Antes de mais nada, um pequeno esclarecimento: a receita dos pastéis de Vouzela é secreta e apenas é conhecida por 4 famílias. O máximo que podemos fazer é tentar fazer uma receita que será o mais aproximada possível da original. No entanto, temos a noção que nunca serão tão deliciosos como os originais.
O pastel de Vouzela é um segredo muito bem guardado. A massa é tão fina e delicada que chega a ser difícil explicar como é feita. No fundo, é uma daquelas receitas cujo segredo passa de geração em geração. Não lhe prometemos que esta receita seja exactamente igual, mas vale a pena tentar aprender a fazer uns deliciosos pastéis de Vouzela para acompanhar o chá. :)
Pastéis de Vouzela
Ingredientes
Para a massa:
- qb farinha
- 2 embalagens de massa filo
Para o recheio de ovos moles:
- 6 gemas
- 200 gr açúcar
- 1,5 dl água
- 2 colheres de sopa de leite
Preparação
Para o recheio de ovos moles:
- Leve ao lume um tacho com a água e o açúcar até ferver, retirando-a do fogão a seguir.
- Numa taça, mexa energicamente as gemas com um garfo.
- Junte 2 colheres de sopa de leite e, com a ajuda de um passador, adicione as gemas à calda, muito devagar, mexendo sempre com uma vara de arames.
- Leve ao lume e mexa com uma colher de pau em movimentos rectilíneos e não circulares, (isto vai evitar que o creme fique com espuma).
- Insista até obter a consistência desejada e deixe arrefecer (tenha em conta que o creme fica mais espesso depois de frio).
Para a massa:
- Numa superfície polvilhada de farinha, estenda as folhas de massa, duas de cada vez. Divida cada conjunto em quatro quadradinhos e coloque, em cada um, uma colher bem cheia de ovos-moles.
- Enrole e dobre as pontas para cima.
- Coloque os pastéis num tabuleiro forrado com papel vegetal.
- Pré-aqueça o forno a 180 °C e deixe cozer durante 10 a 15 minutos, até os pastéis começarem a ganhar cor.
- Retire do forno, transfira para uma travessa e polvilhe com açúcar em pó.
Dicas
- Se quiser que os pastéis de Vouzela fiquem ainda mais estaladiços utilize 3 ou 4 embalagens de massa filo em vez de apenas duas.
- A massa filo não é a massa original utilizada para fazer o pastel de Vouzela mas é aquela que mais se aproxima. Como já dissemos, a receita é secreta, incluindo a forma de fazer a massa.
- Um truque para apurar o sabor da massa e torná-la mais estaladiça é pincelar com manteiga derretida antes de colocar o recheio.
- O recheio de ovos moles é suficiente (e também o mais indicado) para fazer uns deliciosos pastéis de Vouzela. No entanto, se quiser dar largar à sua imaginação, pode fazer pequenas alterações ou até acrescentar alguns ingredientes. :)