No coração da Serra do Bussaco, na região Centro do nosso país, podemos encontrar um tesouro histórico e arquitetónico que remonta ao século XIX e que é conhecido pela sua beleza deslumbrante e pela sua história rica e fascinante. Considerado um dos últimos palácios portugueses, o Palácio do Bussaco permite que os visitantes façam uma viagem no tempo, transportando-os para uma época de opulência e elegância.
A história deste local começa no século XVI, altura em que um grupo de monges eremitas se estabeleceu na região com a ideia de viver em contemplação e isolamento. Foi assim que aquele sítio foi ganhando importância religiosa, acabando por se tornar num dos pontos de referência da fé cristã em Portugal. No entanto, foi apenas no século XIX, durante o reinado do Rei D. Carlos I, que o palácio começou a tomar a forma que atualmente conhecemos.
Apaixonado pela zona do Bussaco, o Rei decidiu convocar alguns dos mais talentosos arquitetos e paisagistas da época, de modo a criar um magnífico palácio. O resultado é um edifício de estilo neomanuelino com influências do gótico e renascimento, que está rodeado por belíssimos jardins e uma floresta deslumbrante.
Quando entramos no Palácio do Bussaco, somos transportados para um ambiente de luxo e de requinte, graças aos salões majestosos, com os seus frescos e tapeçarias, tetos ricamente decorados e móveis e objetos preciosos, que nos contam a história de uma época gloriosa. Os visitantes terão a oportunidade de explorar os diversos salões e quartos deste palácio, desfrutando ao mesmo tempo de vistas deslumbrantes sobre a paisagem circundante.
O local conta com um acervo histórico e cultural valioso, e as suas paredes guardam histórias de encontros diplomáticos, celebrações majestosas e momentos de grande importância histórica.
Igualmente impressionantes são os jardins, projetados pelo paisagista alemão João Friedrich Ludwig, que contam com uma grande variedade de espécies botânicas, fontes, lagos e caminhos sinuosos que nos convidam a passeios tranquilos e momentos de contemplação.
Por sua vez, a floresta circundante, mais conhecida como Mata Nacional do Bussaco, é uma zona protegida que tem uma grande diversidade de fauna e flora, sendo um refúgio ideal para espécies ameaçadas. Nascida no século XII, esta mata é hoje mais uma floresta, devido ao empenho dos frades carmelitas descalços que aqui instalaram um refúgio. Inicialmente existiam loureiros, adernos e carvalhos, mas, hoje, a espécie mais abundante é o cedro, com destaque para o cedro do Buçaco, autêntico ex-libris da mata.
A mata tem também araucárias, eucaliptos, sequoias e fetos impressionantes, sendo que, no total, existem aqui mais de 250 espécies de árvores e arbustos, nesta que é uma das maiores coleções dendrológicas de toda a Europa.
Para se manter desta forma, o local precisa de muitos cuidados, até porque essa é a única forma de se travar a invasão das acácias e o envelhecimento natural do coberto vegetal, preservando-se dessa forma um dos expoentes máximos do arboreto nacional.
Para complementar a experiência da visita, saiba que, para além de ser uma atração turística, este palácio é também um hotel de luxo, com os seus quartos a serem verdadeiras obras de arte, graças à decoração requintada e ao conforto que aqui se vive. Um dos seus grandes destaques são os azulejos que adornam as suas paredes, pintados à mão e que contam histórias e lendas do passado nacional.
Caso queira prolongar a sua visita e descobrir mais maravilhas da região, não deixe de visitar a cidade de Coimbra, famosa pela sua universidade histórica e por oferecer aos visitantes uma viagem no tempo, devido à sua arquitetura medieval e herança cultural rica. Não deixe de explorar os claustros da universidade, visitar a Biblioteca Joanina ou apreciar as vistas sobre a cidade a partir da Torre da Universidade.
Caso seja um amante da gastronomia, a região vai revelar-se também um verdadeiro deleite. Poderá saborear pratos típicos como o leitão da Bairrada e os famosos doces conventuais, sendo que a zona é também conhecida pelos seus vinhos (com diversos locais a oferecerem degustações e visitas guiadas).
Como pode ver, visitar o Palácio do Bussaco e os seus arredores afigura-se como um daqueles passeios imperdíveis, que nos vai ficar na memória e que nos vai permitir descobrir sítios ricos em história e em maravilhas naturais e arquitetónicas. Portanto, comece a planear a sua visita!