Ao longo das margens da Albufeira da Barragem do Vilar, espelho de água maravilhoso que trouxe uma nova vida a esta região centro de Portugal, podemos encontrar os Incríveis passadiços do Távora. Não são os maiores, não são os mais conhecidos, mas são certamente um dos mais secretos e bonitos passadiços de Portugal. E vale bem a pena visitá-los antes que se tornem famosos.
Estes passadiços têm aproximadamente 1,5 km (ou seja, 3 km de ida e volta) e ligam a praia fluvial de Vila de Ponte à ponte pedonal sobre a ribeira de Ferreirim, um dos afluentes do rio Távora. O percurso é praticamente todo plano e, portanto, é perfeito para se fazer em família, ou para quem tenha mobilidade reduzida.
Ao longo do caminho, poderá ter acesso a maravilhosas vistas sobre o lago do Távora, observar diversas aves que aqui nidificam ou, caso esteja calor, ir a banhos na praia fluvial de Vila de Ponte, que conta com duas excelentes piscinas flutuantes. Irá também encontrar diversos locais onde poderá fazer um piquenique rodeado de natureza.
Caso a caminhada lhe saiba a pouco, pode sempre prolongá-la, seguindo pelo trilho PR 4 de Sernancelhe, que pode seguir após atravessar a ponte pedonal da Ribeira de Ferreirim. Nesse caso, irá seguir até ao Observatório de Aves Aracnídeo (que deve o nome ao formato de aranha que tem). Assim, irá percorrer cerca de 6 km (ida e volta) e terá de superar um pequeno desnível, que enriquece a sua caminhada.
Mas voltemos aos passadiços do Távora: a sua entrada encontra-se mesmo ao lado da praia fluvial de Vila de Ponte, que se encontra a apenas 500 metros do centro da aldeia, e a 5 km de Sernancelhe. Junto ao local, encontra muitos lugares de estacionamento, que servem também a praia fluvial, pelo que, nos fins-de-semana de verão, poderá ser algo difícil encontrar lugar para estacionar.
Os passadiços encontram-se abertos ao público durante todo o ano, e podem ser visitados em todas as estações. Mesmo assim, a altura ideal para os conhecer é a primavera e o outono, porque as temperaturas são mais amenas e mais convidativas para uma caminhada.
Mas, se pretender combinar a visita aos passadiços com um mergulho na praia fluvial, visite o local no verão, embora recomendemos que faça a caminhada nas horas mais frescas do dia, porque boa parte do percurso tem uma grande exposição solar.
Para a sua caminhada, e apesar desta ser curta, não se esqueça de levar uma mochila com água e comida (caso queira fazer um piquenique). Indispensáveis são também o calçado adequado para caminhadas, protetor solar, óculos de sol e chapéu, assim como um fato de banho, caso pretenda visitar a praia fluvial. Não se esqueça de levar um saco para trazer o lixo consigo, de modo a preservar a experiência e a natureza para todos.
No final do percurso, não deixe de conhecer a praia fluvial de Vila de Ponte, local que, apesar de ter sido inaugurado em 2021, é considerado já uma das melhores praias fluviais da região.
Aqui não faltam bons locais para estender a toalha, seja na relva, seja na areia, assim como sombras para fintar o calor, que costuma ser inclemente nos dias de verão. O local tem também duas piscinas flutuantes (uma para adultos e outra para crianças), que são vigiadas durante a época balnear.
Além disso, tem um parque de merendas, um bar de apoio móvel e um fixo, e locais onde pode alugar um caiaque, canoa ou bicicleta. Existem também planos para a criação de um embarcadouro para barcos elétricos ou a remos, até porque os barcos a motor são expressamente proibidos na Albufeira do Távora.
Como pode ver, os passadiços do Távora e a sua envolvente têm tudo o que é necessário para passar um dia muito agradável, em maior contacto com a natureza. Portanto, comece já a planear a sua visita, porque não se vai arrepender!