Na aldeia de Milreu, em Vila do Rei, encontramos o Penedo Furado, cenário muito atrativo, especialmente nos dias de verão, já que é impossível resistir à praia fluvial, à cascata natural e ao miradouro. Trata-se de um dos locais mais bonitos do Centro de Portugal, no que à Natureza diz respeito.
Assim, antes de chegar à praia fluvial, terá uma vista incrível do miradouro Penedo Furado, de onde pode vislumbrar toda a paisagem e ver este rochedo gigante que marca o centro do nosso país. De realçar também que, por baixo deste marco, se encontra o famoso fóssil “bicha pintada”, associado a uma lenda muito conhecida.
A partir do miradouro, terá acesso a um percurso pedestre que o levará à praia fluvial, que se destaca por ter sido finalista no concurso das Sete Maravilhas de Portugal. Na praia, encontra tudo o que precisa para aqui passar um dia, desde um parque de merendas, bar, casas de banho, um parque infantil e até um posto de vigilância.
Além disso, a praia tem também uma grande abundância de sombras, o que a torna perfeita para os mais novos. Mas esta é mais do que uma simples praia, já que poderá igualmente fazer atividades como a canoagem, a escalada, o slide e o rappel.
Os visitantes também não podem deixar de conhecer o tesouro, que se encontra a menos de meia hora de distância da praia, que é a cascata do Penedo Furado. Pode seguir o trilho que parte da praia, que se encontra bem indicado, embora não se possa confiar apenas nas indicações, já que algumas podem estar menos visíveis.
Como forma de melhorar o acesso, o Município de Vila de Rei construiu os passadiços do Penedo Furado, com 532 metros, e que melhoram a experiência de caminhada dos visitantes. Foram igualmente construídas pontes e zonas de descanso, para que possa tirar o máximo proveito da paisagem.
Graças aos passadiços, conseguirá fazer vários trilhos, como a “Grande Rota do Zêzere”, a “Grande Rota da Prata e do Ouro”, o “Trilho das Bufareiras” e a “Rota das Cunheiras”. É uma forma excelente de conhecer a região e, ao mesmo tempo, caminhar ao ar livre e fazer exercício, numa união saudável com a Natureza circundante.
Se quiser conhecer um pouco mais dos arredores do Penedo Furado, saiba que muito perto se encontra o Centro Geodésico de Portugal. Trata-se de um local a partir do qual se pode observar, em boas condições atmosféricas, locais tão distantes como a Serra da Lousã, a Serra da Estrela, a Serra da Gardunha, a Lezíria Ribatejana e as planícies do Alto Alentejo.
Se gosta de aldeias genuínas, pode também visitar a aldeia de xisto de Água Formosa. Trata-se de um sítio perfeito para escapar do stress do quotidiano, nem que seja só por uns dias. Aqui ouve constantemente o som de água a correr, num local onde a natureza ainda cresce selvagem, e onde as tradições se mantêm, como os fornos a lenha espalhados pela aldeia.
Caso visite o Penedo Furado durante o Verão, pode refrescar-se numa das várias praias fluviais que existem nas redondezas. São muitas as opções mas o destaque vai para a belíssima Praia Fluvial de Cardigos, uma das mais bonitas do Centro de Portugal. Isto, claro, para não falar da própria praia fluvial do Penedo Furado.
E por falar em refrescar-se, outra das ótimas opções nas redondezas é fazê-lo em qualquer uma das muitas praias fluviais da albufeira criada pela barragem de Castelo de Bode. São muitas por onde escolher e, em várias delas, existe a possibilidade de praticar alguns desportos náuticos.
Assim, o Penedo Furado é um local de visita incontornável na região, sendo associado a muitas lendas e mitos que foram passados de geração em geração e que ainda hoje fazem as delícias de visitantes. Assim, seja numa escapadinha romântica, em dias em família ou para caminhadas em grupo, a paisagem natural bem preservada e bela de Vila do Rei é perfeita!