São poucas as zonas na Europa que são capazes de proporcionar umas férias de sonho, mas a Praia da Comporta, no concelho de Grândola, no Alentejo, consegue fazê-lo na perfeição.
As praias da zona da Comporta são das mais cobiçadas não apenas pelos portugueses, mas também por turistas vindos de todos os cantos do mundo, muito graças à enorme mediatização das mesmas por organizações internacionais de renome.
Uma das praias mais famosas da região é a Praia da Comporta, que conta com diversas caraterísticas que a tornam uma das melhores praias da Europa e até do mundo. Alguns dos seus atrativos são o clima ameno durante o verão, a sua areia branca e o mar brilhante e azul, que encantam todos os visitantes que aqui acorrem.
Além disso, a Praia da Comporta é capaz de agradar a todo o tipo de turistas, desde os que preferem uma experiência calma e relaxada (podendo alugar toldos ou chapéus-de-sol para o efeito) aos que procuram uma aventura mais excitante (com o local a oferecer-lhe a possibilidade de praticar surf nas ondas atlânticas, consideradas das melhores do mundo).
Como esta praia tem sido cada vez mais procurada, e os números não deixam de aumentar com o passar dos anos, o local acabou por se tornar numa das praias mais bem equipadas no nosso país.
Nela, poderá encontrar duches, um parque de estacionamento enorme, capaz de abrigar todos os visitantes, inúmeros bares e restaurantes ao serviço dos banhistas, e até lojas à beira da areia, que ocupam o caminho inteiro que vai desde o parque de estacionamento ao areal em si, e que vendem todo o tipo de bens, desde brinquedos para crianças até peças de roupa e acessórios.
Para além disso, a praia é munida de segurança e vigilância atenta, de modo a assegurar a melhor experiência possível para os banhistas e garantir a segurança destes em todas as ocasiões.
Graças às suas infraestruturas, beleza e qualidade, a Praia da Comporta foi recompensada com a Bandeira Azul, símbolo máximo da qualidade das praias portuguesas.
As suas caraterísticas foram também destacadas em inúmeras publicações internacionais, que a recomendam de forma quase constante como um dos melhores locais para visitar na Europa.
Devido ao sucesso da praia, a zona em que ela se insere observa já há alguns anos um desenvolvimento acelerado, o que significa que poderá ali encontrar zonas de lazer para todo o tipo de gostos.
Um destino bastante cobiçado na região é o magnífico Museu do Arroz de Comporta, que lhe permitirá saber mais sobre a produção de arroz e a sua ligação a esta região.
Não podemos também deixar de destacar o restaurante “Sal”, que foi considerado pela revista Traveler em 2015 como sendo o melhor bar/restaurante de praia do mundo inteiro.
Mesmo assim, apesar da popularidade que a rodeia, a praia encontra-se numa zona bastante calma, o que ajudará a assegurar uma experiência inesquecível.
Como pode ver, não faltam razões para visitar a Praia da Comporta e a região envolvente. Portanto, comece a planear a sua visita, porque, quer seja uma escapadinha, quer sejam umas férias mais prolongadas, este local irá proporcionar-lhe tudo o que necessita para momentos bem passados, longe das rotinas do dia-a-dia.
Se estiver a passar uns dias na praia da Comporta, aproveite também para visitar os arredores. Existe muito mais para descobrir perto da Comporta do que aquilo que possa imaginar.
Bem perto, comece o seu dia com uma visita ao Cais Palafítico da Carrasqueira, um autêntico monumento à arquitetura popular. E se preferir algo mais antigo, nada como visitar as ruínas romanas de Troia.
O estuário do Sado, onde pode observar golfinhos, é um ótimo destino para visitar com crianças. Ali mesmo ao lado, as praias da Arrábida, mais selvagens do que as da Comporta, são uma opção apetecível para grupos de jovens.
E se o estômago começar a reclamar, nada como partir até Setúbal ou Sesimbra e desfrutar de qualquer um dos fantásticos pratos típicos de peixe da região.