Nas margens verdejantes do rio Minho, podemos encontrar os passadiços de Melgaço, que são certamente dos passadiços mais surpreendentes de Portugal. Os passadiços foram construídos sobre uma antiga levada de água, e cruzam bosques de carvalhos e loureiros, que parecem quase saídos de um livro de fantasia. Assim, estes passadiços têm tudo para agradar aos visitantes, permitindo-lhes um contato próximo com a natureza, num local de grande beleza e tranquilidade.
Os passadiços em si têm apenas 1,5 km de extensão, ou seja, 3 km de ida e volta, mas fazem parte do trilho Percursos Marginais do Rio Minho, percurso linear com 5,7 km de extensão, que começa no centro da vila de Melgaço e termina nas Termas do Peso.
Ao longo do caminho, poderá ver as seculares pesqueiras, sistemas de muros de pedra que foram construídos a partir das margens, de modo a travar a passagem dos peixes, e que ainda hoje são usados na pesca.
O percurso dos passadiços é praticamente plano, o que, aliado à sua curta extensão, o torna um local perfeito para passeios em família, mesmo que tenha crianças pequenas, ou caso tenha mobilidade reduzida.
Caso lhe apeteça prolongar a caminhada, ao longo dos passadiços irá encontrar alguns estradões em terra batida, que lhe vão permitir ir até às margens do rio Minho e ver as pesqueiras bem de perto, ou até mesmo refrescar-se nas águas do rio, caso esteja calor.
O melhor local para começar a sua caminhada pelos passadiços é na sua extremidade oeste, perto de uma zona de lazer que se encontra junto do Centro de Estágios de Melgaço.
Aí vai encontrar lugares de estacionamento e até uma zona onde pode merendar antes ou depois da caminhada. Caso pretenda seguir o trilho Percursos Marginais do Rio Minho, comece o seu percurso na Alameda Inês Negro, em Melgaço.
Quer faça o percurso na sua versão longa ou curta, não deixe de levar roupa e calçado confortáveis, assim como alguma água. No verão, não se esqueça do protetor solar, dos óculos de sol e do chapéu, podendo até levar um fato de banho, caso pretenda mergulhar nas águas do rio Minho.
Não se esqueça também de levar um saco para o lixo, mesmo para o orgânico, de modo a deixar a paisagem intocada, e a manter a experiência agradável para todos os que percorrem o local.
Qualquer altura do ano é boa para percorrer os passadiços de Melgaço, mesmo no verão, até porque o percurso tem imensas sombras, devido aos carvalhos frondosos. Mesmo assim, as estações mais recomendadas são a primavera e o outono, graças às suas temperaturas mais amenas.
Na primavera, todo o bosque se reveste de verdejantes fetos, e poderá ver a ribeira do Porto em todo o seu esplendor. Por sua vez, no outono, e devido à abundância do carvalho, poderá deliciar-se com uma paleta de cores outonais que é extremamente cativante. Durante o inverno, os passadiços podem tornar-se bastante escorregadios, pelo que a sua visita nesta altura implicará cuidados redobrados.
Seja qual for a estação do ano em que percorra os passadiços de Melgaço, não vão faltar razões para se encantar com a paisagem e com as maravilhas naturais que vai encontrar ao longo do caminho. Portanto, comece a planear a sua visita, porque tanto os passadiços como a região em si valem muito a pena!
- Distância: 1,8 km (3,6 km ida e volta)
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Zona de Lazer perto do Centro de Estágios de Melgaço