Existem algumas dúvidas sobre a origem deste doce típico português. A quantidade de açúcar, ovos e amêndoas na sua receita indica que o Pastel de Feijão deverá ter origem conventual. No entanto, foi no século 19 que uma habitante de Torres Vedras começou a fazê-los com frequência e daí até a sua fama se espalhar por todo o país foi um pequeno passo.
A mistura de ingredientes é curiosa: afinal de contas, não é muito habitual a presença de feijão nos doces típicos portugueses. De qualquer das formas, o resultado é surpreendente e delicioso. Aprenda a fazer pastéis de feijão.
Pastel de feijão
Ingredientes
- 500 g açúcar
- 150 g amêndoa ralada
- 250 g puré de feijão branco
- 2,5 dl água
- 10 gemas
- 1 embalagem de massa folhada
- qb açúcar em pó para decorar
Preparação
- Misturar num tacho o açúcar com a água e levar ao lume para ferver. Depois de começar a ferver aguardar até obter o ponto fio/estrada (que em lume médio alto leva cerca de 10 minutos).
- Atingido o ponto de fio, juntar a amêndoa ralada e o polme de feijão branco, e manter em lume brando, mexendo sempre, até que seja possível ver o fundo do tacho ao passar a colher (verão que a mistura vai engrossar). Remover o tacho do lume e deixar amornar.
- Com a mistura já morna, adicionar as gemas levemente batidas, e envolver vigorosamente. Retornar o tacho ao lume, mexendo sempre, até ferver. Assim que ferver, retirar do lume e reservar.
- Estender a massa folhada, formar um rolo e cortar cerca de 15 tiras (esta receita rende 15 pastéis).
- Untar formas individuais com manteiga e em seguida forrar cada forma com um pedaço de massa folhada, espalhando uniformemente com a ajuda dos dedos.
- Sobre cada forma verte 2 a 3 colheres de sopa de recheio.
- Levar os pastéis ao forno, a 180ºC por cerca de 20 minutos, ou até dourarem.
- Depois de prontos, retirar do forno, passar uma faca ao redor de cada pastel de forma a garantir que desenforma bem.
- Deixar amornar um pouco antes de os transferir para forminhas de papel.
- Decorar com açúcar em pó a gosto.
Dicas
- O feijão branco deve ser cozido sem a casca. Para remover a casca o processo mais simples é passar o feijão cozido por um passe vite ou um coador
- Se quiser alterar as quantidades saiba que, regra geral, a quantidade de amêndoa deve ser mais ou menos metade da quantidade de feijão.
- Para saber se a calda de açúcar atingiu o ponto de fio, proceda da seguinte forma: humedeça o polegar e o indicador com água fria. Coloque entre os dedos uma gota de líquido. Una e afaste os dedos várias vezes: um fio deve formar-se entre eles.