Encontra-se no Centro de Portugal, no distrito de Aveiro, e marca a entrada do Porto de Aveiro e o local onde a ria de Aveiro se liga ao mar. É conhecida como praia de Aveiro, mas, na verdade, pertence ao concelho de Ílhavo, na freguesia da Gafanha da Nazaré. Pelo menos, é assim que a maioria das pessoas que aqui acorrem todos os anos a conhecem.
Apesar disso, não existem rivalidades por causa desta confusão relacionada com a praia da Barra, até porque esta é uma praia de excelência, que é frequentada não só pelos habitantes de Aveiro e Ílhavo, como por muitos turistas de todo o país.
E esta maravilha natural não seduz apenas uma quantidade enorme de pessoas no verão, mas também durante o resto do ano, muito graças ao seu deslumbrante magnetismo.
A praia conta com imensas qualidades, que fazem dela um destino turístico de excelência, tendo-lhe mesmo sido atribuído um “Certificate of Excellence” por websites de turismo como o Tripadvisor, graças ao grande número de boas avaliações por parte dos visitantes.
Algumas das qualidades que atraem os visitantes a esta praia são o seu areal branco e fino, que também é extenso e assegura espaço suficiente para acolher a todos.
Outro ponto de interesse é o seu espaço propício para a prática de diversos desportos aquáticos, como o surf, bodyboard, kitesurf, vela e até mesmo pesca desportiva.
Além disso, na praia da Barra, poderá alugar toldos e/ou chapéus de sol, assim como usufruir do parque de estacionamento extenso, dos duches, bares e até de um restaurante que se encontra ao serviço dos banhistas.
O local também se encontra na sua totalidade sob a vigilância de salva-vidas, e encontra-se munido com a Bandeira Azul, símbolo atribuído pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumpram uma série de requisitos em termos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental, de modo a garantir a melhor experiência possível a todos os visitantes. Portanto, como pode ver, a praia da Barra é uma praia com uma excelente qualidade.
Como se encontra perto dos centros turísticos do distrito, a praia da Barra conta com uma acessibilidade bastante boa e fluída, que lhe permitirá usufruir deste local a qualquer altura do dia, sempre com o mínimo de esforço. Esta acessibilidade facilitada permite-lhe aceder não só à praia, mas também à imensa variedade de destinos interessantes situados ao seu redor.
Não podemos deixar de destacar o Museu de Aveiro, que foi construído no século XV e que é conhecido pelas suas obras de arte; o Parque Infante Dom Pedro, famoso pela sua fauna e flora e pelo seu ambiente calmo; e as famosas casas típicas da Costa Nova, bastante próximas da praia.
Mesmo junto à praia da Barra, destaca-se o imponente farol da Barra, construído há mais de um século e que, com os seus 62 metros de altura, é o mais alto do nosso país.
À data da sua construção, era o sexto maior farol do mundo em alvenaria de pedra, e atualmente é o segundo maior farol da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo. Se puder, aconselha-se a sua visita, que se realiza nas quartas-feiras à tarde (atenção que terá de subir bastantes degraus!).
Como pode ver, a praia da Barra tem tudo o que precisa para passar um dia (ou dias) muito agradáveis, com a zona envolvente a revelar-se também perfeita para uma escapadinha ou umas férias mais prolongadas. Portanto, não pode mesmo deixar de visitar esta região, porque sairá de lá encantado e a querer voltar o mais brevemente possível.
A primeira foto nem sequer é da Praia da Barra, o estacionamento não há. As pessoas estacionam à frente das garagens, conseguem por 5 carros onde só tem 3 lugares. Este artigo não é de todo verdade. Eu sou residente na Barra, não tenho garagem, e nunca consigo estacionar quando chego do trabalho. Se vierem à Barra venham de autocarro ou de Uber, porque senão a vossa praia vai ser dentro do carro as voltas.