No concelho de Santa Maria da Feira, a menos de 30 minutos do Porto, poderá encontrar um dos passadiços mais bonitos do nosso país, que atravessam um idílico bosque, rasgado por um rio. Falamos dos passadiços do rio Uíma, também conhecidos por passadiços de Fiães, que se encontram integrados no Parque das Ribeiras do Rio Uíma, nas freguesias de Fiães e Lobão.
Ao longo de 4 quilómetros, os passadiços vão revelar-lhe os encantos de um verdejante e frondoso bosque por onde corre o rio Uíma, um dos diversos afluentes do Douro. Pelo caminho, encontrará pequenas cascatas, ribeiras, um açude e até mesmo uma torre de observação, que lhe permitirá estudar a riquíssima fauna e flora local.
Para o ajudar nessa tarefa, não faltam painéis informativos, que o ajudam a interpretar o que vê neste ecossistema. Além disso, o local conta com equipamentos para fazer exercício físico, um parque de merendas e dois parques de estacionamento, um em cada extremo do passadiço. Assim, aqui encontrará tudo o que precisa para um dia bem passado em plena natureza.
O percurso dos passadiços é praticamente plano, o que, aliado à sua extensão curta, fazem deles uma caminhada perfeita para toda a família e até mesmo para quem tem mobilidade reduzida. Não demorará mais de uma hora a percorrer os passadiços, e esse é talvez o seu maior defeito: sabem a pouco.
Portanto, leve o seu tempo e não se apresse, parando as vezes que forem necessárias para observar, escutar e sentir todos os detalhes deste pequeno pedaço de paraíso que se encontra no nosso país.
Qualquer altura do ano é boa para percorrer os passadiços do rio Uíma, mesmo o verão, porque o parque tem diversas sombras. No inverno, os passadiços poderão tornar-se bastantes escorregadios e, em situações extremas, poderá haver secções temporariamente submergidas pelas águas das ribeiras do rio Uíma.
Mesmo assim, é raro que isso aconteça, pelo que, se pretender visitar os passadiços nesta estação, não deverá ter grandes problemas. Portanto, seja qual for a altura em que possa fazer a sua visita, irá encontrar excelentes condições e uma paisagem deslumbrante.
Apesar de o percurso ser curto, não deixa de ser necessário levar algumas coisas para o tornar ainda mais confortável. Assim, não deixe de levar uma mochila leve, na qual pode colocar água, snacks ou até mesmo uma merenda, caso queira fazer um piquenique. Leve também calçado e roupa adequada a caminhadas, assim como um chapéu, protetor solar e óculos de sol, especialmente se visitar os passadiços no verão.
Não deixe também de levar um saco, para trazer o seu lixo consigo, de modo a deixar a paisagem como a encontrou. Assim, todos poderão desfrutar ainda mais deste belíssimo local.
Uma vez percorridos os passadiços, ainda há muito para ver em Santa Maria da Feira. Recomendamos a visita ao seu castelo, aos seus diversos espaços museológicos (com destaque para o Museu Convento de Lóios e o Museu de Santa Maria de Lamas), e o Zoo de Lourosa – Parque Ornitológico.
Por entre monumentos e jardins, há muito que ver nesta região do nosso país, pelo que se recomenda uma visita demorada, para que possa a ficar a conhecer muitas das suas maravilhas. Antes de partir, não pode deixar de provar as tradicionais Fogaças, assim como a gastronomia regional em todas as suas vertentes.
Como pode ver, há muito a conhecer e a fazer em Santa Maria da Feira, pelo que uma escapadinha ou até mesmo umas férias mais prolongadas lhe vão permitir conhecer melhor os seus encantos, nos quais se incluem os magníficos passadiços do rio Uíma.
- Distância: 4 km
- Circular: sim
- Dificuldade: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Parque das Ribeiras (Fiães)