No Médio Tejo, local onde o Ribatejo abraça a Beira Baixa, encontramos os Passadiços de Ortiga, percurso pedestre do concelho de Mação que lhe vai permitir conhecer melhor as Pesqueiras e Lagoas do Tejo. O percurso segue ao longo da margem direita do Tejo e liga o bairro dos pescadores de Ortiga ao miradouro da Boavista, local de onde poderá apreciar deslumbrantes vistas sobre o rio.
Pelo caminho, tem também a oportunidade de sair dos passadiços e explorar as pesqueiras e lagoas do rio, desvios que se encontram devidamente sinalizados. Estes passadiços têm pouco mais de 1,2 km de extensão, ou seja, para ir e vir, fará uma caminhada de aproximadamente 2,5 km. Os desvios podem somar mais algumas centenas de metros ao percurso, mas não deverá percorrer mais do que 3 km de ida e volta.
O percurso é também praticamente plano, o que torna os passadiços excelentes para uma caminhada em família, mesmo que tenha crianças pequenas. Mas se a caminhada lhe souber a pouco, não se preocupe, porque os passadiços estão integrados no PR4 de Mação – Rota da Ortiga Sul, percurso pedestre circular com 15 km de extensão e dificuldade moderada, que lhe vai permitir conhecer mais pesqueiras do rio e geossítios com milhões de anos.
Os passadiços de Ortiga encontram-se perto da barragem de Belver e da praia fluvial de Ortiga, a cerca de 5 km da aldeia de Ortiga e a 20 km de Mação, a sede de concelho. A entrada encontra-se junto ao bairro dos pescadores, a apenas 500 metros da praia fluvial.
Perto da entrada dos passadiços, pode encontrar lugares de estacionamento, mas, nos dias de maior afluência, poderá ter de deixar o carro no estacionamento da praia fluvial.
Pode percorrer os passadiços em qualquer altura do ano, apesar das melhores estações serem a primavera e o outono, devido às suas temperaturas mais amenas. Mas, se a ideia é visitar também a praia fluvial, a melhor aposta é mesmo o verão, embora deva fazer a caminhada nas horas mais frescas do dia.
Caso pretenda fazer a visita no inverno, prepare-se para a chuva e para o frio. Informe-se também sobre as condições dos passadiços junto das autoridades responsáveis, porque o rio Tejo pode ter cheias e submergir parte do percurso.
Seja qual for a altura do ano em que visite os passadiços, não se esqueça de levar consigo água e uma roupa e calçados confortáveis. Caso pretenda fazer um piquenique, leve também alguma comida consigo.
No verão, o protetor solar e um chapéu são indispensáveis, assim como um fato de banho, caso queira visitar a praia fluvial. Leve também sempre consigo um saco para recolher o lixo, de modo a deixar a paisagem como a encontrou.
Mesmo que as temperaturas não sejam convidativas para ir a banhos, não deixe de conhecer a praia fluvial de Ortiga, local de grande beleza. O espaço é vigiado durante a época balnear e conta com piscina flutuante, um campo de futebol praia e excelentes infraestruturas de apoio, como casas de banho, chuveiros, rampa de acesso, parque de estacionamento, parque de merendas com grelhadores, e um bar com uma aprazível esplanada.
Para além das caminhadas pelos trilhos e dos refrescantes mergulhos, na praia poderá alugar canoas, barcos a remos e gaivotas. Caso goste de acampar, existe um parque de campismo mesmo ao lado da praia.
Como pode ver, são muitos os motivos para visitar os passadiços de Ortiga e a sua praia fluvial, que têm todas as condições para um dia muito bem passado, num contacto próximo com a natureza, mas sem abdicar das comodidades atuais.
- Distância: 1,2 km (2,4 km ida e volta)
- Circular: Não
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Bairro dos Pescadores de Ortiga