Neste parque, que encanta miúdos e graúdos desde 1940, cabe todo um país. Falamos do Portugal dos Pequenitos, um parque temático situado no lardo do Rossio de Santa Clara, em Coimbra, que mostra os diversos aspetos da cultura e do património português, tanto em Portugal como no Mundo.
Este foi o primeiro parque temático do país, tendo sido idealizado pelo médico e professor Bissaya Barreto e projetado pelo arquiteto Cassiano Branco. O parque faz parte da Fundação Bissaya Barreto desde 1959, fundação igualmente responsável por atividades culturais e de assistência social.
A construção do Portugal dos Pequenitos iniciou-se em 1938, durante o Estado Novo, e tinha por objetivo retratar a portugalidade e a nossa presença pelo mundo, num espaço de aproximação de culturas e de povos que nos surpreende pela arte escultórica e arquitetónica.
Passaram-se 79 anos desde a sua inauguração, e o parque ainda mantém a sua missão de dar a conhecer o que é Portugal aos diversos visitantes, com um especial enfoque nos mais pequenos. Para isso, o Portugal dos Pequenitos divide-se em cinco áreas temáticas diferentes.
Uma das primeiras a ser construídas, e uma das zonas preferidas das crianças, é o espaço das “Casas Regionais”. Aqui encontra uma representação bastante fidedigna de casas tradicionais de norte a sul do país, com os seus pomares, hortas, capelas, azenhas e pelourinhos. Nesta área encontra-se também o núcleo de Coimbra, que representa os principais monumentos da cidade.
Na chamada “Área Monumental”, encontra diversos monumentos representativos do país, com destaque para o núcleo de Lisboa e para as diferentes regiões, como Trás-os-Montes, Douro, Minho, Beiras, Ribatejo, Alentejo e Algarve.
Não pode perder a réplica da janela do Convento de Cristo, em Tomar, da autoria de Valentim de Azevedo. Passando à área dos “Países de Expressão Portuguesa”, encontramos uma representação monumental e etnográfica dos atuais Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, do Brasil, de Macau, da Índia e de Timor, assim como flora nativa destas regiões. É nesta zona que se encontra também o “Portugal Insular”, que engloba os principais monumentos das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Caso queira conhecer melhor a história do parque e ver plantas, desenhos arquitetónicos e cartões-postais antigos, pode fazê-lo no “Centro de Documentação Bissaya Barreto”. Integrados no parque, encontram-se também um parque infantil e os Museus do Traje, da Marinha e do Mobiliário, que são igualmente imperdíveis.
O parque encontra-se atualmente numa fase de expansão, prevendo-se aumentar a sua área em cerca de 40%. Irá ser construído um novo edifício de receção com novas valências, como uma sala multiusos, uma loja e uma cafetaria. Também se prevê a construção de novos edifícios representativos de Portugal atual, com representações contemporâneas e icónicas.
Este processo de modernização do Portugal dos Pequenitos começou já em 2015, altura em que foi inaugurada uma casinha de xisto, que evoca as aldeias da serra da Lousã, e uma peça de Joana Vasconcelos, “A Casa de Chá”.
Todo este processo de modernização não impede a visita às atrações já existentes. Portanto, se decidir conhecer o Portugal dos Pequenitos, prepare-se para se deslumbrar. Não se esqueça de descarregar a aplicação para o telemóvel, que torna a visita mais interativa.
Com o bilhete de entrada, terá acesso a um código que lhe permite usar a aplicação sem restrições e fazer uma visita guiada ao parque, onde pode conhecer a história detalhada de todos os edifícios.
O Parque dos Pequenitos, em Coimbra, é um daqueles locais que faz parte do imaginário dos portugueses. É difícil encontrar alguém que nunca tenha visitado esta pequena maravilha. Todos os que lá foram, em pequenos, ficaram maravilhados com as casas e monumentos feitos em escala pequena.
É, por isso, uma ótima sugestão de passeio para levar os seus filhos e netos. E ao levá-los estará também a recordar a sua própria infância, ao mesmo tempo que todos aprendem um pouco mais sobre a cultura de Portugal.