Se procura uma caminhada que alie um agradável passeio pela natureza com um mergulho refrescante em águas límpidas, então os Passadiços das Fragas de São Simão são perfeitos para si. Localizados no município de Figueiró dos Vinhos, são 1,7 quilómetros que ligam o Miradouro das Fragas de São Simão à aldeia de xisto de Casal de São Simão.
Este passadiço acompanha a ribeira de Alge e liga as principais atrações da zona: a praia fluvial, a aldeia e o miradouro. Uma das partes mais pitorescas e belas do caminho é a escadaria, que liga o miradouro à praia, num percurso com cerca de um quilómetro.
A outra parte do caminho, também com cerca de 1 quilómetro, une a praia fluvial à aldeia, passando sempre junto da ribeira de Alge. Esta parte do trilho é em terra batida.
O Miradouro das Fragas de São Simão, numa das extremidades do percurso, proporciona uma vista incrível sobre a paisagem e sobre o caminho que nos espera (ou pelo qual já passámos, dependendo de onde começou).
No outro extremo, temos a pequena aldeia de Casal de São Simão, que tem apenas uma rua, mas que nos encanta pela beleza do xisto e pelo constante som da água a correr.
A aldeia recuperou vida nos últimos anos, quando antigos moradores recuperaram as casas em xisto, criando-se também um restaurante e uma pequena loja. É em Casal de São Simão que encontramos também um dos templos mais antigos de Figueiró dos Vinhos, a Ermida de São Simão, datada de 1458.
A meio do caminho, temos a belíssima praia fluvial, encaixada entre duas fragas. O maciço rochoso por onde passa a ribeira de Alge tem aqui uma pequena abertura, por onde passam as águas para formar piscinas naturais nas rochas.
Aqui, a água é fria, mas tão límpida que se consegue ver as pequenas rochas no fundo das piscinas. Esta praia fluvial tem um bar, um parque de merendas, instalações sanitárias e balneários (apenas abertos no verão). Na época balnear, é também vigiada por um nadador-salvador.
Poderá começar o trilho em três locais distintos: na aldeia de Casal de São Simão, na praia ou no miradouro. Poderá também fazer o percurso completo de ida e volta, começando em qualquer uma das extremidades. O caminho tem a forma de um “V”, com a praia a meio do caminho, já no fundo do vale.
Ao longo do passadiço, vai encontrar diversas áreas naturais, onde pode observar a vegetação climática tanto nas encostas como no fundo do vale, vestígios de Laurissilva, a formação vegetal que em tempos ocupou parte de Portugal Continental.
O percurso tem uma dificuldade considerada média e tem cerca de 4 quilómetros (ida e volta), demorando cerca de uma hora e meia a ser feito. Os passadiços estão abertos todo o ano, salvo em ocasiões excecionais, como trabalhos de manutenção ou condições meteorológicas adversas. Poderá aceder gratuitamente aos passadiços, portanto, comece já a preparar a sua visita!
E se quiser aproveitar para explorar um pouco mais os arredores, saiba que existem diversos pontos de interesse a apenas alguns minutos de carro. A belíssima vila de Penela merece uma visita e um passeio pelas suas ruas irá deslumbrá-lo, com certeza.
Lousã, Pombal, Oleiros, Coimbra, Fátima, Batalha e Sertã são outros dos grandes destaques para visitar nas redondezas. As Fragas de São Simão localizam-me muito perto de vários centros urbanos que pode escolher como destino para complementar o seu passeio.
Mas se preferir natureza ou aldeias típicas, existem também muitas praias fluviais de qualidade para explorar bem perto e também aldeias de xisto na Serra da Lousã. E claro… não se esqueça da boa gastronomia desta região e da hospitalidade das suas gentes. Um passeio a não perder!