Na incrível serra da Arrábida, podemos encontrar o Portinho da Arrábida, um pequeno paraíso onde a vida selvagem existe no seu estado mais puro. Aqui encontramos uma mistura de mar, natureza e um pequeno vilarejo, com algumas casinhas em frente ao mar. No verão, o espaço enche-se de turistas e banhistas, que querem conhecer esta maravilha natural.
Mas o Portinho da Arrábida é muito mais que uma pequena praia: é uma baía com um belíssimo aldeamento, que lhe dá um charme muito próprio. O mar, as casas, a natureza, tudo parece estar em equilíbrio entre si. Apenas no verão isso muda, devido ao grande número de visitantes. Mas nem nessa altura o lugar perde o seu encanto.
Quando começamos a descer e a aproximar-nos da baía, encontramos uma fortaleza do séc. XVII, mandada erguer por D. Pedro II. O local integrava um conjunto de fortificações seiscentistas, que iam de Setúbal ao Cabo Espichel.
Tinham como função proteger a costa dos ataques e pilhagens dos corsários mouros. Hoje, a Fortaleza de Nossa Senhora da Arrábida abriga o Museu Oceanográfico (onde se encontra uma riquíssima coleção de fauna e flora da Arrábida) e um Centro de Biologia Marinha.
No Portinho da Arrábida, não faltam opções de lazer. Poderá explorar a gruta de Santa Margarida da Lapa, local que abriga uma capela construída no séc. XVII e que tem acesso direto ao mar azul-turquesa.
Os visitantes podem também visitar a praia do Portinho da Arrábida, apreciando a sua envolvente natural com tempo, e aproveitando depois para fazer uma saída de mergulho (existe uma escola de mergulho no local).
Outro local a visitar é a estação arqueológica do Creiro, de entrada livre, onde podemos encontrar um complexo industrial de salga de peixe datado do séc. I d.C. Bem perto do Portinho da Arrábida, pode visitar as praias dos Coelhos e de Galapinhos, ambas em estado mais selvagem.
Caso pretenda passar a noite no Portinho da Arrábida, existem algumas opções de alojamento, apesar de o aldeamento apenas ter meia dúzia de casas. Existe também um único restaurante, de onde se pode desfrutar de uma paisagem única à beira-mar.
Caso prefira um local com mais oferta de alojamentos e de restaurantes, pode optar por Sesimbra ou Setúbal, ambas a uma curta distância. Nela encontrará bons hotéis para ficar alojado durante uns dias e, sobretudo, uma excelente gastronomia, famosa pelos pratos de peixe e marisco.
Caso queira planear a sua visita a este maravilhoso local, saiba que este se encontra a 13,5 km de Setúbal e a 20 km de Sesimbra, assim como a 50 km de Lisboa. No verão, o trânsito encontra-se interdito entre a praia da Figueirinha e do Creiro, podendo apenas circular autocarros e veículos autorizados, entre as 8h00 e as 20h00. Portanto, terá de ter isso em conta.
Pode deslocar-se sem restrições antes das 8h da manhã e depois das 20h, aproveitando para chegar mais cedo ao local e sair mais tarde. Em alternativa, pode recorrer aos transportes públicos para chegar à praia do Creiro e daí seguir a pé até ao Portinho da Arrábida.
Estas restrições de circulação apenas se aplicam sensivelmente de 15 de junho a 15 de setembro, de modo a evitar a poluição na serra da Arrábida. Em qualquer outra altura do ano, pode circular sem problemas.
Nunca se esqueça que está dentro de uma área protegida e por isso todos os cuidados são poucos. Respeite o ambiente que o rodeia, não faça lixo e, se tiver que o fazer, recolha-o e leve-o consigo. O Parque Natural da Serra da Arrábida é um paraíso e é assim que deve continuar.