Em Monção, podemos encontrar uns passadiços incríveis, que unem o centro histórico desta localidade às margens verdejantes do rio Minho. Apesar de terem sido inaugurados há relativamente pouco tempo, na primavera de 2021, já são um dos locais de visita obrigatória para quem se encontra de passagem por terras de Alto Minho, muito graças à sua beleza e envolvente.
Estes passadiços seguem ao longo da muralha de Monção e das margens do rio Minho, seguindo até ao Parque das Caldas, sempre de olhos postos na Galiza, que nos acena da outra margem.
Todo o percurso apela à tranquilidade e ao relaxamento, muito graças ao contato próximo com a natureza e à paisagem apaixonante. O único ponto negativo a apontar é que o percurso sabe a pouco, até porque os passadiços de madeira não têm nem 1 km de extensão.
Felizmente, existe uma solução, até porque os passadiços se conectam ao novo troço da Ecopista do Rio Minho, que liga o Parque das Caldas ao posto agrícola de Troviscoso, o que lhe permite aumentar o passeio em mais 2,3 km (4,6 km ida e vinda).
Fazendo esse alargamento, poderá observar as seculares pesqueiras do rio Minho, sistemas de muros feitos de pedra, construídos a partir das margens, de modo a travar a passagem dos peixes. Este sistema ainda hoje é usado para a pesca do sável, truta e lampreia.
Quer decida percorrer os passadiços ou o percurso completo, irá encontrar pelo caminho diversos locais para descansar e contemplar o rio, assim como bons sítios onde pode fazer um piquenique. Como o percurso não tem praticamente desníveis, torna-se um passeio acessível a todos.
A entrada dos passadiços encontra-se junto às muralhas de Monção, mais precisamente junto às escadas do Arado, na Avenida General Humberto Delgado. Mas, uma vez que o percurso é linear, pode também decidir começar no Parque das Caldas.
Qualquer estação do ano é boa para percorrer os Passadiços de Monção, embora o inverno, por norma, seja muito chuvoso nesta região. Recomendamos que escolha um dia soalheiro para percorrer os passadiços, porque o rio Minho e a sua envolvente ficam simplesmente encantadores em dias de sol.
Não se esqueça de levar uma mochila confortável, comida e bebida (caso queira fazer um piquenique) e calçado e roupa adequados para caminhar. Use também protetor solar, óculos de sol e um chapéu, e leve um saco de lixo consigo, para preservar a natureza intocada.
No caso dos Passadiços de Monção e do troço da Ecopista do Rio Minho não serem o suficiente para si, pode sempre percorrer a totalidade ou parte da Ecopista Monção-Valença. O percurso segue na direção oposta aos passadiços, ao longo do antigo traçado da linha férrea, e tem cerca de 15 km de extensão. Pode percorrer a ecopista de bicicleta, ou optar por fazer apenas uma pequena parte a pé.
Se quiser, pode também optar por dar um saltinho ao vizinho concelho de Melgaço e percorrer os cénicos Passadiços de Melgaço, que se encontram inseridos no trilho Percursos Marginais do Rio Minho.
No caso de já estar saciado de caminhadas, não deixe de conhecer o centro histórico de Monção, assim como as suas termas. Poderá também visitar o surpreendente Palácio da Brejoeira, que se encontra a 5 km do centro de Monção. Caso tenha tempo, dê um saltinho à vizinha vila de Melgaço e à aldeia de Castro Laboreiro, uma das aldeias históricas mais apaixonantes do Gerês.
Como pode ver, existe muito que ver e fazer nesta maravilhosa região, pelo que lhe recomendamos uma visita aos apaixonantes Passadiços de Monção e à sua envolvente.