O Norte de Portugal é rico em locais que agradam a miúdos e aos seus pais, aliando o seu lazer ao conhecimento e à cultura e criando-se memórias em família. Podem ser aldeias típicas, quintas pedagógicas, solares minhotos ou jardins zoológicos. Há um pouco de tudo nesta região para entreter as crianças.
Estes passeios ajudam a que todos descubram novos locais interessantes, assim como algumas das mais antigas tradições do Norte de Portugal, que tão bem as soube preservar.
Assim, se está à procura de algumas sugestões de locais a visitar em família no Norte de Portugal, esta lista é para si. Basta escolher o destino que melhor se adequa às suas crianças e partir à descoberta.
1. Moinhos de Jancido
Estes moinhos estiveram em completo abandono até 2017, altura em que um grupo de amigos resolveu limpar o lugar. Hoje, a zona tem um trilho com pouco menos de 6 km, um parque de merendas, diversos miradouros e um conjunto de 500 árvores autóctones, plantadas por esses mesmos amigos. O local fica na freguesia de Foz do Sousa, em Gondomar.
2. Parque Biológico de Vinhais
O local foi instalado pela Câmara Municipal de Vinhais no Viveiro Florestal de Prada, a 3 km do centro de Vinhais. Tem como finalidade promover a região e dar a conhecer a interpretação da paisagem em todas as suas vertentes, bem como divulgar as vertentes culturais e históricas. Outro dos seus objetivos é a conservação da natureza e a promoção da biodiversidade e ecoturismo.
3. Moinhos de Cabroelo
A aldeia de Cabroelo encontra-se integrada na Serra da Boneca, no vale do ribeiro de Entre Águas (também conhecido como rio Mau). Procure passear tranquilamente pelas ruas da aldeia, bem como visitar a capela de São Mateus ou a casa Alves, datada de 1805. A 10 minutos de carro, encontra o Museu da Broa e os diversos moinhos em pedra recuperados.
4. Quinta Pedagógica de Braga
O local encontra-se numa quinta tradicional minhota, e aqui pode aprender mais sobre as tradições da região, para além de participar em atividades como as vindimas, a desfolhada ou o magusto, consoante a época do ano. Poderá também aprender a fazer uma deliciosa broa de milho ou dar de comer aos animais.
5. Trebillhadouro
Esta pequena aldeia encontra-se na freguesia de Rôge, em Vale de Cambra, e esteve desabitada durante décadas. Em finais do século passado, foi totalmente recuperada para turismo rural, mantendo a sua traça original. As ruas e casas são de granito e a estrutura da aldeia ainda nos remete para os hábitos comunitários de outrora.
6. Quintandona
Esta é uma aldeia típica preservada, com casas de lousa e xisto, que se situa muito perto do Porto. O local é pequeno, mas tem uma beleza singular e tem sido recuperado nos últimos anos, o que tem atraído cada vez mais habitantes. O dia-a-dia da população de Quintandona ainda é marcado pelas rotinas ligadas à agricultura, apesar da sua proximidade a grandes centros urbanos.
7. Quinta de Pentieiros
O objetivo do local é incutir o respeito pelo mundo rural e, por isso, conta com uma grande diversidade de animais, para além de uma horta pedagógica, viveiros, pomares, estufas e um campo de ervas aromáticas e medicinais. Caso queira, pode passar a noite no parque de campismo e caravanismo. A quinta encontra-se muito próxima das Lagoas de Bertiandos.
8. Quinta da Aveleda
Situa-se no concelho de Penafiel, a menos de 1 hora do Porto, e é um daqueles locais que parece quase saído de um conto de fadas ou de um filme. Esta quinta é propriedade da família Guedes, e encontra-se em plena Região dos Vinhos Verdes, estando ligada à produção vinícola e associada a muitos produtos de renome.
9. Rio de Onor
Esta mítica aldeia, metade portuguesa, metade espanhola, encontra-se em pleno Parque Natural de Montesinho. É uma das poucas aldeias portuguesas onde ainda hoje se praticam hábitos comunitários, outrora muito frequentes noutras povoações. Rio de Onor tem até um dialeto próprio, fruto do seu isolamento e do contato próximo com os vizinhos espanhóis.
10. Zoo de Santo Inácio
Este local tem mais de 200 espécies de animais e tem uma forte preocupação em proteger a vida selvagem. Neste parque, poderá observar os animais nos seus habitats, que são amplos e que recriam ao máximo as caraterísticas originais de cada espécie. Assim, poderá ver de perto um leão asiático, um lince europeu ou um rinoceronte africano, entre muitos outros animais.