Existem inúmeros portugueses que são conhecidos no estrangeiro, fazendo sucesso nas mais diversas áreas, do desporto à música, passando pelo cinema, artes, gestão de empresas e até a política. Estas celebridades nacionais exaltam o orgulho nacional, sejam elas figuras contemporâneas ou históricas, e dão a conhecer Portugal ao mundo.
Muitos portugueses famosos continuam a manter a ligação a Portugal mesmo que se tornam cidadãos do mundo. É comum vê-los, por exemplo, a enaltecer ou a promover o país que os viu nascer.
O sucesso destes portugueses é algo que devemos tomar como exemplo. Afinal de contas, as conquistas deles contribuem muito para a imagem de Portugal. Conheça alguns portugueses famosos em todo o mundo.
1. Cristiano Ronaldo
Nasceu em 1985 na ilha da Madeira, e cedo revelou um talento invulgar para jogar à bola. Com apenas 11 anos de idade, foi jogar para o Sporting, onde consolidou a sua formação e ganhou diversos campeonatos regionais e internacionais.
Tem representado a seleção portuguesa e integrado diversos clubes internacionais, conquistando diversos prémios e títulos ao longo da sua carreira e consolidando a sua posição como um dos jogadores de futebol mais conhecidos do mundo.
2. Fernando Pessoa
Lisboa é a cidade de Fernando Pessoa, poeta conhecido pela sua obra “Mensagem” e pelos seus heterónimos. O poeta fez a sua escolaridade na África do Sul, sendo inicialmente bilíngue.
Acaba por tornar-se num dos maiores escritores da língua portuguesa do século XX e um dos poetas mais interessantes a nível mundial, muito graças ao seu estilo particular.
3. Amália Rodrigues
A nossa diva nacional do fado foi uma das mais altas intérpretes deste género de música. Nasceu numa família humilde lisboeta, e cedo se habituou aos cantares do povo.
Aos 15 anos, já lhe conhecem a voz na rua, acabando depois por conhecer um guitarrista amador com quem se casa. Começa a partir daí a cantar em casas de fados e peças teatrais, construindo aos poucos uma carreira lendária que é reconhecida a nível nacional e internacional.
4. José Saramago
Nascido em 1922, este escritor começou a publicar relativamente tarde, escrevendo principalmente romances, peças de teatro e crónicas. Os seus escritos têm uma temática problematizante em relação à história, às crenças e à forma como as relações humanas são condicionadas pelas estruturas de poder. Em 1998, recebeu o Prémio Nobel da Literatura, tendo sido o primeiro (e, até agora, único) escritor português a receber o galardão.
5. Vasco da Gama
É o mais famoso navegador e descobridor português, conhecido pela sua chegada à Índia, local de onde chegou a ser vice-rei e onde faleceu. Para realizar tal feito, foi crucial a caravela portuguesa, que, em finais do século XV, era o tipo de barco mais avançado da sua época.
6. Álvaro Siza Vieira
Nasceu nos arredores do Porto, e tem hoje obras espalhadas um pouco por toda a Europa. Na sua formação enquanto arquiteto, foi influenciado pelos fundadores do modernismo internacional, como Gropius, Mies van der Rohe, Adolf Loss e Frank Lloyd Wright.
Em Portugal, podemos destacar obras como o Pavilhão de Portugal, na zona oriental de Lisboa, a estação de metro da Baixa-Chiado, a cidade universitária de Aveiro e o Museu de Serralves, no Porto.
7. António Damásio
É um médico e cientista, que se debruça sobre as estruturas cerebrais e as relações entre essas estruturas e o comportamento humano. O seu livro “O erro de Descartes – Emoção, Razão e Cérebro”, de 1995, tornou-se um best-seller internacional, divulgando as descobertas mais avançadas da neurologia à data da publicação. Seguiu-se o livro “O sentimento de si”, na mesma linha do anterior. Trabalha nos Estados Unidos e em Portugal, e realiza conferências no mundo inteiro.
8. Luís de Camões
É o nosso poeta nacional por excelência, conhecido principalmente pela sua obra “Os Lusíadas”. Camões teve uma vida notável, sendo simultaneamente um erudito e um aventureiro.
Esteve envolvido em várias arruaças e expedições militares, acabando em Goa, onde se diz ter composto “Os Lusíadas”. Regressa a Portugal, onde recebe uma magra pensão pela sua obra. Acaba por falecer vítima de peste, na mais absoluta pobreza.
9. Maria João Pires
É uma pianista de renome internacional na música sinfónica erudita. Deu o seu primeiro recital aos 5 anos, e aos 7 já tocava Mozart. Estudou em Portugal, no Conservatório, e depois na Alemanha, com Rosl Schmid e Karl Engel.
Tornou-se internacionalmente conhecida como executante ao vencer um prémio internacional em 1970, na ocasião do bicentenário do falecimento de Beethoven. Tem gravado e interpretado ao vivo nomes como Bach, Beethoven, Mozart, Brahms e Chopin, nos circuitos mundiais da música clássica.
10. José Mourinho
Este treinador de renome internacional ficou conhecido no Reino Unido como “The Special One”, depois de se autointitular dessa forma na sua primeira entrevista enquanto treinador do Chelsea.
Em Itália, chamavam-lhe “Lo Speciale”, e, em Espanha, “El Especial”. A 10 de janeiro de 2011, foi eleito o melhor treinador do Mundo pela FIFA, relativamente à época de 2010.
11. Sara Sampaio
Apesar de ser jovem, chegou já a patamares de imagem nacional onde nenhuma modelo portuguesa tinha chegado. O seu portefólio fala por si e explode de qualidade, com capas de revistas e produções de moda realizadas pelos melhores produtores de imagem e fotógrafos. Nascida no Porto, é hoje um símbolo da moda portuguesa, estando no caminho para se tornar a primeira Top Model nacional.
12. António Horta Osório
Fez o Advanced Management Program na Harvard Business School em 2003, e, no ano seguinte, foi convidado para Administrador Não-Executivo do Abbey National após a compra deste pelo banco Santander.
Assumiu mais tarde a Presidência Executiva do banco, e em junho de 2009 foi nomeado Diretor Não-Executivo do Tribunal do Banco de Inglaterra, tornando-se depois Vice-Presidente Executivo do Grupo Santander e membro do seu Comité de Gestão. Em novembro de 2010, foi nomeado Presidente do Lloyds Bank Group, responsável pela emissão de notas na Escócia.
Boa tarde,
eu gostei muito do vosso artigo ! Mas é pena que tivessem esquecido o patrão, CEO, dum dos maiores grupos automotivos mundiais, o Sr CARLOS TAVERES, do grupo Stellantis. Stellantis tem 14 marcas de nível mundial, (Peugeot, Citroën, Fiat, Chrysler, Opel, Abarth, Alfa Romeo, Jeep, Maserati, Lancia …), emprega quase 300 000 pessoas.
Obrigada