A tradição de comer polvo em Portugal teve origem na vizinha Galiza. Talvez por isso mesmo, este prato seja mais típico no norte do país onde é, inclusive, a principal estrela da mesa de Consoada. Existem alguns truques para cozinhar um bom polvo e pode vê-los mais abaixo, depois da receita.
O Polvo à Lagareiro é uma variante do famoso Bacalhau à Lagareiro e é um prato repleto de sabor, onde as batatas assadas temperadas com muito alho e azeite servem de acompanhamento perfeito. Pode fazer esta receita no seu dia-a-dia ou pode escolhê-la como prato principal para o Natal. Aprenda a fazer polvo à Lagareiro.
Polvo à Lagareiro
Ingredientes
- 1,2 kg polvo
- 2 dl azeite
- 4 dentes de alho
- 800 g batatas com casca
- 2 cebolas
- 1 ramo de coentros
- qb azeitonas
Preparação
- Comece por cozer e escorrer o polvo.
- Quando estiver pronto passe-o pela grelha com um pouco de sal.
- Coloque-o num recipiente para ir ao forno e regue-o com azeite fervido, alhos cortados às rodelas, coentros picados, azeitonas e cebolas às rodelas.
- Lave as batatas e ponha-as num tabuleiro à parte, salpicadas com bastante sal grosso.
- Leve ao forno durante 45 minutos, aproximadamente.
- Limpe o sal, dê um murro ao de leve às batatas e junte-as ao polvo.
- Veja a água a crescer na boca dos seus familiares quando eles virem a receita de polvo que preparou para o Natal.
Dicas
DICAS PARA PREPARAR POLVO COMO UM PROFISSIONAL
- Comece por separar a cabeça do corpo: basta cortar logo abaixo dos olhos.
- Lave muito bem os tentáculos em água corrente fria para retirar toda a sujidade.
- Coloque-o dentro de água – o suficiente para cobrir o polvo – e cozinhe-o durante 75 minutos, exatamente. Atenção: é importante que a água esteja a ferver durante todo o processo.
- Quando o tempo acabar, retire o polvo com cuidado para não estragar a pele e coloque-o imediatamente num recipiente com água e gelo. O choque térmico é importante para parar o processo de cozedura do polvo.
- Quando estiver completamente frio está pronto a usar como quiser.
- Há quem bata no polvo antes de o cozer. Nesses casos há várias formas de o fazer: usar o rolo da massa ou até colocá-lo na máquina de lavar a roupa no programa de centrifugação.