Pedralva, aldeia situada no Algarve, tem uma história muito especial e única. Este é um dos melhores exemplos a nível nacional de como o amor pela terra e pelas tradições consegue recuperar aldeias que se julgava abandonadas para sempre. Foi graças a esse amor que Pedralva conseguiu renascer das cinzas e ter novamente vida, contra todas as expetativas.
Situada em Vila do Bispo, a aldeia chegou a ter mais de 100 habitantes. Com o tempo, todos foram partindo, tendo resistido apenas 9, que viviam em casas degradadas e com poucas condições.
Após um longo processo, todas as casas da aldeia foram compradas e recuperadas para turismo rural. O município viu nesta ideia uma oportunidade perfeita de promover um Algarve mais típico, tendo instalado rede elétrica e saneamento.
Assim, hoje poderá alugar uma das diversas casas de Pedralva e aqui passar uns dias em perfeita comunhão com a natureza, tornando a aldeia o seu ponto de partida para explorar o interior algarvio, que resiste ao turismo de massas.
Para além das casas, existe um café e um restaurante, assim como bicicletas, que podem ser alugadas para melhor descobrir as redondezas. Bem perto, encontra algumas das melhores praias da Costa Vicentina, a prova perfeita de que, no Algarve, se pode conciliar o campo e as praias de uma forma única.
De uma aldeia em ruínas, Pedralva acabou por se tornar numa das mais típicas e bonitas aldeias do Algarve. Tudo foi recuperado segundo os mais pequenos detalhes, e de acordo com a traça original de uma típica aldeia da região.
A melhor forma de explorar esta localidade é caminhando pelos seus becos e ruelas, apreciando com calma todos os pormenores que vai encontrar. É verdade que as ruas são poucas e que o passeio se faz em poucos minutos, mas toda a aldeia se encontra muito bem cuidada e encanta os visitantes.
Irá encontrar locais como a piscina, o forno comunitário, a biblioteca, uma videoteca, um centro de atividades, um parque infantil e um café central, assim como um restaurante dedicado à cozinha típica algarvia. Caso visite a aldeia durante o verão, deverá reservar mesa com antecedência.
No que toca ao lazer, existem também muitas atividades que pode fazer na região, seja sozinho ou em grupo. Poderá fazer coisas como passeios de burro, descobrir alguns dos trilhos das redondezas, fazer um passeio de jipe ou percorrer um trilho de bicicleta. Todas estas atividades podem ser reservadas na própria aldeia, para sua maior comodidade.
Tudo isto lhe vai permitir desfrutar de uns excelentes dias de paz e sossego sem ter necessidade de sair da aldeia. No entanto, caso pretenda explorar as redondezas, saiba que existe muito para ver, começando pelas praias da Costa Vicentina, como a praia da Bordeira, da Murração, do Amado e do Castelejo, locais onde pode fazer diversas atividades, sendo que uma das mais procuradas é o surf.
A sua visita a Pedralva vai-lhe permitir recarregar baterias num Algarve mais genuíno, permitindo-lhe ver com os seus próprios olhos que ainda existem regiões no Sul do nosso país onde o turismo de massas não está presente.
Este é um Algarve mais autêntico, típico e tradicional, que nos acolhe de braços abertos e que mostra a sua resiliência de uma forma especial, mostrando que o amor à tradição e ao que temos de mais original vence sempre.