VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

Porto desaparecido: o antigo Palácio de Cristal

Foi demolido em 1951 deixou saudades a muitos portuenses. Conheça a história do antigo Palácio de Cristal, um dos grandes símbolos do Porto.

VxMag by VxMag
Set 3, 2023
in História
0
Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Portugal já deu 2 Papas à Igreja

Portugal já deu 2 Papas à Igreja: conheça-os e descubra a sua história

Abr 30, 2025
Convento de Monchique

O convento esquecido de Monchique: um tesouro perdido no tempo

Mar 29, 2025
Almanjarras de Lisboa

Os Almanjarras: o elétrico aberto que marcou a história de Lisboa

Mar 23, 2025
Bandeira de Ceuta

A cidade Espanhola com um Brasão Português na sua bandeira

Mar 23, 2025

O Porto é uma cidade rica em história, com diversos monumentos que testemunham o seu passado. No entanto, nem todos os edifícios que marcaram a vida da Invicta resistiram às mudanças e ao tempo. Um desses casos é o do antigo Palácio de Cristal, imponente pavilhão em granito, ferro e vidro que existiu entre 1865 e 1951 e que foi o palco de diversos eventos culturais, desportivos e sociais.

O edifício foi inspirado no famoso Crystal Palace de Londres e foi construído pelo arquiteto inglês Thomas Dillen Jones. Contava com 150 metros de comprimento e 72 metros de largura e estava dividido em três naves.

No interior, podiam-se encontrar dois teatros, um órgão de tubos, jogos, salas de leitura e exposições de arte. No exterior, encontravam-se os jardins românticos com fontes, lagos e estátuas.

Palácio de Cristal
Palácio de Cristal

A ideia da sua construção surgiu na década de 1850, altura em que a Associação Industrial Portuense (hoje, Associação Empresarial de Portugal) decidiu organizar uma exposição internacional de modo a mostrar os progressos da indústria nacional e estrangeira.

Para isso, precisavam de um espaço amplo e moderno, que fosse capaz de albergar os diversos expositores e visitantes. A solução encontrada foi construir este edifício no campo da Torre da Marca, terreno elevado sobre o rio Douro.

A construção do palácio começou em 1861 e durou quatro anos. A primeira pedra foi lançada por D. Pedro V, que morreu pouco depois. O espaço foi inaugurado pelo seu sucessor, o rei D. Luís I, em 1865, de modo a acolher a Exposição Internacional do Porto, que teve mais de 3 mil expositores de diversos locais do mundo. 

Ao longo dos seus 86 anos de existência, este palácio acolheu muitas outras exposições, como a das rosas, a colonial e a agrícola. Foi também um importante espaço de cultura, onde se realizaram concertos de Viana da Mota e Guilhermina Suggia. Os jardins foram sempre palco de festas, bailes, piqueniques, concertos e espetáculos de fogo de artifício, com o Palácio de Cristal a ser um ponto de encontro e convívio para todas as classes sociais.

Palácio de Cristal
Palácio de Cristal

Apesar de ser um edifício muito querido pelos portuenses, o Palácio de Cristal não escapou ao destino de muitos outros monumentos históricos do nosso país.

Com o passar dos anos, foi sofrendo um processo de degradação e abandono, graças à falta de manutenção e investimento, e o espaço foi perdendo o seu brilho e funcionalidade, sendo cada vez menos usado para os fins para que foi criado.

Infelizmente, o Palácio de Cristal acabou por ser demolido em 1951, de modo a dar lugar a um pavilhão desportivo que seria usado no Campeonato Mundial de Hóquei em Patins.

Esta demolição foi muito contestada pela população da cidade, que considerava o local um ponto de cultura e um símbolo da história da cidade. A vontade dos portuenses não foi ouvida e o edifício foi demolido, incluindo o órgão de tubos, que era um dos maiores do mundo e que acabou por ser destruída à martelada.

Foi assim que, em menos de um ano, entre abril e dezembro de 1951, um dos edifícios mais queridos da Invicta, que congregava todos os cidadãos no seu interior, desapareceu.

No seu lugar, surgia um pavilhão desportivo de betão armado, com forma circular e cúpula em forma de cogumelo, que apagaria para sempre a presença física do Palácio de Cristal, que, no entanto, se mantém ainda hoje vivo na memória dos portuenses.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tarte de iogurte e chocolate
Gastronomia

Tarte fria de iogurte e chocolate: deliciosa e fácil de fazer

by VxMag
Mai 13, 2025
0

Se há combinação que nunca falha, é a doçura do chocolate com a leveza do iogurte. Esta tarte fria junta...

Read moreDetails
Tarte de maçã e amêndoa

Tarte de maçã e amêndoa: fácil de fazer e perfeita para o lanche

Mai 12, 2025
Queijadas de Évora

Queijadas de Évora: receita tradicional de um doce irresistível

Mai 11, 2025
Queijadas de Sintra

Queijadas de Sintra: deliciosas e fáceis de fazer

Mai 10, 2025
Toucinho do Céu de Murça

Toucinho do Céu de Murça: receita antiga e tradicional

Mai 9, 2025
Bolo de iogurte com maçã e canela

Bolo de iogurte com maçã e canela: fofinho e perfeito para o lanche

Mai 8, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine