Se antigamente era uma zona industrial, hoje em dia a margem sul está a crescer e a ser potenciada por diversos projetos imobiliários, que estão a dinamizar esta região, que é conhecida por ser calma, barata e muito próxima de Lisboa. E se antes esta era apenas uma zona de passagem, hoje a margem sul é cada vez mais considerada um destino turístico internacional, e uma excelente opção não só para as férias, como para residência.
Ao atravessar a ponte, somos recebidos de braços abertos pelo Cristo Rei. Depois, e sempre com a água como pano de fundo, poderemos descobrir maravilhas como a melhor praia da Europa (Galapinhos), atravessar a península de Troia, descobrir o areal da Comporta ou partir à descoberta da Costa Vicentina.
Ao longo do caminho, não pode deixar de conhecer os diversos miradouros, que vão desde o incontornável Cristo Rei ao Elevador da Boca do Vento, passando pelos castelos dos concelhos e pela Ponta dos Corvos. Todos estes locais lhe vão permitir ter uma perspetiva única sobre a paisagem, que aqui se revela com um grande encanto natural.
Ainda na margem sul, não pode deixar de conhecer as suas maravilhosas praias, desde os 10 km existentes sobre a Arriba Fóssil da Costa da Caparica até às praias da Arrábida, passando pelas mais tranquilas de Troia. O que não faltam são opções! Depois, existem também localidades que são absolutamente imperdíveis.
A primeira delas é Cacilhas, que tem uma boa oferta gastronómica, e onde poderá visitar a fragata D. Fernando II e Glória, assim como o submarino Barracuda. A 4 km da capital portuguesa, poderá visitar Almada, com a sua zona ribeirinha a permitir uma vista panorâmica diferente para Lisboa. Não deixe de percorrer a Almada Velha, de modo a perceber como esta cidade cresceu desde o século XII.
No Seixal, para além da sua baía natural, poderá visitar o ecomuseu da cidade, antiga fábrica de cortiça Mundet, local onde encontrará uma área de bar/restaurante virada para a baía.
Por sua vez, em Alcochete, que se encontra a 40 km de Lisboa, encontrará um dos mais ricos concelhos a nível nacional, em termos de biodiversidade e ecossistema, até porque cerca de 90% do seu território está classificado como área protegida. Os pontos fortes de Alcochete são o turismo religioso e de natureza.
Em Palmela, cujo castelo foi transformado em pousada, poderá avistar o Sado e o oceano e, se o dia estiver claro, vislumbrar Lisboa. Em Setúbal, cidade piscatória ligada às tradições, poderá encontrar reconhecidas praias tranquilas e de areia branca, assim como um dos melhores mercados do mundo, o Mercado do Livramento, que tem mais de 140 anos.
No Parque Natural da Arrábida, que se encontra entre o mar e a montanha, poderá ver o seu convento e ruínas romanas, a pitoresca vila de Azeitão, a Casa-Museu José Maria da Fonseca e a Quinta da Bacalhoa, ao lado da qual se encontra a fábrica de Azulejos de Azeitão.
Seguimos viagem para Sesimbra, onde não podemos deixar de destacar a Fortaleza de Santiago e o seu castelo, considerado Monumento Nacional. A oeste da vila, encontrará o Cabo Espichel, cujo farol é um dos mais antigos do país, que pode ser visitado uma vez por semana.
Na Carrasqueira, a 3 km da Comporta, encontrará o Cais Palafítico, que foi construído por pescadores nos anos 50 e 60 do século passado. Este é um local único na Europa, que ainda hoje é usado pelos pescadores, para além de ser um ponto de atração turística.
Como pode ver, existe muito a fazer e a conhecer na margem sul do Tejo, existindo opções para todos os gostos. Assim, não deixe de planear a sua visita, até porque temos a certeza de que vai ficar encantado com todas as maravilhas da margem sul.