O Alentejo encontra-se repleto de pequenas pérolas, algumas mais conhecidas que outras, mas todas elas a merecer uma visita demorada. Um desses locais é o Parque Ecológico do Gameiro, no concelho de Mora, sítio onde pode encontrar o Passadiço do Gameiro, um dos segredos mais bem guardados desta região.
Este passadiço inicia-se na praia fluvial do Gameiro e segue perto da tranquila ribeira da Raia, ao longo dos belos montados alentejanos. Como o passadiço percorre uma zona bastante selvagem, conseguirá avistar diversas aves caraterísticas da região, como os guarda-rios, gaios e garças-reais.
O passadiço em madeira conta com apenas 1,5 km de extensão, ou seja, 3 km de ida e volta, e, portanto, é natural que lhe saibam a pouco. Felizmente, encontram-se inseridos num excelente percurso pedestre circular, que tem cerca de 5,5 km de extensão e que não só estenderá o seu passeio ao longo do rio para o dobro, como o levará a percorrer os montados alentejanos típicos.
Ao longo do caminho, encontrará diversos painéis de informação, que lhe ensinam mais sobre a flora e fauna local. Encontrará também postos de observação e zonas onde pode descansar, enquanto desfruta da natureza e das maravilhosas paisagens deste local.
No que diz respeito aos desníveis, não se preocupa. A zona ribeirinha, onde encontramos os passadiços de madeira, é praticamente plana, e, na zona do montado, apenas encontrará uma ou outra subida um pouco mais cansativa.
Mesmo assim, terá como recompensa vistas de cortar a respiração, assim como a possibilidade de ver algumas vacas a pastar à solta (não se preocupe, são inofensivas). É claro que, se preferir, pode manter-se apenas pela zona ribeirinha, ocupando o restante tempo na convidativa praia fluvial do Gameiro.
Esta praia fluvial é um aproveitamento excelente do Açude do Gameiro, que se encontra na ribeira da Raia. O local conta com excelentes infraestruturas de apoio, como bar de apoio, parque infantil, a zona de merendas com assadores e até um campo de futebol de praia. A praia tem também imensas sombras naturais, assim como uma série de chapéus de palha gratuitos.
Se gosta de acampar, está com sorte, porque existe um parque de campismo mesmo ao lado da praia, com tudo o que precisa para passar uns bons dias rodeado pela natureza.
É claro que o Parque Ecológico do Gameiro não se esgota no passadiço e na praia fluvial, havendo muito mais para ver neste local. É verdade que só estes dois atrativos mais do que justificam uma visita ao parque, mas, já que aqui está, não pode deixar de conhecer o Parque de Arborismo, destinado à prática de atividades radicais, e de visitar o Fluviário de Mora, que é um dos maiores aquários da Europa dedicado a ecossistemas de água doce.
Como pode ver, existe muito para ver e desfrutar nesta magnífica região do nosso país, sendo este um local perfeito tanto para passar umas horas em família, como para uma escapadinha mais prolongada, até porque não faltarão atividades a fazer, para todo o tipo de gostos.
Se a isso juntarmos os monumentos históricos da região e a sua gastronomia, verá que esta vai ser uma daquelas visitas que lhe ficará na memória por muito tempo, e que quererá repetir pelo menos mais uma vez na vida, de tão boa que se revelará a experiência.
E, já agora, aproveite também para dar um passeio pelas redondezas. Bem perto do passadiço do Gameiro poderá visitar a belíssima aldeia de Brotas (também no concelho de Mora) e ainda as localidades de Arraiolos e Evoramonte, só para dar alguns exemplos.