Aveiro é uma autêntica caixinha de surpresas, local que encanta os visitantes pela Arte Nova nas suas ruas e pelos ovos moles nas suas pastelarias. É claro que este é um sítio que merece ser descoberto com calma, de modo a conhecer todos os recantos e detalhes desta magnífica cidade. Um excelente motivo para visitar o local são os passadiços da ria de Aveiro, que lhe permitem descobrir uma paisagem incrível.
Estes passadiços, com pouco mais de 7 km de extensão, ligam o cais de São Roque (que se encontra no centro da cidade, junto à estação de comboios) à aldeia de Vilarinho, passando pelas localidades de Mataduços e Póvoa do Paço. Este percurso consiste em passadiços de madeira, que foram construídos ao longo da ria de Aveiro, e inclui algumas partes em terra batida.
Os passadiços de Aveiro fazem parte de um projeto mais vasto, a Via Ecológica Ciclável, que se estende até Estarreja, passando por Albergaria-a-Velha. Esta via tem um total de 23 km, que seguem ao longo da ria, numa das zonas naturais mais bonitas e interessantes do nosso país.
Qualquer altura do ano é boa para visitar os passadiços de Aveiro, desde que o tempo esteja bom. Recomendamos que comece o percurso no início da manhã ou no final do dia, embora deva ter em conta que o percurso completo demora cerca de 2 horas.
Caso opte por ir e voltar, lembre-se que serão quase 15 km e o dobro do tempo, portanto faça bem as contas e não se esqueça que o local tem pouca luminosidade ao cair da noite.
Poderá começar os passadiços por qualquer parte, até porque o percurso não tem uma entrada definida. Caso queira fazer o trajeto completo, pode entrar no cais de São Roque ou no final, em Vilarinho.
Também pode optar por entrar a meio dos passadiços, no cais da Ribeira de Esgueira, e, neste último caso, o percurso até ao cais de São Roque é de apenas 2 km, mais fáceis de fazer com crianças.
Poderá seguir o percurso a pé, de bicicleta ou a correr, dependendo dos seus gostos e da sua condição física, assim como da forma como pretende apreciar a paisagem envolvente. Caso queira apreciar a paisagem com calma, assim como as diversas aves que por aqui nidificam, as caminhadas são a melhor opção.
Também é uma ideia divertida fazer o percurso em bicicleta, quer seja sozinho, quer seja com crianças. E, caso queira praticar desporto, uma corrida pelos passadiços é sempre uma boa ideia.
Seja qual for a época do ano em que decida percorrer estes passadiços, recomenda-se que leve água e alguma comida, assim como calçado e roupa confortável. Caso decida fazer o percurso no verão, não se esqueça do protetor solar e de levar um chapéu.
Se o seu objetivo é observar a riquíssima fauna e a flora da ria de Aveiro, poderá levar uma máquina fotográfica (ou um telemóvel), ou até mesmo uns binóculos.
Este é um daqueles passeios que temos a certeza de que vai ficar na sua memória por muito tempo. A subida e a descida da maré provoca uma constante mudança na ria de Aveiro, e este local é também escolhido por muitas aves que aqui nidificam, o que lhe dá um encanto especial.
A presença humana na região ajuda também a dar mais charme ao local, podendo encontrar moliceiros, alguns barcos naufragados e pequenas ilhas, com casas velhas e abandonadas.
Portanto, não deixe de aproveitar os diversos bancos que vai encontrar ao longo do trajeto, para apreciar com mais calma a paisagem da ria.