Não se sabe ao certo a origem do nome desta preparação popular do feijão verde, é provável que derive da sua semelhança com pequenos peixes fritos. Este é um dos muitos exemplos de como com o pouco que tinham ao seu dispor, os portugueses, tiveram a capacidade de criar uma receita.
Esta especialidade pode ser servida como petisco, entrada ou acompanhamento de pratos de carne ou peixe. Diz-se que esta foi uma das receitas que deu origem à especialidade japonesa “tempura”, levada pelos missionários portugueses. Aprenda a fazer peixinhos da horta.

Peixinhos da horta
Ingredientes
- 400 gr feijão verde
- 125 gr farinha com fermento
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 dl cerveja (ou leite)
- 2 ovos
- qb óleo
- qb sal
- qb pimenta
Preparação
- Aparam-se as pontas do feijão, lavam-se e cozem-se em água a ferver cerca de 5 minutos.
- Escorrem-se e deixam-se arrefecer.
- Faz-se o polme: deita-se a farinha numa tigela e ao centro abre-se uma cavidade na qual se deita o azeite, uma pitada de sal, pimenta, a cerveja ou leite e mexe-se bem.
- Adicionam-se os ovos um a um e bate-se bem a massa até ficar leve.
- Envolve-se o feijão verde na massa, um a um, e leva-se a fritar em óleo bem quente.
- Escorrem-se bem e estão prontos a servir.