Imagine um local rodeado de natureza exuberante e que conta com uma fascinante história, e onde, para além disso, poderá relaxar o corpo e a mente e descansar das correrias do dia-a-dia. E se lhe dissermos que não precisa de imaginar algo assim, porque esse local já existe? Falamos da vila de Pedras Salgadas, um autêntico tesouro escondido no Norte de Portugal, que se localiza no concelho de Vila Pouca de Aguiar.
A localidade é muito conhecida pelas suas águas minerais e pelas suas fontes de água naturalmente gaseificada, que deram origem à muita conhecida Água das Pedras, comercializada em todo o país (cujo museu pode encontrar no parque termal das Pedras Salgadas).
De uma pequena aldeia transmontana, Pedras Salgadas acabou por ultrapassar as fronteiras das suas fontes e atrair o interesse da monarquia e nobreza, após a descoberta das suas águas.
Chegou até a ser reconhecida a nível Internacional, com o valor salutar da sua água a ser premiado em 1873, na Exposição Internacional de Viena de Áustria, o que acabou por impulsionar a construção de um Balneário Termal.
Ainda hoje pode aqui usufruir de um spa termal de luxo (renovado por Siza Vieira), local que combina a tradição com a modernidade, e onde terá à sua disposição diversos tratamentos faciais e corporais, massagens e programas termais personalizados.
Mas não se fique pelo spa, até porque existe todo um parque termal à sua volta, com 20 hectares de natureza, onde pode encontrar diversas espécies de flora e fauna.
Aqui pode passear a pé ou de bicicleta, apreciar o grande lago, as suas fontes termais (a Fonte Dona Maria Pia, a Fonte Dom Fernando, a Fonte Grande Alcalina e a Fonte Pedras Salgadas), provar a água gaseificada diretamente da fonte (embora limitada a um copo por pessoa) e respirar o ar puro da montanha.
Para prolongar a sua estadia, terá também a possibilidade de se alojar em bungalows ecológicos ou em casas na árvore, experiência única para quem quer um maior contato com a natureza.
Estas casas encontram-se construídas em madeira, com cada uma a ter capacidade para duas pessoas e estando equipada com cama de casal, casa de banho privativa e terraço com vista para o parque.
Esta é uma oportunidade incrível de ficar alojado naquele que é um dos mais belos parques do interior do nosso país, que, felizmente, ainda se encontra aberto ao público em geral.
Mas Pedras Salgadas não conta apenas com as suas águas como atrativo. Por exemplo, o local é muito conhecido pelo seu granito, o granito de Pedras Salgadas, uma rocha muito utilizada na região pela sua bonita cor cinzenta e pela sua grande resistência e facilidade de ser trabalhada.
O granito é extraído das pedreiras locais e é depois transformado em diversas obras arquitetónicas e artísticas, sendo muito facilmente apreciada naquela região nos mais variados contextos.
E, para complementar a sua visita, não deixe de visitar as localidades à sua volta, como Vidago, vila termal que atraiu a atenção da nobreza e que ainda hoje alberga o famoso Vidago Palace.
O seu parque pode ser visitado pelo público, embora haja um limite de tempo para essa visita. A cerca de 15 minutos, encontrará Chaves, onde também encontrará águas termais (as mais quentes da Europa), assim como a ponte romana de Trajano, a mais antiga e mais bem conservada do nosso país.
A vila de Pedras Salgadas revela-se um destino encantador e com muito para descobrir, permitindo-lhe apreciar o melhor desta região do nosso país. Assim, é o destino perfeito para uma escapadinha relaxante, ou até mesmo para umas revigorantes férias. Vai ver que vai adorar a experiência!