O português é uma língua falada por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a língua oficial de nove países. No entanto, como acontece com qualquer língua, existem variações regionais que influenciam a forma como as pessoas se expressam. Neste artigo, vamos focar-nos nas diferenças entre o português europeu (PE) e o brasileiro (PB), que são as duas variantes mais conhecidas e difundidas do português.
Embora o PE e o PB sejam mutuamente inteligíveis, existem algumas diferenças na pronúncia, na gramática, na ortografia e, claro, no vocabulário. Neste último aspeto, há muitas palavras que são usadas de forma diferente nos dois países, mas que têm o mesmo significado. Por exemplo, sabia que os brasileiros chamam “trem” ao que os portugueses chamam “comboio”? Ou que os portugueses dizem “autocarro” em vez de “ônibus”?
Neste artigo, vamos apresentar-te algumas palavras diferentes que significam a mesma coisa em Portugal e no Brasil. Vamos dividir as palavras em seis categorias: transportes, comida, roupa, animais, objetos e diversão. Vai ver que há muitas curiosidades e surpresas nesta lista. Vamos começar?
Transportes
- Comboio (PE) / Trem (PB): veículo composto por várias carruagens que circula sobre carris e serve para transportar pessoas ou mercadorias. Exemplo: “Apanhei o comboio/trem para ir ao Porto.”
- Autocarro (PE) / Ônibus (PB): veículo grande e comprido que transporta várias pessoas ao longo de um trajeto definido. Exemplo: “O autocarro/ônibus está atrasado.”
- Metro (PE) / Metrô (PB): sistema de transporte público que circula debaixo da terra ou à superfície em vias exclusivas. Exemplo: “O metro/metrô é o meio de transporte mais rápido na cidade.”
- Aeromoça (PB) / Hospedeira de bordo (PE): profissional que presta assistência aos passageiros a bordo de um avião. Exemplo: “A aeromoça/hospedeira de bordo ofereceu-me um cobertor.”
- Pedestre (PB) / Peão (PE): pessoa que anda a pé nas ruas ou estradas. Exemplo: “O pedestre/peão tem que respeitar as regras de trânsito.”
Comida
- Sumo (PE) / Suco (PB): bebida feita com o líquido extraído de frutas ou vegetais. Exemplo: “Quero um sumo/suco de laranja natural.”
- Gelado (PE) / Sorvete (PB): alimento congelado feito com leite, açúcar e fruta ou outros sabores. Exemplo: “Adoro gelados/sorvetes de chocolate.”
- Pequeno-almoço (PE) / Café da manhã (PB): primeira refeição do dia, normalmente composta por pão, leite, café, fruta ou cereais. Exemplo: “O pequeno-almoço/café da manhã é a refeição mais importante do dia.”
- Açougue (PB) / Talho (PE): estabelecimento comercial onde se vendem carnes de diversos tipos e cortes. Exemplo: “Vou ao açougue/talho comprar carne para o churrasco.”
- Bala (PB) / Rebuçado (PE): doce pequeno e duro, de vários sabores, que se chupa ou mastiga. Exemplo: “Queres uma bala/rebuçado de menta?”
Roupa
- Camisola (PE) / Blusa ou Suéter (PB): peça de roupa que cobre o tronco e os braços, normalmente feita de lã ou algodão. Exemplo: “Está frio, vou vestir uma camisola/blusa.”
- Cuecas (PE) / Calcinha (PB): peça de roupa interior feminina. Exemplo: “As cuecas/calcinha são de renda.”
Animais
- Cão (PE) / Cachorro ou Cão (PB): animal mamífero, doméstico ou selvagem, da família dos canídeos, com pelo, quatro patas e cauda. Exemplo: “O meu cão/cachorro é muito amigo.”
Objetos
- Telemóvel (PE) / Celular (PB): aparelho eletrónico portátil que serve para comunicar à distância por meio de ondas eletromagnéticas. Exemplo: “O meu telemóvel/celular é novo.”
- Geladeira (PB) / Frigorífico (PE): eletrodoméstico que serve para conservar alimentos e bebidas em baixa temperatura. Exemplo: “A geladeira/frigorífico está cheia de comida.”
- Xícara (PB) / Chávena (PE): recipiente pequeno com uma asa, usado para beber café, chá ou outras bebidas quentes. Exemplo: “Quero uma xícara/chávena de café com leite.”
Diversão
- Discoteca (PE) / Boate ou Balada (PB): lugar público onde se dança ao som de música gravada ou ao vivo.