Reza a história que os afamados doces terão surgido por causa da bondade natalícia de uma freira carmelita que, em finais do século XVI, presenteando os meninos da terra com iguarias, resolveu experimentar rechear a massa muito fina com doce de ovos. Fora das instalações conventuais os Pastéis de Tentúgal popularizaram-se, passando a ser consumidos pelos diferentes estratos sociais, chegando a ser recheados com frutas, doces ou preparados de carne.
Nos dias de hoje o mais vulgar é o recheio com doce de ovos, adoptando uma forma alongada, que lhe confere também a designação de Palito, ao invés da outrora forma em meia-lua. O recheio dos Pastéis de Tentúgal que apresentam a forma de meia-lua, para além do doce de ovos, inclui amêndoa. Aprenda a fazer pastéis de Tentúgal.
Pastéis de Tentúgal
Ingredientes
Para a massa:
- 500 g farinha
- 2 dl água
- 200 g manteiga
- qb açúcar em pó
- qb sal
- 2 colheres de sopa de manteiga
Para o recheio:
- 250 g açúcar
- 12 gemas de ovos
Preparação
Para o recheio de ovos moles:
- Leve ao lume um tacho com água e o açúcar para fazer uma calda transparente.
- Deixe-a arrefecer um pouco. Entretanto junte numa tigela as gemas que devem ser desfeitas sem bater.
- Por fim, volte a levar o tacho com a calda a lume baixo e adicione-lhe as gemas mexendo energicamente até formar um creme grosso.
- Deite este creme em caixinhas e guarde no frigorífico.
Para os pastéis de Tentúgal:
- Peneire a farinha várias vezes para dentro de um tacho e faça um buraco no meio onde irá colocar a manteiga derretida. Misture bem.
- Aqueça a água onde previamente dissolveu o sal. Adicione a água, pouco a pouco, à farinha.
- Misture e envolva bem todos os ingredientes, amassando até a massa não se colar às mãos.
- Molde a massa em bolas e coloque num prato previamente polvilhado com farinha.
- Polvilhe a massa também com um pouco de farinha e cubra com uma tigela aquecida.
- Deixa-se repousar durante 30 minutos pelo menos.
- Estenda um pano sobre a mesa. Pincele a superfície da massa com um pouco de manteiga derretida e comece a retirar pedaços de massa que irá estender, (primeiro com o rolo e depois com os dedos), tendo o cuidado de não romper a massa.
- A massa deve ficar tão fina como uma folha de papel.
- Corte esta massa em rectângulos com 14 cm por 10 cm. As bordas de massa espessas não devem ser aproveitadas para as folhas dos pastéis.
- Derreta a manteiga em banho-maria. De seguida sobreponha quatro folhas de massa, pincelando-as (uma a uma) com manteiga derretida à medida que as vai sobrepondo.
- Coloque duas colheres de sopa de ovos-moles sobre o rectângulo de massa (com quatro folhas) e enrole o pastel.
- Dobre as pontas para cima e leve os pastéis a cozer durante 10 ou 15 minutos em forno forte.
- Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó.
Dicas
- A receita de Pastéis de Tentúgal é considerada muito difícil de fazer e existem vários pequenos truques e segredos apenas do conhecimentos das pastelarias que os produzem.
- Um dos factores mais importantes é conseguir que a massa fique muito fina (mais fina do que uma folha de papel de seda). É muito difícil fazer isso em casa, mas vale a pena tentar. :)
- A má qualidade das farinhas nem sempre proporciona uma massa suficientemente elástica para ser esticada como é necessário. Por isso mesmo, escolha uma farinha de qualidade.
- Os ovos moles podem ser feitos imediatamente antes de começar a fazer os pastéis de Tentúgal. No entanto, ficam muito mais saborosos se forem confeccionados no dia anterior e repousarem várias horas no frigorífico.