VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Passadiços do Corgo: um passeio de encantar em Trás-os-Montes

Os passadiços do Corgo ficam em Vila Real, capital de Trás-os-Montes, e são belíssimos. Conheça-os melhor e saiba como os percorrer.

VxMag by VxMag
Fev 15, 2023
in Viagens
0
Passadiços do Corgo

Passadiços do Corgo

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Curral das Freiras

Curral das Freiras: o recanto secreto da Madeira onde as freiras se esconderam dos piratas

Abr 22, 2025
Dornes

Dornes: a aldeia mágica dos Templários

Abr 21, 2025
Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres: a obra que levou água e imponência a Lisboa

Abr 11, 2025
Castelo de Vide

Castelo de Vide: o Alentejo em todo o seu esplendor

Abr 10, 2025

Vila Real, cidade e capital de distrito, encontra-se na confluência dos rios Corgo e Cabril, sendo que a principal malha urbana da cidade é dividida pelo rio Corgo, com o seu pequeno vale de encostas escarpadas. Nas suas margens, foram recentemente construídos uns passadiços, que permitiram recuperar um percurso pedonal antigo que aqui existia, oferecendo a possibilidade de um contato mais próximo com a natureza, numa zona que anteriormente era quase inacessível.

Este percurso vai-lhe permitir observar a biodiversidade de fauna e flora deste vale e, num futuro próximo, vai permitir visitar a Central Hidroeléctrica do Biel, que se encontra em obras de requalificação, para ser transformada num espaço museológico.

Este trata-se de um percurso circular, com cerca de 3,5 km e um grau de dificuldade médio. Inicia-se no Bairro dos Ferreiros, na Rua da Guia, e entrando no Beco da Represa, um dos caminhos antigos que dava acesso a pé à Central do Biel.

Passadiços do Corgo
Passadiços do Corgo (trilhosecaminhadas.pt)

Não deixe de levar o seu tempo a explorar o Bairro dos Ferreiros, com o seu casario marcado pelas típicas construções antigas, com gradeamentos forjados, cores vivas, lousa e outros apontamentos cativantes. A montante do bairro, vai encontrar o Parque Corgo, que deverá também explorar com calma, após percorrer os passadiços.

Na fase inicial do percurso, vai passar por baixo da ponte metálica, que faz a travessia rodoviária entre o centro da cidade e a chamada zona além-rio. Um pouco mais à frente, o caminho começa a descer e chegamos ao observatório de aves.

Poderá aproveitar para fazer aqui uma ligeira pausa, de modo a observar a natureza que o rodeia e ouvir com calma o som da água a correr nas rochas. Olhando daqui para cima, verá, no alto, a torre do Hotel Miracorgo.

Seguindo o percurso, iremos encontrar, na periferia da cidade, um açude centenário, que aqui foi construído e que hoje se encontra inoperacional, que servia para alimentar a Central Hidroelétrica do Biel, uma das primeiras do país a ser construída. Neste ponto, os passadiços permitem a travessia do rio, precisamente sobre este açude, que acaba por ser a origem de uma cascata que é hoje um dos ex-libris do percurso.

Passadiços do Corgo
Passadiços do Corgo (trilhosecaminhadas.pt)

A partir desta ponte, poderá ver o lugar onde se situava a Central Hidroelétrica e a linha férrea vertical, que tinha início no miradouro da estação e por onde terão descido os materiais e componentes que faziam parte da central.

Daqui para a frente, a água vai ficando mais distante e o percurso torna-se um pouco mais cansativo. O resto do caminho não é passadiço na sua totalidade, seguindo por vezes por caminho térreo, resquícios do caminho antigo já existente, que foi aproveitado de modo a minimizar o impacto ambiental.

A caminhada é agora sempre a subir e, olhando para trás, podemos ter melhor noção da profundidade e forma do vale que percorremos. Leve o seu tempo a apreciar a paisagem, até porque é raro encontramos um vale com encostas tão escarpadas encaixado no centro de uma cidade.

Terminado o passadiço, a caminhada continua pelo Caminho dos Moinhos, que dá acesso a algumas habitações dispersas por aqui, e a subida termina com a chegada ao Museu da Vila Velha. Uma vez aqui chegado, não deixe de admirar os edifícios que aqui vai encontrar, como o dos Paços do Concelho e a Casa dos Brocas, onde viveu a família de Camilo Castelo Branco.

Terá a possibilidade de voltar ao Bairro dos Ferreiros e explorar um pouco melhor a zona, ou então optar por explorar a zona da Câmara Municipal, com edifícios antigos e locais como a sua Sé nas proximidades. E já que se encontra em Vila Real, não deixe de dar um salto ao Palácio de Mateus, conhecendo os seus jardins e o seu interior rico em objetos históricos.

  • Tipo de Percurso: circular
  • Extensão: aproximadamente 3,5 km
  • Duração estimada: 90 minutos
  • Grau de dificuldade: médio
  • Desnível do percurso: 120 metros
  • Observações: Não adequado para pessoas com mobilidade reduzida.
VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

scones de chocolate
Gastronomia

Scones de chocolate: fáceis de fazer e perfeitos em qualquer ocasião

by VxMag
Mai 15, 2025
0

Poucas coisas sabem tão bem como um scone acabado de sair do forno, especialmente se levar pedaços de chocolate. Esta...

Read moreDetails
Pudim de laranja com amêndoa

Pudim de laranja com amêndoa: delicioso e irresistível

Mai 14, 2025
Tarte de iogurte e chocolate

Tarte fria de iogurte e chocolate: deliciosa e fácil de fazer

Mai 13, 2025
Tarte de maçã e amêndoa

Tarte de maçã e amêndoa: fácil de fazer e perfeita para o lanche

Mai 12, 2025
Queijadas de Évora

Queijadas de Évora: receita tradicional de um doce irresistível

Mai 11, 2025
Queijadas de Sintra

Queijadas de Sintra: deliciosas e fáceis de fazer

Mai 10, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine