Antiga propriedade da igreja, a pitoresca vila de Porto de Mós é um dos destinos rurais e de natureza mais incríveis do nosso país, e que deve absolutamente ser conhecido quando se trata de visitar o distrito de Leiria. A melhor altura para visitar esta localidade é entre abril e outubro, já que as temperaturas são amenas e favoráveis a descobrir os diversos pontos desta localidade, um sítio encantador e cheio de história.
Os visitantes não podem deixar de conhecer o seu famoso castelo, que serviu de refúgio aos portugueses após a Batalha de Aljubarrota. O castelo de Porto de Mós tem traços de estilo gótico e renascentista, e o percurso da visita faz-se pelos 3 pisos, sendo que o primeiro merece um maior destaque graças à sua varanda, que proporciona aos visitantes uma grande vista panorâmica sobre esta vila.
Tal como aconteceu noutros locais, este castelo foi-se degradando ao longo das décadas, mas, em 1936, surgiu uma maior preocupação com este local, o que levou ao começo de obras de conservação e restauro, sendo-lhe atribuído o título de Monumento Nacional.
Outro local que não pode deixar de conhecer em Porto de Mós são as famosas grutas de Mira de Aire, localizadas no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, e com fácil acesso, o que permite a visita dos mais novos.
Esta é a maior gruta de Portugal, e o seu final encontra-se a 130 metros de profundidade, sendo que o visitante percorrerá inúmeros pontos de grande beleza. Afinal, não é por acaso que esta é uma das 7 Maravilhas Naturais do nosso país.
Mas os pontos de interesse de Porta de Mós não ficam por aqui. Não pode deixar de conhecer as Lagoas do Arrimal, rodeadas pela natureza e formadas por três encantadoras lagoas, das que os habitantes tiram partido para uso doméstico e para rega. A Grande Lagoa encontra-se junto ao Arrabal, a Pequena Lagoa encontra-se perto do Rossio e reúne as águas de Mendiga, e, por último, a terceira lagoa situa-se em Portela de Vale de Espinho.
Graças às suas caraterísticas únicas, cada lagoa reúne uma fauna muito particular, o que inclui diferentes espécies de animais, como as cobras de água, rãs e salamandras.
No Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, poderá encontrar também a Fórnea, formação geológica causada pela erosão, que cativa os visitantes e lhes mostra uma paisagem única e muito tranquila. O acesso até este ponto é muito acessível, podendo ser feito de carro ou a pé, seguindo um trilho.
Caso queira seguir o caminho a pé, pode partir da aldeia de Alcaria e caminhar durante 2 km, até ver o fundo da Fórnea. Ao longo do caminho, poderá maravilhar-se com a paisagem, que inclui uma belíssima cascata e a Gruta da Cova da Velha.
Como pode ver, existe muito para conhecer em Porto de Mós, que, apesar de ser uma pequena vila, tem uma grande beleza e um riquíssimo património, que faz com que qualquer pessoa se apaixone por esta localidade.
Tudo o que é preciso para partir à descoberta deste local incrível é vontade e interesse. Verá que, em pouco tempo, descobrirá todos os seus recantos, segredos e encantos, que ficarão na sua memória pela sua beleza e graça.
E Porto de Mós tem ainda outro grande motivo de interesse: é um ótimo local para servir de ponto de partida para descobrir os arredores. Nas redondezas da localidades existem muitos lugares, monumentos e praias que merecem uma visita.
Batalha, Alcobaça e Tomar ficam a uma pequena distância de carro e cada uma delas possui imponentes monumentos para descobrir. Se prefere destinos mais urbanos, Leira, Ourém e Pombal são ótimas opções a ter em conta.
Bem perto fica ainda a belíssima vila de Óbidos, uma das mais bonitas de Portugal, e a encantadora Nazaré, com as suas magníficas praias. A proximidade a todos estes locais fazem de Porto de Mós um destino de férias fantástico. De que está à espera?