São muitos os pratos de carne tradicionais portugueses que usam poucos ingredientes para fazer sobressair ao máximo o sabor e textura da carne escolhida, conseguindo assim resultados que ficam bem com tudo e que deixam água na boca a quem provam. E um excelente exemplo disso é a receita de posta à mirandesa.
A vitela mirandesa, raça autóctone nacional, irá sobressair no prato com apenas alguns ingredientes, que vão ajudar a criar um molho saboroso, simples e que fica muito bem com esta carne macia e deliciosa. Além disso, a receita tem o condão de ficar bem acompanhada por tudo, desde as tradicionais batatas fritas a algo mais elaborado.
Caso queira recriar a posta à mirandesa em sua casa, saiba que esta não é uma tarefa muito difícil, e que, em pouco tempo, poderá provar os frutos do seu (pouco) esforço. Assim que comer a primeira garfada, entrará num mundo de sabor ao qual quererá voltar muitas mais vezes. Vamos deitar mãos à obra?
Ingredientes:
- 1,2kg de carne de vitela Mirandesa
- 1 dente de alho
- 1 malagueta
- 1 folha de louro
- Q.b. de sal, azeite e vinagre
Preparação:
- Acenda o grelhador e deixe que as grelhas aqueçam bem.
- Entretanto, corte a carne em nacos, cada um com cerca de 300 g.
- Assim que as grelhas estiverem quentes, coloque a carne por cima.
- Tempere com sal grosso a seu gosto, e deixe cozinhar sem virar, até virem gotas de sangue à superfície.
- Nesse ponto, vire a carne e deixe-a grelhar pelo mesmo tempo do outro lado.
- Retire a carne do grelhador e coloque-a numa travessa, perto do calor.
- Num recipiente, misture o dente de alho picado, a malagueta picada, azeite e vinagre a seu gosto, um pouco de sal e o louro.
- Mexa bem, e regue a carne com este molho.
- Sirva a carne de imediato.
Dicas:
- Pode juntar outros ingredientes ao seu molho, como um pouco de pimentão doce, sumo de limão, cerveja, vinho ou outros sabores de que goste.
- A carne não precisa de ser temperada antes de ir para a grelha. Apenas deverá levar sal assim que começar a cozinhar, ao entrar em contacto com o calor, para melhores resultados.
- Tente não picar muito a carne enquanto esta estiver a cozinhar, para que esta continue o mais suculenta possível.
- Cozinhe a carne pelo mesmo tempo dos dois lados. A carne deve estar mal passada, para uma versão tradicional, mas, se preferir, pode deixá-la mais um pouco na grelha. No entanto, não a cozinhe demasiado, para que não fique dura.
- Se não consegue arranjar vitela mirandesa, pode usar outro tipo de vitela, mas os resultados nunca serão bem iguais.
- Polvilhe um pouco de salsa picada por cima da posta à mirandesa para um toque extra de sabor.