Recentemente inaugurados, os Passadiços do Mondego são um dos novos motivos para visitar a região da Guarda, propondo-nos 12 km de paisagens únicas e cativantes, ao longo das margens do Mondego e dos seus afluentes. A atração encontra-se inserida no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO, sendo a oportunidade perfeita de conhecer melhor a serra mais alta de Portugal continental.
Dos seus 12 km, quase 7 podem ser percorridos através dos passadiços de madeira que se encontram ao longo das encostas da serra. O restante percurso faz-se através de trilhos e caminhos já existentes, que lhe permitirão conhecer melhor a região.
Irá passar por 3 pontes suspensas, cascatas, açudes, ribeiras. Veredas, levadas e por moinhos, sempre por entre a natureza exuberante que tanto caracteriza esta região do nosso país. Terá também a oportunidade de passar por diversas aldeias, que merecem uma visita um pouco mais demorada.
Na aldeia de Videmonte, encontrará uma das extremidades dos Passadiços do Mondego, onde poderá iniciar o seu percurso. A localidade encontra-se a 22 km da Guarda e é aqui que se situa o ponto mais alto deste concelho, marcado pelo Marco Geodésico da Cabeça Alta.
Não deixe de conhecer melhor a aldeia e de passear pelas suas ruas, de modo a descobrir os pequenos detalhes de encantar. Não deixe também de provar a gastronomia local, com destaque para o magnífico pão, azeite, carne e queijo, que lhe darão forças para percorrer o caminho.
Ao longo do caminho, irá passar por diversas aldeias encantadoras, como a Aldeia de Trinta, pertencente à rede das “Aldeias de Montanha”, e que se orgulha de ter sido a primeira aldeia do distrito da Guarda ter luz elétrica, conservando na memória os tempos em que foi um importante polo da indústria dos lanifícios.
Não deixe de visitar a Igreja Matriz dos Trinta, a capela da Senhora das Candeias, a capela da Senhora do Soito e a capela do Espírito Santo, aproveitando também para passear pelas suas ruas com calma.
Por fim, na Barragem do Caldeirão, irá encontrar o outro ponto de partida dos Passadiços do Mondego. Aproveite a oportunidade para descansar na sua “piscina natural”, que foi inaugurada em 2019, e que se encontra inserida numa zona que conta com balneários, café e relvado.
Mesmo ao lado, poderá visitar o miradouro do Mocho Real, que pode ser acedido através de uma pequena subida a pé, que vale muito a pena devido à magnífica paisagem que vai encontrar.
Afinal, este miradouro encontra-se a 700 metros de altitude, oferecendo uma excelente vista para o vale do Mondego, para a cascata do Caldeirão e para a barragem com o mesmo nome.
Se está a planear visitar os Passadiços do Mondego, recomendamos que não o faça nos dias mais quentes nem nas horas de maior calor, e não se esqueça de levar água e calçado confortável. Poderá começar o percurso em qualquer das suas extremidades, consoante a sua preferência.
No entanto, é necessário pagar bilhete de entrada para percorrer o passadiço, com os bilhetes a poderem ser adquiridos no site da Câmara Municipal da Guarda. O preço do bilhete é de apenas 1 euro, e crianças até aos 12 anos não pagam. Por fim, o percurso poderá ser feito todos os dias, entre as 9h e as 17h.
Se está a planear uma visita a esta magnífica região, então não pode, de todo, perder estes passadiços, que, apesar de recentes, têm atraído cada vez mais curiosos, devido à sua beleza.
E se, depois da caminhada, se dedicar a descobrir a história, cultura e gastronomia local, verá que a Serra da Estrela é o local perfeito para uma escapadinha ou umas férias mais longas.