-se num mundo de elegância. Os salões estão decorados com elementos luxuosos, entre frescos, estuques elaborados e lustres de cristal. Outro destaque das paredes do palácio são os seus azulejos tradicionais portugueses, de cores vibrantes e padrões intricados, que nos contam histórias e lendas desta região.
Uma das áreas mais deslumbrantes do local é o seu jardim magnífico, que nos convida a passear por entre fontes, esculturas, caminhos sinuosos e diversas plantas e flores coloridas.
Hoje, o Palácio de Estoi alberga um hotel de luxo, pronto a acolher os visitantes com todo o conforto e elegância. O palácio restaurado foi transformado num hotel de charme, para que os hóspedes tenham acesso a uma estadia única e sofisticada.
Cada quarto e suite encontra-se decorada com requinte, oferecendo vistas incríveis sobre o jardim e a paisagem circundante. Mas, mesmo não se hospedando no hotel, pode sempre visitar este magnífico local e os seus jardins.
E, depois de ter levado o seu tempo a apreciar cada detalhe do magnífico palácio, não pode perder outras atrações nos seus arredores. Comece por explorar a vila de Estoi, de ruas estreitas e casas tradicionais, que mantém o seu charme típico algarvio.
Passeie pelas suas ruas, visitando a Igreja Matriz e explorando a cultura local. Bem perto do palácio, encontra as ruínas de Milreu, importante ruína romana que nos revela vestígios de como este povo vivia nesta região do país.
Por fim, não deixe de partir à descoberta dos muitos trilhos e paisagens da Serra do Caldeirão, que lhe permitirão descobrir um lado diferente do Algarve.
Portanto, são muitas as razões para visitar o Palácio de Estoi e a região envolvente, encontrando atrações e atividades para todo o tipo de gostos.
Seja numa escapadinha ou numas férias mais prolongadas, esta região é sempre uma boa opção para momentos de descanso e tranquilidade, que o vão ajudar a repor as energias e a descansar completamente da correria do dia-a-dia.